full screen background image

Artigo: O que preciso para começar a fazer um jogo?

Artigo: O que preciso para começar a fazer um jogo?

O que precisamos para começar a fazer um jogo?  Neste artigo vamos explorar 5 elementos necessários para você transformar a sua ideia em um jogo real!

Continue lendo!

Começando a fazer um jogo

Existem 5 elementos básicos que você precisa para começar a fazer um jogo. Eles são: Equipamentos, Ferramentas, Habilidades, TempoRecursos .

Equipamentoscomputers-1420200_640

Os equipamentos são a parte física do negócio. Independente do tipo de jogo que você queira fazer, você vai precisar de um computador. As configurações do computador vão variar dependendo das ferramentas que você irá utilizar, mas é bom ter uma boa placa gráfica com um bom processador para que você não perca muito tempo realizando operações básicas (abrir e fechar programas, tempo de renderização, FPS baixo, etc). É bom que o computador tenha uma saída de áudio para que você possa ouvir os sons do jogo.

Você pode adicionar mais periféricos conforme a sua necessidade (como uma câmera, mesa digitalizadora ou microfone), mas não é necessário no início.

Se o seu jogo for para outro dispositivo que não seja um computador, você vai precisar deste dispositivo para testes (telefones, consoles, etc). O ideal é ter vários modelos diferentes para garantir que o jogo vai funcionar para um maior número de usuários.

Ferramentassoftware-417880_1280

As ferramentas são os programas que seu computador deve ter. Obviamente, ele deve ter um sistema operacional que suporte as outras ferramentas que você vai usar. Você vai precisar de uma ferramenta de programação ou uma engine para  desenvolver o código do seu jogo.

Outra ferramenta importante é um editor de imagens para desenvolver ou alterar as imagens do jogo. Se você quer fazer um jogo 3D, você precisa de uma ferramenta de modelagem 3D.

Por fim, é necessário um navegador de internet e internet para acessar o Fábrica de Jogos sites que irão auxiliar no desenvolvimento do jogo.

Habilidades

As habilidades vão depender muito do seu perfil, mas no geral você precisa ter um raciocínio lógico bom, ser bom em matemática, saber o básico de programação, manipulação de imagens e como procurar e onde encontrar o que precisa.

Tempo

Não adianta ter tudo isso e não ter tempo de desenvolver o jogo. O tempo é meio que um contrato de você com você mesmo. Você precisar se planejar e definir o escopo do seu jogo com o tempo que você tem disponível para ele. Seja realista!

Recursostime-1019889_1280

Como sabemos, fazer um jogo é algo que envolve diferentes áreas e as vezes é muito difícil dominar todas elas. Nesse caso você precisa de recursos, que podem ser financeiros ou pessoal. Recursos financeiros serão usados para comprar equipamentos, adquirir licenças, contratar trabalhos por fora, etc.

Os recursos pessoais são convencer pessoas para colaborar com seu projeto. A pessoa pode te ajudar de formas diferentes tornando-a sócia do projeto. Converse com seus amigos e monte uma equipe multi cultural e disciplinar. 🙂

 

É isso aí, pessoal! O que não pode é ficar parado!

Abraços e até mais!



Filipe Leal

Bacharel em Ciência da Computação pela UDESC e certificado como Microsoft Specialist. Atualmente trabalha como programador na Basecorp Learning Systems. Reside em Edmonton - Canadá. Faixa preta com 1o. grau em Pa-kua, tem preferência por jogos de Ação/Aventura, RPG, Luta e Party Games. Seu jogo favorito é The Legend of Zelda - Ocarina of Time.


Show Buttons
Hide Buttons