full screen background image

Artigo: Paleta de cores: Fator Importante para uma Animação

Artigo: Paleta de cores: Fator Importante para uma Animação

Para a criação de animação, tanto para jogos quanto para filmes, é importante pensar em alguns fatores importantes ou detalhes que vão além do “animar”. Como exemplo, citamos a paleta de cores que é utilizada na criação do cenário ou de personagem.  Para se criar um personagem característico, além de criar a sua personalidade, deve-se pensar nas cores que ele vai usar.

Dependendo da cor usada na animação, a sua característica será diferente. Então aí vão algumas dicas de como conseguir fazer sua animação, com uma boa paleta de cores.

Paleta de cores

Crie uma semântica na junção das cores

A semântica nas cores é muito importante num cenário, dá significado, importância, vida. Revela o que o criador quer passar para as pessoas, mostra características e identificação básica para personagens, como por exemplo: cor azul para meninos e rosa para meninas. Vejam , nesse caso, a pessoa que criou essa “teoria”, conseguiu representar os gêneros por meio de cores.

Então, isso acontece muito em criação de personagens. As cores tem grande importância nas caracterizações dos personagem. Um bom exemplo é a Pantera Cor-de-Rosa, que sempre será lembrada pela sua cor.

Harmonia entre os tons utilizados

Ao se criar um personagem ou cenário é preciso pensar na harmonia que os tons terão entre si. Antes de pintar o personagem, pense nas opções de cores para todo o cenário.

Pesquise sobre a cultura do lugar em que acontecerá a animação e qual a origem do personagem. Isso te dará uma ideia de que cores usar nele. Quanto mais informações tiver, melhor será para a composição do personagem.

Utilize cores que combinem entre si, como o branco e o preto. Não use  tons que não combinem para não poluir a arte da animação pois, a não combinação de cores pode causar um impacto negativo nas pessoas.

Algumas cores que combinam:

  • Bege e preto;
  • Branco e marrom;
  • Vermelho e marrom;
  • Vinho e cinza;
  • Cinza prateado e preto;
  • Vermelho e preto;
  • Amarelo e preto ou branco;
  • Todos os tons de marrom e bege combinam entre si, dando um ar clássico e elegante;
  • Os tons de lilás e rosa também vão muito bem;
  • Os tons azuis combinados dão um toque meio neon.

Para saber quais as cores harmônicas, confira o círculo cromático acima. A tabela funciona da seguinte maneira: veja qual é a cor que está na posição oposta à que você escolheu e essa cor oposta é a chamada cor complementar.

As cores analógicas são aquelas que estão do lado da cor escolhida. Elas estão na posição direita ou esquerda. As cores analógicas podem ser combinadas com as complementares. Sendo assim, pode-se escolher as cores do lado e da frente para criar um contraste, uma quebra nos tons. 

Também têm as cores triádicas, que são cores com a mesma distância entre si, como um triângulo no círculo. Já as cores tetrádicas são duplas de cores que combinam com outras duplas, opostas a elas, como um retângulo.

 

 

 

 

 

Há também as cores em quadrado, que são cores em posições separadas mas ao escolhê-las, dá para fazer um quadrado em cima do circulo cromático.

Contrastes

Procure fazer contrastes entres as cores que se combinem como: as cores puras, as complementares; o claro com o escuro; as cores quentes com as frias e saturação, em que só uma cor é usada.

Exemplo de utilização de cores 

Um bom exemplo de cores usadas de forma clara, que não poluem o cenário e os personagens em plena harmonia entre si, é o Uncharted 4. Ele possui uma grande paleta de cores e todas usadas no jogo. Misturam tons de forma sábia, fazendo com que fiquem bem coesos com o cenário.

Uma boa dica de uso de cores é reparar no mundo ao seu redor. Perceba as cores usadas na natureza, elas naturalmente estão em equilíbrio, as plantas, os animais e os elementos.

Outra coisa importante ao se utilizar as cores é pensar em seus significados e o que elas sozinhas já transmitem ou representam, como por exemplo:

  • Branco, significa pureza;
  • Cinza, tristeza;
  • Azul, confiança;
  • Verde, bem-estar;
  • Vermelho, perigo.

Há muitos significados nas cores. Por isso, antes de utilizar uma cor em um personagem, um cenário ou um logo, dê uma pesquisada sobre ela antes. Veja a sensação que ela causa para não passar uma mensagem errada para quem vai assistir.

 

Referências

Imagem – paleta de cores 1: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/d/db/RGB_color_wheel_24.svg/2000px-RGB_color_wheel_24.svg.png

Imagem – paleta de cores 2: https://guiademoda.wordpress.com/category/trabalho-artesanal/

Imagem – Uncharted: https://store.playstation.com/#!/en-cz/games/uncharted-4-a-thief%e2%80%99s-end-digital-edition/cid=EP9000-CUSA04529_00-UNCHARTED4000000

Imagem – Pantera cor de rosa: http://tvcultura.com.br/programas/pantera/

Imagem – Cores triádicas: http://www.chiefofdesign.com.br/wp-content/uploads/2014/06/08.jpg

Imagem – Cores tetrádicas: http://www.chiefofdesign.com.br/wp-content/uploads/2014/06/06.jpg



Janaina Souza Lira da Conceição

Janaina Souza Lira da Conceição (Redatora) - Formada no Técnico de Programação de Jogos Digitais (Fiap), Programação de Jogos Digitais (Flamingo), Game Tester (CTC Digital) e Programação (Senac). Cursando Jogos Digitais (UMESP) e Computação Gráfica (Senac). Apaixonada por jogos de terror, corrida e puzzle.


Show Buttons
Hide Buttons