full screen background image

Artigo: Uso do Jogo Scribblenauts Unmasked como Recurso Didático na Aula

Artigo: Uso do Jogo Scribblenauts Unmasked como Recurso Didático na Aula

Olá, pessoal. Recentemente publiquei sobre o uso do jogo comercial Scribblenauts Unmasked na educação.

Hoje vou compartilhá-lo com vocês para quem sabe abrir mais oportunidades dessas na educação.

Scribblenauts Unmasked na Educação

O artigo científico trata um pouco sobre a classificação dos jogos educativos. Tanto aqueles criados com tal propósito, quanto outros que são voltados para entretenimento. Esse último caso é o do jogo Scribblenauts Unmasked. Mesmo não sendo criado para educação, é possível utilizá-lo como recurso didático. Assim, a aula pode se tornar mais interessante e ativa aos alunos.

Nesse sentido, faço uma análise técnica e de aspectos educativos do jogo e mostro alternativas de uso em sala de aula. Também trago um caso específico de aplicação com crianças sobre o assunto “substantivo e adjetivo” desse jogo. Nele, pegamos um grupo pequeno de crianças e deixamos interagir com o jogo, principalmente nas mecânicas principais de uso das palavras na caderno. Era o ponto principal do jogo e que usavam as classificações do assunto a ser avaliado. Depois, eram submetidos a perguntas e tínhamos o antes de jogar e o depois. Fazendo o comparativo dos dados, percebemos que teve mais interesse e compreensão do tema como complemento a aula.

Aos educadores, é um artigo interessante para ver como pode se usar em sala de aula esses jogos, entender melhor esse universo dos jogos.

Aos profissionais da área, para analisar jogos sob esta ótica da educação.

Acesso ao artigo na íntegra: Scribblenauts Unmasked: Avaliação do Jogo Digital e seus Aspectos Educativos

Um abraço a todos!



Fabiano Naspolini de Oliveira

Fabiano Naspolini de Oliveira (Editor-Chefe) – Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Udesc), Pós-Graduado em Docência para Educação Profissional (Senac), MBA em Game Design (Universidade Positivo) e Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação (UFSC). Foi redator do portal Nintendo Blast, professor do Senac/Senai e Game Designer/Sócio-Fundador do estúdio Céu Games por 6 anos. Atualmente, é professor do Curso de Tecnologia em Jogos Digitais (UNESC) e escritor.


Show Buttons
Hide Buttons