full screen background image

As ferramentas mais populares para desenvolvimento multiplataforma

As ferramentas mais populares para desenvolvimento multiplataforma

À medida que o mercado se desenvolve e amadurece, desenvolvedores planejam a portabilidade de seus projetos para múltiplas plataformas

O desenvolvimento de games e apps multiplataforma requer muita pesquisa, planejamento e tempo, por conta da ampla variedade de linguagens de programação. Felizmente, algumas ferramentas para desenvolvimento multiplataforma surgiram para auxiliar os desenvolvedores nessa tarefa. Confira as 6 ferramentas mais populares.

Xamarin 2.0

Para os desenvolvedores mais avançados, Xamarin é baseado em C#, e seu código executado em um framework .NET antes de compilar. Fácil utilização em grandes projetos.

PhoneGap

Também conhecido como Apache Cordova, é uma das melhores opções para desenvolvedores iniciantes. O PhoneGap é gratuito, seu código é aberto e possui uma extensa biblioteca de plugins. Desenvolvedores devem se ater às métricas e ao desempenho do seu JavaScript.

escola-brasileira-de-games-aplicativos-multiplataformas

Appcelerator

Esta ferramenta fornece uma API JavaScript e diversos recursos de interface de usuário. Desenvolvedores simplesmente o codificam em JavaS, e o framework do Appcelerator trabalha os elementos da interface. O uso de JavaScript padroniza o desenvolvimento em todas as plataformas, e oferece aos devs vários recursos adicionais, tais como analytics e BaaS (backend-as-a-service).

Rhomobile

Este framework utiliza Ruby para tornar os aplicativos compatíveis com múltiplas plataformas. Recursos como RhoHub e RhoSync, oferecem ainda mais valor para a ferramenta.

Unity

A Unity esta entre as mais populares ferramentas de desenvolvimento multiplataforma para jogos, e compõe uma game engine e um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE). Está entre as mais utilizadas pelos desenvolvedores iniciantes e profissionais por oferecer aos seus utilizadores o UnityScript (Custom ECMAScript sintaxe), C#, ou Boo (Python inspired). Como parte do esforço para otimizar o resultado final, seu motor gráfico é bem robusto.

Sencha

Utilizando HTML5, Sencha é um framework para construção de aplicações web que emulam a aparência de aplicativos nativos. Utilizado em conjunto com o PhoneGap, ou mesmo sozinho, o Sencha dá aos desenvolvedores acesso a APIs não disponíveis de outra forma para web apps. Tal como o PhoneGap, desenvolvedores devem se ater às métricas e ao desempenho do seu JavaScript, em comparação a outros.

Há muitas outras ferramentas de desenvolvimento disponíveis, e os desenvolvedores devem buscar aquela que funciona melhor para o projeto em que estiverem trabalhando. Com o avanço do HTML5, pode-se esperar novos front-ends baseados em frameworks sendo lançados em breve. Então, fique atento aos fóruns de discussões sobre o assunto e faça uma boa pesquisa para selecionar a ferramenta mais adequada!

Post original: http://escolabrasileiradegames.com.br/blog/as-mais-populares-ferramentas-para-desenvolvimento-de-aplicativos-multiplataforma


Escola Brasileira de Games (EBG) é uma plataforma de ensino, treinamento e aperfeiçoamento de conhecimento nas áreas de gestão empresarial da indústria de jogos, aplicativos mobile e negócios digitais.



André Avelino

Coordenador de Marketing, Eventos e Cursos na Escola Brasileira de Games. Venho me dedicando à construção de relacionamentos e transmissão de conhecimentos empresariais a profissionais e estudantes do mercado de jogos digitais e desenvolvedores de aplicativos.


Show Buttons
Hide Buttons