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Desenvolvendo um Jogo Digital do Zero: Parte 20 – Publicando o jogo no Google Play

Desenvolvendo um Jogo Digital do Zero: Parte 20 – Publicando o jogo no Google Play

Vamos começar o processo de publicação do nosso jogo no Google Play. O procedimento é simples, mas trabalhoso, possuindo várias informações que precisam ser colocadas para que o aplicativo seja publicado.

Publicando o jogo no Google Play

Primeiro, acesse o painel de controle do Google Play com a conta Google que você utilizou para criar a conta de desenvolvedor. O link para o painel é esse aqui: https://play.google.com/apps/publish

Agora, clique no botão Adicionar novo app.

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Uma janela aparecerá para você escolher o Idioma padrão, o Título do app e por onde você quer começar o processo de publicação do jogo. As opções são: Enviar APK ou Preparar listagem de lojas.

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No nosso caso, vamos começar com a opção Preparar listagem de lojas.

Detalhes do App

A primeira janela que nos é apresentada é chamada Detalhes do App.

Essa janela é dividida em quatro sub categorias: Detalhes do Produto, Recursos Gráficos, Categorização, Detalhes do Contato e Política de Privacidade.

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Detalhes do Produto

Nessa seção, colocamos os detalhes básicos do nosso jogo. Vamos preenchê-la com uma breve descrição do jogo e uma mais completa.

A breve descrição possui 80 caracteres, que você deve usar para vender o seu produto para o usuário que estiver lendo. Se ele se interessar pela sua breve descrição, aí ele vai entrar na descrição completa ou fazer o download do jogo.

Essas informações podem estar em mais de um idioma e é nessa seção que especificamos isso. Na parte superior existe um botão chamado Gerenciar Traduções. Nele, você pode escolher entre Comprar Traduções ou Adicionar o seu próprio texto traduzido.

Como o nosso jogo só será em português (por enquanto), não vamos trabalhar com traduções.

Recursos Gráficos

Agora vamos adicionar algumas capturas de tela do nosso jogo, que aparecerão para os nossos potenciais jogadores quando eles estiverem olhando os detalhes do aplicativo no Google Play.

Vamos precisar de pelo menos duas capturas de tela. Você pode adicionar até 8 imagens em formatos JPEG ou PNG de 24 bits sem transparência, com tamanho de cada lado entre 320 e 3840 pixels.SamsungGalaxyTab3Family

Existem campos para adicionar capturas de tela de telefones, tablets de 7″, de 10″ e TV. É muito importante adicionar as capturas de todos os dispositivos que suportam o seu jogo, para que o Google possa fazer as indexações corretas e mostrar o jogo nas lojas apropriadas.

Além das capturas de tela, precisaremos de:

  • um ícone em alta resolução (formato PNG de 32 bits, tamanho de 512 x 512 pixels e transparência); e
  • um gráfico de recursos (formato JPEG ou PNG de 24 bits sem transparência, tamanho de 1024 x 500).

Opcionalmente, você pode adicionar um gráfico promocional e um banner de TV. Não vamos fazer isso por enquanto.

Ao final desta seção, você pode adicionar um link para um vídeo promocional no YouTube.

Nota: você pode adicionar imagens para diferentes idiomas, se você quiser. Se não adicionar, os outros idiomas vão utilizar as imagens do idioma padrão.

Categorização

Aqui escolheremos se o aplicativo é um App ou um Jogo e qual o estilo e a classificação dele, podendo variar entre:

  • Alto nível de maturidade;
  • Médio nível de maturidade;
  • Baixo nível de maturidade; e
  • Todos.

Detalhes do Contato

Informações básicas de contato, caso algum jogador quiser entrar em contato.

Pode-se adicionar um site, email e telefone. O e-mail é obrigatório e será exibido publicamente com o app.

Política de Privacidade

Todos os aplicativos que usam as informações dos usuários devem possuir uma política de privacidade.

Nessa seção, você coloca o site onde o usuário possa ler a política de privacidade do aplicativo.

Salvando

Não se esqueça de salvar constantemente os dados que forem preenchidos. Para isso, basta clicar no botão Salvar rascunho, que fica no topo da página.

 

Vamos parar aqui por hoje e, na próxima semana, vamos preparar o APK e configurar os preços e mercados onde vamos publicar o nosso jogo.

Um abraço e até mais! Fiquem com essa linda batata, como pedido de desculpa pelo post gigante.

batata


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Filipe Leal

Bacharel em Ciência da Computação pela UDESC e certificado como Microsoft Specialist. Atualmente trabalha como programador na Basecorp Learning Systems. Reside em Edmonton – Canadá. Faixa preta com 1o. grau em Pa-kua, tem preferência por jogos de Ação/Aventura, RPG, Luta e Party Games. Seu jogo favorito é The Legend of Zelda – Ocarina of Time.


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