full screen background image

Desenvolvendo um Jogo Digital do Zero: Parte 21 – Finalizando a publicação do jogo no Google Play

Desenvolvendo um Jogo Digital do Zero: Parte 21 – Finalizando a publicação do jogo no Google Play

Chegamos ao final da parte de publicação, onde vamos efetivamente publicar o jogo no Google Play.

Já preenchemos a parte “Detalhes do App” no post passado. Agora, vamos enviar o APK, preencher o questionário de classificação de conteúdo e preencher a seção “Preço e Distribuição”.

Todas as postagens aqui: http://fabricadejogos.net/colunas/producao-jogo-digital-do-zero

Finalizando a publicação do jogo no Google Play

Preço e Distribuição

Vamos começar com a seção Preço e Distribuição.

novoapp_5

Na tela escolhemos se o app vai ser pago ou gratuito, neste caso, estamos fazendo um app gratuito.

Agora, selecionaremos os países que queremos distribuir o jogo. Por enquanto vamos distribuir apenas no Brasil. Alguns países possuem a opção de distribuir apenas para operadoras específicas e esse, não é o nosso caso.

As seções Categorias de Dispositivo e Programas de Usuário não serão usadas pela nossa aplicação, pois ela não vai rodar em um dispositivo diferente de celulares e nem faz parte de um programa de usuário específico.

Por fim, temos a seção Autorização, onde temos que marcar as opções Diretrizes de Conteúdo e Leis de Exportação dos EUA, mas elas só estarão disponíveis após enviarmos o APK.

Gerando o APK assinado

Para enviar o jogo à loja, precisamos, primeiro, gerar o APK do jogo e assiná-lo digitalmente.

Abra o projeto no Eclipse. Clique com o botão direito no projeto e escolha Android Tools -> Export Signed Application Package…

novoapp_14

Selecione o projeto que você quer exportar e siga as instruções da tela, preenchendo todos os campos.

No campo “Validity (Years)”, coloque um valor bem alto para que o site do Google Play não reclame. Eu coloquei 1000 anos. 🙂

Escolha onde quer salvar o APK e pronto! Seu APK está assinado e pronto pra ser publicado.

Enviando o APK

Na seção APK, basta clicar no botão “Enviar o Primeiro APK para Produção” e uma janela vai abrir para que você selecione o arquivo.

novoapp_12

Após selecionado o arquivo, o sistema irá fazer o upload. Se tudo der certo, você verá uma lista na seção APK com o arquivo como versão 1.0.

novoapp_13

Ao enviar o arquivo irá habilitar as opções de Autorização nas seguintes seções: “Preço e Distribuição” e “Classificação do Conteúdo”.

Classificação do conteúdo

Após enviar o APK, você pode ir a essa seção e começar a responder o questionário.

novoapp_8

Primeiro, você coloca um e-mail de contato na página e escolhe a classificação do seu app. No nosso caso, escolhemos a classificação “Jogo”.

novoapp_9

Em seguida, você responde se o seu jogo possui alguma das opções apresentadas. Não tem muito segredo não, pois as perguntas estão bem claras e compreensivas.

novoapp_10

Após preencher tudo, você precisa salvar o questionário para habilitar o botão “Calcular classificação”. Clique no botão habilitado e veja qual a classificação do app.

novoapp_11

Por fim, clique em “Aplicar Classificação” e você está pronto para publicar o app na loja. 🙂

Quando todos os campos estiverem preenchidos, você vai poder clicar em “Publicar App”. Logo, seu jogo estará disponível em algumas horas para as pessoas baixarem.

O Shark Pong já está disponível!

Baixe aqui: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.FabricaDeJogos.SharkPong

Logo teremos atualizações para dar mais acabamentos ao jogo. Aguardem.

Abraços!


Tags:

Filipe Leal

Bacharel em Ciência da Computação pela UDESC e certificado como Microsoft Specialist. Atualmente trabalha como programador na Basecorp Learning Systems. Reside em Edmonton – Canadá. Faixa preta com 1o. grau em Pa-kua, tem preferência por jogos de Ação/Aventura, RPG, Luta e Party Games. Seu jogo favorito é The Legend of Zelda – Ocarina of Time.


Show Buttons
Hide Buttons