full screen background image

Estudos Gamers: Gráficos dos Jogos Antigos e Canal 8-Bit Guy

Estudos Gamers: Gráficos dos Jogos Antigos e Canal 8-Bit Guy

Eram muitas as limitações na época para os jogos poderem funcionar da melhor forma. Graficamente então, era um desafio e tanto.

No Canal The 8-Bit Guy. ele traz várias curiosidades interessantes e uma delas é sobre os gráficos das antigas.

Vamos dar uma olhada.

Gráficos dos Jogos Antigos e Canal 8-Bit Guy

Você já ouviu sobre as limitações gráficas na época de Donkey Kong, Megaman e afins, não? Mas você entendeu como os gráficos das antigas funcionavam para justificar as escolhas feitas?

Nesses vídeos do canal The 8-Bit Guy, ele traz uma explicação bem didática para entender como funciona a parte do hardware e lógica para conseguir as cores e como isso era tratado nos jogos antigos. Ele trata do assunto nas plataformas Nintendo, Commodore, Apple e Atari.

Vale a pena assistir, pois fica bem clara a explicação de como cada bit trabalha para compor a cor dentro do contexto da tela e suas divisões.

Mesmo em inglês, possuem legendas e dá para entender tranquilamente. Veja-os abaixo ou direto no canal:

Até a próxima e bons estudos!



Fabiano Naspolini de Oliveira

Fabiano Naspolini de Oliveira (Editor-Chefe) – Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Udesc), Pós-Graduado em Docência para Educação Profissional (Senac), MBA em Game Design (Universidade Positivo) e Mestrando em Tecnologias da Informação e Comunicação (UFSC). Foi redator do portal Nintendo Blast, professor do Senac/Senai e Game Designer/Sócio-Fundador do estúdio Céu Games por 6 anos. Atualmente, é professor do Curso de Tecnologia em Jogos Digitais (UNESC) e escritor. Adora jogos de RPG, estratégia, aventura, luta e alguns casuais. Fã da série Megaman, curtindo DotA 2 e jogos de plataforma em geral.


Show Buttons
Hide Buttons