full screen background image

Games Nacionais: Isaac e o Enigma do Explorador

Games Nacionais: Isaac e o Enigma do Explorador

Continuando com a divulgação de jogos “made in Brazil”, hoje trago um projeto que participei da produção. Isaac e o Enigma do Explorador é um game que foi um estudo de caso da minha dissertação de mestrado.

Em busca de um avô desaparecido, o menino Isaac explora aventuras pelo Sul de Santa Catarina. Com isso, o jogador aprende muito sobre a região se divertindo.

Vamos saber mais sobre o jogo e baixe-o gratuitamente.

Isaac e o Enigma do Explorador

O desaparecimento do seu avô é a motivação de Isaac para desbravar cidades em busca de resolver esse mistério. Em “Isaac e o Enigma do Explorador”, o garoto visita pontos turísticos das cidades de Araranguá e Criciúma para descobrir o paradeiro do seu ente querido.

 

Explorando um cofre misterioso do Museu Histórico de Araranguá, Isaac encontra um cofre bizarro com pedaços de pergaminhos que montam um enigmático poema que o leva a um carvão especial. Tal artefato possui propriedades mágicas que o leva diretamente a outra pista na Mina de Visitação Octávio Fontana em Criciúma. Dentro desse ambiente lúgubre e frio, o menino explora com uma lanterna que pode ser a luz que orienta o seu caminho, além de proteger dos perigos que somente a escuridão esconde. Será que Isaac vencerá esses desafios? O que fez o seu avô vir parar dentro daquela mina? São perguntas que assolam a mente do jogador ao interagir com “Isaac e o Enigma do Explorador”.

Conheça um pouco da história:

O jogo é do gênero aventura e predomina o clima de suspense e terror. São necessárias várias resoluções de puzzles para conseguir avançar no jogo, porém a cada desafio você percebe tensão por estar perto de perigos maiores. Você aprende sobre os pontos turísticos das cidades com muita diversão. Jogado em primeira pessoa e para a plataforma PC, o jogador se sente parte da história e conquista cada solução aos problemas propostos para cada vez mais estar perto de resolver o principal enigma do explorador.

 

Durante o jogo pode-se recolher itens para montar um altar mágico e uma profecia misteriosa. Também se pode explorar uma mina recém aberta, mas assombrada por um monstro que a habita. Pode-se ficar perdido por um Caminho das Ilusões, caso não se escolha o melhor caminho e encontre a saída. Mas ainda se pode apreciar todos os elementos e paisagens dos pontos turísticos das cidades reais do sul de Santa Catarina. Com enfoque didático, o jogador vai aprender mais sobre os pontos turísticos de Araranguá e Criciúma de maneira prática e divertida.

Veja um pouco do gameplay:

O jogo foi desenvolvido pela equipe do Laboratório de Tecnologias Computacionais – LabTeC – da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC – Campus Araranguá. O jogo foi estudo de caso do projeto de pesquisa da dissertação de mestrado “Abordagem de uma Metodologia de Desenvolvimento de Competências na Produção de Jogos Digitais Didáticos” do Programa de Pós-graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação de minha autoria. Neste projeto, avaliei se é possível fazer jogos desse gênero que sejam divertidos e educativos.

Para download gratuito do jogo, além de mais informações sobre o projeto, você pode acessar o site oficial do jogo: isaac.labtec.ufsc.br.

Jogue agora, desvende todos os enigmas e tenha uma ótima aventura, explorador!


Tags:

Fabiano Naspolini de Oliveira

Fabiano Naspolini de Oliveira (Editor-Chefe) – Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Udesc), Pós-Graduado em Docência para Educação Profissional (Senac), MBA em Game Design (Universidade Positivo) e Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação (UFSC). Foi redator do portal Nintendo Blast, professor do Senac/Senai e Game Designer/Sócio-Fundador do estúdio Céu Games por 6 anos. Atualmente, é professor do Curso de Tecnologia em Jogos Digitais (UNESC) e escritor.


  • Darley Santos

    Fiquei curioso em jogar esse game!

Show Buttons
Hide Buttons