full screen background image

Mercado de Games: Como entrar no mercado de games? – ID@Xbox

Mercado de Games: Como entrar no mercado de games? – ID@Xbox

No capítulo anterior da nossa série de como entrar no mercado de games, vimos como publicar seus jogos no Steam por meio do Steam Greenlight. Isso permite você publicá-los em PC, Mac e Linux.

Mas e se eu quiser publicar para um console?

Hoje vamos conhecer a solução da Microsoft para a publicação de games Indie: o ID@Xbox.

 

ID@Xbox

Antigamente, para você poder distribuir um jogo em consoles você não podia simplesmente fazer o jogo e sair vendendo. O jogo precisava passar por várias burocracias para então conseguir uma autorização para o publicar. Essa publicação tinha que ser feita por empresas denominadas Publishers.

Essas organizações pegavam o seu jogo, geravam as mídias e distribuíam para as lojas em todo o mundo. Esse processo sempre envolveu muito dinheiro, o que levava a apenas grandes estúdios a publicarem jogos.

Mas com essa nova era digital, lojas online e downloads de jogos, não há mais a necessidade de você possuir uma Publisher, muito menos de mídias físicas para os seus jogos. As empresas, como Sony e Microsoft, viram isso como uma oportunidade de expandir seus catálogos de jogos, confiando em pequenos estúdios de desenvolvimento de games.

Com isso nasceu o programa: ID@Xbox.

 

O que é o ID@Xbox?

A sigla significa: Independent Developer at Xbox, o que pode ser traduzido como Desenvolvedor Independente no Xbox (tradução livre).

Esse programa é para os desenvolvedores independentes poderem publicar seus jogos digitalmente na Xbox Store sem a necessidade de uma Publisher.


 

Como funciona?

Primeiro você aplica para o programa gratuitamente. Essa aplicação pede alguns dados pessoais, alguns dados da sua empresa de games (sim, para aplicar você tem que ter uma empresa formada), algumas informações sobre o seu último jogo publicado e informações sobre os seus outros games.

Ao ser aceito no programa, a Microsoft manda para você 2 kits de desenvolvimento sem custo nenhum e você tem total acesso a rede de desenvolvedores e a todos os recursos da plataforma, como Kinect, smartglass, achievements etc. Basicamente, você tem acesso a tudo o que as grandes empresas têm.

Ao finalizar o seu jogo, você o submete para a publicação na loja do Xbox. Tudo sem custo nenhum. Você vai pagar uma porcentagem da venda para a Microsoft.

 

O que preciso para ser aceito no ID@Xbox?

Para ser aceito no programa, você precisa cumprir alguns requisitos:

  • Possuir uma empresa;
  • Possuir pelo menos um jogo lançado ou ter um jogo quase pronto que tenha tido alguma grande repercussão, como por exemplo um financiamento bem sucedido no Kickstarter ou ter aparecido em grandes feiras de games como a IGF.

Tendo isso você pode aplicar ao programa, porém não garante que você seja aceito. A Microsoft avalia cada aplicação individualmente e decide quem recebe os kits. Hoje, eles procuram empresas com forte experiência no desenvolvimento de games e que provam serem capazes de distribuir seus jogos por meio de várias plataformas.

 

Pontos Fortes

  • É totalmente grátis;
  • Acesso ao mesmo conteúdo que as outras empresas;
  • Não precisa de uma Publisher para publicar seu jogo.

 

Pontos Fracos

  • É necessário ter uma empresa com experiência comprovada para aplicar;
  • Você não pode usar o seu Xbox One como um kit de desenvolvimento;
  • O ID@Xbox é apenas para o Xbox One, não podendo ser usado para o Xbox 360.

 

Quero saber mais

Para saber mais, visite o site http://www.xbox.com/id . Lá você pode saber mais sobre o programa e enviar a sua aplicação.



Filipe Leal

Bacharel em Ciência da Computação pela UDESC e certificado como Microsoft Specialist. Atualmente trabalha como programador na Basecorp Learning Systems. Reside em Edmonton - Canadá. Faixa preta com 1o. grau em Pa-kua, tem preferência por jogos de Ação/Aventura, RPG, Luta e Party Games. Seu jogo favorito é The Legend of Zelda - Ocarina of Time.


Show Buttons
Hide Buttons