full screen background image

Mercado de Jogos: Catarse

Mercado de Jogos: Catarse

Tudo começa com uma ideia, mas poucas delas conseguem sair da nossa cabeça e virar realidade. Muitas vezes é porque precisamos investir dinheiro que não temos na ideia.

Mas imagine um mundo onde pessoas, que gostem da sua ideia, resolvam investir um pouco de dinheiro nela. Aos poucos, ela terá várias pessoas investindo. Assim, ela ficará mais próxima de se tornar realidade. 🙂

Bem, esse mundo existe! Nos próximos posts, eu vou apresentar um pouco desse gigante planeta chamado Crowdfunding ou Financiamento Coletivo. Vou começar pela opção brasileira: o Catarse.

Catarse, o financiamento coletivo brasileiro

Nascido em janeiro de 2011, o Catarse foi o primeiro site de financiamento coletivo brasileiro. catarse-logo-big

Como funciona?

Tudo começa com um projeto. Você precisa saber bem o que está fazendo para a campanha dar certo.

Outro ponto importante é saber se existem pessoas interessadas em apoiar financeiramente esse projeto. As pessoas vão ter que literalmente comprar a sua ideia.

Uma vez que você tem tudo isso, você pode começar seu cadastro no Catarse.

Você não precisa ter tudo pronto pra se cadastrar e começar. Você começa com um rascunho e vai aprimorando com o tempo. Escolhe o valor que você precisa para concluir o projeto e quantos dias você quer que a campanha dure.  Quando tudo estiver pronto, o seu projeto vai ser avaliado pelo Catarse para saber ser ele está dentro das diretrizes do site, aí você escolhe qual. O tempo máximo é de 60 dias.

A partir daí, você tem a quantidade de dias que escolheu para conseguir atingir o seu objetivo. Se você atingir, ótimo! O dinheiro é seu. Senão, você não ganha nada e, quem doou o dinheiro,  não terá o valor debitado de suas contas.

Você ainda pode definir recompensas para os seus apoiadores, atraindo mais pessoas a contribuírem com valores mais altos.

Alguns números e curiosidades

  • Até hoje 225.290 pessoas já apoiaram pelo menos 1 projeto;
  • 1.880 projetos já foram financiados pelo Catarse;
  • 33 milhões de reais já foram destinados a projetos publicados no Catarse;
  • O jogo A Lenda do Herói foi o que teve a maior arrecadação no Catarse, atingindo a marca de R$ 258.587!

Considerações

O seu projeto tem que se enquadrar em uma das categorias existentes.

O Catarse fica com 13% do valor arrecadado. Esse percentual contempla a taxa de intermediação e as tarifas cobradas pelos meios de pagamento.

Não se esqueça de trabalhar bem nas recompensas para atrair mais pessoas.

Para saber mais ou começar o seu projeto acesse o site: https://www.catarse.me 

É isso aí! Abraços a todos! E não se esqueçam de deixar comentários, principalmente se você for começar um projeto no Catarse!


Tags:

Filipe Leal

Bacharel em Ciência da Computação pela UDESC e certificado como Microsoft Specialist. Atualmente trabalha como programador na Basecorp Learning Systems. Reside em Edmonton - Canadá. Faixa preta com 1o. grau em Pa-kua, tem preferência por jogos de Ação/Aventura, RPG, Luta e Party Games. Seu jogo favorito é The Legend of Zelda - Ocarina of Time.


Show Buttons
Hide Buttons