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O poder do planejamento na Animação

O poder do planejamento na Animação

Quando assistimos uma animação 2D ou 3D não pensamos em como ela foi produzida, quais foram as etapas para criá-la ou como se chegou ao tema. Quando criamos uma animação pesquisamos sobre o seu desenvolvimento para sabermos como exatamente ela deve começar. Por isso, neste post iremos falar de planejamento na animação para dar uma ideia do que é preciso fazer para se obter um bom resultado.

A importância do planejamento na animação

É muito importante planejar, pensar com antecedência em onde ficarão as poses, pensar na distância em que ficarão uma da outra. Assim, se precisar colocar alguma pose intermediária, não haverá problema, porque as poses principais já terão sido pensadas. Uma pose mal colocada fica visível aos olhos de quem assistir, não fica natural nem coesa com o resto da animação, é como ser implantada no cenário.
É importante pensar em como serão os movimentos do personagem, se a animação será rápida ou lenta. Ou seja, o planejamento é crucial para o animador, independente se é amador ou profissional. Fazer sem antes pensar nos detalhes é dar um tiro no escuro. Antes de animar, faça alguns rascunhos. Se houver qualquer erro, precisar melhorar, retirar ou substituir alguma coisa, será mais fácil e simples corrigir enquanto ainda estiver no rascunho.

Preocupações para o planejamento antes da criação

No planejamento da animação é importante ter em mente:

  • extremos;
  • poses-chave;
  • poses de passagem;
  • se as poses serão em um ou dois frames;
  • os arcos, o peso do personagem;
  • o ritmo e o movimento de seus passos;
  • posições do corpo;
  • caminhadas;
  • corridas;
  • saltos e pulos;
  • flexibilidade;
  • antecipação;
  • as ênfases;
  • a atuação dos personagens;
  • expressões faciais e o modo de falar.

Todos estes detalhes ficam mais claros após um planejamento. A seguir, uma explicação rápida de cada um dos pontos a serem vistos no planejamento.

Pontos Principais no Planejamento de Animação

  • Extremos: é a primeira e última pose da animação. Se for de um homem que está de pé e se senta rápido, os extremos serão ele de pé e a ultima pose será dele já sentado. Fazendo os extremos primeiro, o animador tem mais confiança nas próximas poses. O frame em que ficarão os extremos é o animador quem define, pois dependendo da quantidade de frames dá para saber se a animação será rápida ou lenta.
  • Pose-chave: é o desenho mais importante, pois dependendo de como estiver, a história será contada com mais ou menos fluidez. Ela é a pose principal, a que fica no meio da linha da animação. Deve se pensar nela com muito cuidado, em como ela será e se ficará coesa junto aos extremos.
  • Frame: em termos gerais é a linha do tempo numa animação, é o quadro a quadro.
  • Quantidade de frames: é muito importante saber se as poses serão de um em um frame ou dois em dois. Se a distância de uma pose para outra será de um ou de dois frames. Dependendo de como for e de qual é o propósito das poses, a distância das imagens muda. Poses feitas em um frame são mais suaves mas dependendo de como é a animação é melhor colocar em dois ou mais frames.
  • Peso do personagem e de seus passos: o peso é muito importante, é preciso ter cuidado com os desenhos. Dependendo de como for desenhado, o personagem vai aparecer flutuando e não andando. Mais uma vez: as poses devem ser feitas com muito cuidado, pois o peso ajuda o mostrar o real movimento da animação. Exemplo: se o personagem levantar o braço, quando se coloca peso no desenho, a pessoa que está assistindo vai sentir o braço do personagem levantando de verdade e não achar que é apenas um desenho.

Todos os detalhes da animação são importantes no planejamento. Deve-se levar em conta cada etapa dela num projeto. Quando desconhecemos o processo de maneira profissional, fazemos nossos desenhos com base no que vemos, de maneira mais livre e não no que realmente queremos transmitir com eles. É um processo complicado e, como já disse, requer um planejamento detalhado.

 

Referência das imagens

http://nafergo.github.io/manual-livre-animacao2d/img/animacao/walkcycle/richard_williams.jpg

http://labs.lunestudios.com/wp-content/uploads/2016/01/mike_walkcycle.gif



Janaina Souza Lira da Conceição

Janaina Souza Lira da Conceição (Redatora) – Formada no Técnico de Programação de Jogos Digitais (Fiap), Programação de Jogos Digitais (Flamingo), Game Tester (CTC Digital) e Programação (Senac). Cursando Jogos Digitais (UMESP) e Computação Gráfica (Senac). Apaixonada por jogos de terror, corrida e puzzle.


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