full screen background image

Steam Greenlight: Insights para novos desenvolvedores

Steam Greenlight: Insights para novos desenvolvedores

Entenda como funcionava o Steam Greenlight antes do atual sistema Direct e saiba as lições que os desenvolvedores podem utilizar nos dias atuais

Lembrando o Greenlight

O Steam Greenlight foi lançado no dia 30 de agosto de 2012, quando era muito difícil saber quais jogos seriam realmente interessantes para o público. Até esse ponto, uma pequena equipe da Valve escolhia jogos à mão e os convidava para a plataforma, e quase todo dia jogadores curiosos queriam saber porque o novo jogo X não estava disponível no Steam.

Como maneira de ajudar a equipe da Valve o Steam Greenlight foi introduzido. A partir de então, ficou fácil decidir quais jogos eram mais desejados, apenas permitindo que os usuários votassem nos jogos que quisessem. Quase que imediatamente, uma enorme variedade de jogos foi enviada e votada, o que tornou claro o fato de que existem vários gostos e interesses distintos entre usuários do Steam.

Steam Direct

O objetivo do Steam Direct é oferecer um caminho previsível e fácil de entender para que desenvolvedores de todas as partes do mundo possam trazer seus jogos ao Steam. Agora um novo desenvolvedor simplesmente preenche alguns formulários digitais, incluindo informações de imposto e dados bancários, e passa por um processo de verificação de identidade rápida. Após completar os formulários, o desenvolvedor tem que pagar uma taxa recuperável de US$100 para cada jogo que desejar lançar no Steam. Essa taxa é devolvida durante o primeiro período em que o jogo gerar pelo menos US$1.000 em vendas.

Novos desenvolvedores tem que esperar 30 dias após pagar a taxa de aplicação para lançar o seu primeiro jogo no Steam. Isso permite mais tempo para revisar as informações fornecidas pelo desenvolvedor. Os desenvolvedores também terão que criar uma página de “Em breve” algumas semanas antes do lançamento do jogo, a qual ajudará a gerar mais atenção ao lançamento e dará aos jogadores uma oportunidade de identificar inconsistências.


Escola Brasileira de Games (EBG) é uma plataforma de ensino, treinamento e aperfeiçoamento de conhecimento nas áreas de gestão empresarial da indústria de jogos, aplicativos mobile e negócios digitais.


Tags:

André Avelino

Coordenador Geral na Escola Brasileira de Games. Minha missão é oferecer um ponto de vista profissional e compartilhar conhecimentos sobre o ambiente de negócios do mercado de games, mobile e negócios digitais.


Show Buttons
Hide Buttons