full screen background image

Tutorial: 12 Princípios da Animação – Antecipação

Tutorial: 12 Princípios da Animação – Antecipação

Partindo para o segundo princípio da animação: Antecipação. Vamos conhecer esta importante técnica que ajuda a entender a cena e dá um pouco de contexto sobre o que vai acontecer ao público.

No tutorial anterior vimos o princípio de Comprimir e Esticar. Agora vamos seguindo para o segundo princípio: Antecipação ou Antecipation em inglês.

Antecipação

A antecipação é quando damos aos espectadores uma ideia do que vai acontecer em seguida. Observe abaixo as duas bolinhas saltando:

Você não espera e nem sabe quando a da direita irá pular. Já a da esquerda realiza todo um movimento para demonstrar que está pegando impulso para realizar o salto. Esse movimento é a antecipação.

Além de nos dizer que a bolinha vai saltar, ela ainda nos diz qual a intensidade do salto. Vai ser alto? Baixo?

Podemos usar a antecipação para causar surpresa também.

Vejam que pelo esforço da bolinha esperávamos que ela fosse pular super alto.

Observe as imagens abaixo e tente descobrir o que vem depois.

Fácil não? Esse é o objetivo desta técnica.

 

É isso aí pessoal!

Abraços e até mais!

 


Tags:

Filipe Leal

Bacharel em Ciência da Computação pela UDESC e certificado como Microsoft Specialist. Atualmente trabalha como programador na Basecorp Learning Systems. Reside em Edmonton - Canadá. Faixa preta com 1o. grau em Pa-kua, tem preferência por jogos de Ação/Aventura, RPG, Luta e Party Games. Seu jogo favorito é The Legend of Zelda - Ocarina of Time.


Show Buttons
Hide Buttons