Youtube: Criando o Jogo do Pac-Man no GameMaker

Olá, galera do Fábrica de Jogos! Tudo bem com vocês? Hoje trago pra vocês mais um jogo criado no GameMaker Studio – o Pac-Man. Nesse vídeo mostro o resultado final de mais um jogo completo criado juntamente com os alunos da Turma de Criação de Games na Escola Evolutime.

Apesar de ser apenas a apresentação do Game, vou mostrar o passo-a-passo de como criar e configurar esse Jogo estilo ao clássico Jogo do Pac-Man.

Espero que gostem e assistam os próximos vídeos. =)

Confiram o Tutorial anterior para aprender como criar um Jogo de Nave no GameMaker Studio.😉

Download do GameMaker Studio

Mais vídeo aulas de GameMaker

 

Pac-Man

 

Pac-Man (conhecido em japonês com o nome de Puckman ou パックマン) é um jogo eletrônico criado pelo Tōru Iwatani para a empresa Namco, e distribuído para o mercado americano pela Midway Games. Produzido originalmente para Arcade no início dos anos 1980, tornou-se um dos jogos mais populares no momento, tendo versões para diversos consoles e continuações para tantos outros, inclusive da atualidade. A mecânica do jogo é simples: o jogador era uma cabeça redonda com uma boca que se abre e fecha, posicionado em um labirinto simples repleto de pastilhas e 4 fantasmas que o perseguiam. O objetivo era comer todas as pastilhas sem ser alcançado pelos fantasmas, em ritmo progressivo de dificuldade.

O jogo original rendeu muitas versões ainda para o Atari 2600 (como “Mrs. Pacman”, e “Pacman Jr.”, além de outros não relacionados mas que seguiam o mesmo estilo), e posteriormente para diversos outros consoles e para o computador. Atualmente existem versões em 3 dimensões, outras em estilo “adventure”, sempre remontando ao personagem redondo e faminto do jogo original e seus perseguidores fantasmas.

 

História

Em 1980, Toru Iwatani, um designer da Namco, queria inventar um jogo de vídeo diferente dos “shoot-em-ups” (tiro-neles), que se assemelhasse a um desenho-animado.

A ideia do desenho original ocorreu durante um jantar com amigos, e deve-se a uma pizza sem uma fatia, que fazia lembrar uma boca aberta; assim tem origem uma personagem inspirada em Paku, uma personagem popular no Japão conhecido pelo seu apetite. A personagem e jogo tiveram o nome Puck-Man, do termo Japonês paku-paku, que significa a boca de alguém a abrir-se e fechar-se. Em 1980, a Bally comprou os direitos nos Estados Unidos; o personagem foi rebatizado Pac-Man, evitando que o nome fosse mal interpretado com o palavrão “fuck”. O jogo tornou-se famoso no ano seguinte.

No jogo os jogadores controlam Pac-Man, com o objectivo de comer todas as bolas (ou pastilhas) que se encontram espalhadas num labirinto, enquanto evitam quatro fantasmas (os Galaxians), ‘blinky’, ‘pinky’, ‘inky’ e ‘clyde’, que escapam de uma prisão. Em cada canto da área de jogo, estão pastilhas maiores que permitem ao Pac-man caçar os fantasmas, em vez de ser caçado, durante um curto período de tempo.

O jogo foi um dos mais populares, sendo o primeiro jogo de vídeo que originou um merchandising massivo, com camisetas, casacos, calças, copos de café, peluches, lençóis, cereais, jogos-de-tabuleiro, livros, e toalhas.

Fonte: Pac-Man

 

 

É isso aí, pessoal! Espero ter ajudado! Inscreva-se em meu canal para assistir e acompanhar as próximas vídeo aulas de GameMaker. Espero que gostem e compartilhem com os amigos.

Qualquer dúvida, é só deixar um comentário abaixo. Sugestões de aulas ou Tutoriais são sempre bem-vindas. ^^

Bons estudos e divirta-se!

Um forte abraço.

Diogo Pimenta

Cursou Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FATEC - São Paulo. Atualmente trabalha como Instrutor de Programação, Robótica e Games na Happy Code. Trabalha com o Desenvolvimento de Jogos 2D há alguns anos. Editor e criador do Blog Diogo Pimenta. Também curte músicas, violão e poesias. Seu jogo favorito é o Super Mario Bros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *