MÉTODO LEARN AND FUN

Aprenda a Usar e Desenvolver Jogos Educativos e Divertidos

Quero Fazer Jogos Educativos!

Você quer ser reconhecido por inovar na educação com atividades lúdicas?

É muito comum no ambiente educacional trabalharmos diversos recursos didáticos como projetor e quadro, por exemplo. Muitos já estão aí há muito tempo. Sabe o que existe em comum entre eles?

Estão alinhados e sendo utilizados no método tradicional de ensino baseado apenas em transmissão de conhecimento. Fato é que não estão mais gerando interesse nessa geração atual, ligada em tecnologia digital, internet desde cedo.  Os ditos nativos digitais.

Nesse cenário, são exigidas novas práticas e recursos didáticos que gerem interesse neste público. Você já pensou em utilizar um recurso mais lúdico e divertido, garantindo a mesma aprendizagem dos outros métodos? E ainda... os aprendizes sentindo-se interessados e felizes pelo seu trabalho realizado com a ajuda deste recurso?

Um recurso com essa proposta são os jogos educativos, seja o seu uso ou desenvolvimento dele. Você pode aprender comigo a utilizá-los e projetá-los da melhor forma e se destacar no seu meio educacional fazendo a diferença.

Eu sei que existem desafios a serem enfrentados quando se decide trabalhar com jogos educativos:

Como fazer um jogo?

É muito comum esta questão, mas o fato é que jogos já existem há muitos milênios como xadrez, gamão, resta 1, damas e vários outros. Esses jogos são do meio físico e, mesmo um jogo dessa forma (jogos analógicos), eles possuem aprendizagem e algo que pode ser trabalhado no ambiente educacional. Isso possibilita e muito você fazer seus próprios jogos com mais facilidade, sem ter noções técnicas de programação, por exemplo. Caso opte pelo digital, hoje tem ferramentas mais acessíveis para desenvolvimento desse tipo de jogo como o Scratch e o Construct 2/3.

Fazer um Jogo Educativo e Divertido

É muito comum termos jogos educativos chatos. Também muitas vezes jogos educativos que nem são educativos, tampouco divertidos. Ou que acabam em Quiz, o clichê dos jogos educativos. Esse problema mora no projeto do jogo (game design), na concepção da ideia de jogo a ser feito. Uma vez mal projetado, o desenvolvimento segue essa linha e se torna um produto chato e sem resultado de aprendizagem. Nesse sentido, existem estratégias, princípios e metodologias que podem te ajudar a conceber um jogo divertido e educativo. Uma vez bem planejado, você consegue mais resultados no final do processo.

Não Conseguir uma Aula Engajante

É muito comum insegurança ao utilizar um novo recurso didático no ambiente educacional. Desenvolvê-lo então, o desafio se torna maior ainda. O resultado final precisa gerar engajamento. Como bom planejamento no jogo, você consegue aplicar e ver os resultados. Com o teste, você percebe pontos bons e melhorias e vai aprimorando. Fique tranquilo que nenhum desenvolvedor de jogos no primeiro teste teve sucesso de imediato. Ele foi fazendo, aplicando e aprimorando até chegar à experiência desejada. O importante é se mobilizar para fazer acontecer desde já, aprendendo as melhores práticas nessa área.

Equilíbrio entre Educação e Jogos

É muito comum o jogo tender para um dos lados. Ou ele foi super divertido e educou pouco. Ou ainda: educou muito, mas é chato. O equilíbrio entre os dois elementos é essencial para que o jogo educativo tenha sucesso e é conquistado aos poucos no desenvolvimento. Uma vez bem planejado, avaliado e testado diversas vezes, o resultado final equilibra esses dois elementos fundamentais em jogos educativos.

Não sei Usar Jogos na Educação

Quais os cuidados que preciso para usar um jogo na educação? Como me preparo para utilizá-lo em minhas aulas? Como testo com alunos os meus jogos educativos? São questões que permeiam os iniciantes nesta área. O universo gamer tem linguagem e símbolos próprios e, ao se engajar neles simplesmente jogando, você vai começar a entender melhor seus aprendizes e criar uma conexão poderosa entre eles.

O Curso EDUCATIONAL GAME DEV Método L & F (Learn and Fun) ensina a usar e fazer projetos de jogos educativos de forma que o aprendiz se divirta e aprenda, com mais vontade de se engajar no aprendizado. Através do curso, você organizará o processo de projeto de jogos educativos, indo da ideia até o planejamento final, conhecendo as boas práticas, cases e formatos que você pode utilizar para uso e desenvolvimento desse tipo de jogo. Você se tornará diferenciado, promoverá uma educação mais interessante, seus usuários aprendizes e jogadores gostarão mais delas e você se destacará na educação como inovador e reconhecido no seu meio educacional.

Você deixará o status de alguém que desconhece como promover o engajamento de seus aprendizes por meio de jogos educativos, sem diferencial na metodologia de ensino-aprendizagem que utiliza e alguém que não promove o engajamento dos aprendizes. O novo status trará alguém que agora conhece as boas práticas de uso e desenvolvimento de jogos educativos. Assim, a aplicação deste jogo torne o ambiente de aprendizagem mais divertido, educativo e interessante aos seus aprendizes. Logo, será reconhecido pelo seu trabalho diferenciado na educação perante colegas e jogadores de seus jogos.

Vou me apresentar...

Meu nome é Fabiano Naspolini de Oliveira e atuo na área de jogos desde 2006, quando comecei esses estudos na faculdade. Sou formado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Especialista em Game Design e Docência para Educação Profissional, além de Mestre em Tecnologias da Informação e Comunicação. Sou professor e já fui aluno. Sei o quanto é complicado prendermos a atenção dos alunos para o ensino-aprendizagem. Também sei o quão complicado é desenvolver um jogo e, ainda mais, que ensina e divirta. Minhas primeiras tentativas foram um artigo não aceito sobre o tema em 2006 do jogo chamado Quiz Quest, mas persisti e foi minha porta de entrada neste universo dos games. Utilizei diversas vezes jogos digitais e analógicos em aulas e vi na prática resultados benéficos em termo de interesse dos alunos, aprendizagem e aceitação dessas práticas, destacando-me como alguém referência na área. Já tenho mais de 15 jogos profissionais no meu portfólio, dentre eles educativos, mas também advergames e de entretenimento, feitos para jogadores e empresas. Toda essa experiência veio dos meus estudos e do meu mestrado voltado para Tecnologias Educacionais - Jogos Educativos em uma dissertação que adaptei um método para fazer jogos divertidos e educativos. Também adquiri experiência, no passado, sendo dono de um estúdio de jogos chamado "Céu Games" e ganhamos o Prêmio Mobile Fest de Aplicativos Móveis da Claro em Primeiro Lugar com o game Sperm Race,  jogo sobre a corrida dos espermatozoides. Também trabalhei como redator do site Nintendo Blast, cuja experiência me ajudou a analisar jogos dos mais diversos do mercado. Hoje sou game designer e cuido do site Fábrica de Jogos, portal sobre desenvolvimento de jogos com canal no Youtube voltado a game designers. Meu foco está na educação dos desenvolvedores de jogos e, principalmente, game designers iniciantes ou pessoas que se interessam pela área.

Faça o Educational Game Dev, pois ele conta com:

  • Aulas em Vídeo

    São mais de 60 aulas sobre game design de jogos educativos com média de 7 minutos por vídeo.

  • Grupo de Alunos no Telegram

    Grupo Especial no Telegram de Alunos do Curso para Trocar Experiências, Ajuda e Dúvidas.

  • Suporte de Professor

    Contato Direto com o Instrutor para Sanar Dúvidas e Orientar Atividades do Curso, inclusive o seu primeiro projeto de jogo.

  • Estudos Organizados e Didáticos

    Estudo organizado para você seguir uma sequência correta – passo a passo – de aprendizagem e ganhar tempo, preparado por professor qualificado na área.

  • Seleção dos Melhores Conteúdos

    Seleção dos Melhores Conteúdos na Área, analisados e filtrados e você ganhar tempo com isso.

  • Aulas ao Vivo Online

    Participe de Temporadas de Lives sobre Temas Pertinentes e Tira Dúvidas ao vivo com alunos do curso e professor.

  • Grupo no Discord de Alunos

    Grupo Especial com Todos os Alunos dos Cursos do Fabiano no Discord para trocar materiais, ideias, formar equipes etc.

  • Modelos e Exemplos de Planejamento

    Layouts e Exemplos de High Concepts, Game Design Documents, Projetos e Planejamento de Jogos Educativos e seu uso em sala de aula para você se basear e criar os seus próprios.

  • Certificação Digital

    O curso conta com certificação digital ao final do curso oferecida ao terminar os módulos.

  • Acesso Vitalício

    Estude os seus materiais sem limitação de tempo. Pode começar os estudos e terminar quando você desejar. Você define seu cronograma de estudos.

  • Estude onde Quiser

    Você pode estudar no celular, tablet ou PC, pois a plataforma do ambiente de ensino é responsiva.

  • Oportunidade de Aprender na Prática

    O curso oferece atividades práticas para você, caso deseje, fazer o seu primeiro projeto de jogo didático, aplicando os conhecimentos vistos no curso e ainda com o acompanhamento e revisão do Fabiano.

Depoimentos de Alunos

Maria Vilela George - Florida, USA (Nov, 2019)

Fabiano, deixo aqui meu agradecimento pelo seu trabalho e profissionalismo, sempre atencioso para com o objetivo e sucesso nos projetos de seus alunos.

Parabéns por ser este plus na Educação!

Maria Vilela George - Florida, USA (Nov, 2019)
Mario Filgueira (Mario Designer)

Eu sou um dos primeiros alunos do curso do Fabiano, adquiri o curso em seu lançamento, mesmo sem estar podendo comprar o mesmo na época, o fiz por acreditar na capacidade dele, estou fazendo um TCC sobre jogos educacionais, e já trabalhei em outros dois jogos educacionais em projetos de pesquisa e extensão, e é uma área que eu gosto muito, e que enxergo como de extrema importância para o nosso país.

Não conclui o curso ainda, mas o que eu vi pude constatar o quão bacana foi a pesquisa e coleta de dados e trabalho depositado na organização do curso, sei que em meio à crise, é difícil fazer tal investimento. E seja qual for a motivação que se tenha para fazer este curso, saibam que ela será correspondida, e vai além… Pois Fabiano excluiu aquilo que não nos acrescentaria, ele já deixou tudo amarrado para compreendermos como os jogos educacionais devem ser concebidos, não importa se você é programador, game designer, pedagogo, professor, é preciso saber como fazer, o que utilizar, ter ideia do que funciona e do que não funciona. Depois que eu terminar o TCC e me formar, pretendo fazer o mestrado na mesma área, e tenho certeza que irei acessar o curso do Fabiano muito ao longo de minha jornada, como um guia, como uma bússola, como o Norte.

Mario Filgueira (Mario Designer)
Quero Fazer Jogos Educativos!

Como funciona o Método L & F - Learn and Fun?

O método Learn and Fun (L & F) usa a analogia do jogo da Amarelinha, muito conhecido por todos na educação. Exemplificando com dois amigos jogando, vemos a socialização ocorrendo, importantíssima nos jogos educativos. Tem a ida em cada casa, visitando cada assunto que aos poucos vai crescendo, construindo cada degrau. Também há a volta em cada casa para revisitar cada aprendizado revisto e relacionar com o novo da nova casa explorada. Assim, o aprendiz do curso chega ao Céu, tornando-se uma estrela brilhante ao dominar o uso e desenvolvimento de jogos educativos na constelação do ambiente educacional.



Casa 1: Conceitos e História dos Jogos Educativos


  • O que são jogos educativos e mudança de visão

  • Histórico dos Jogos Educativos

  • Diferenças entre Jogo Sério, Gamification, Brincadeira e Jogos Educativos

  • Princípios de Aprendizagem dos Jogos

  • A relação da Aprendizagem e Diversão


Casa 2: Uso de Jogos Educativos


  • O Ato de Jogar

  • Por que usar Jogos Educativos?

  • Ensino, Treinamento e Aprendizagem - Aplicação nos Jogos Educativos

  • Usando Jogos Educativos e Recomendações

  • Mercado de Jogos Educativos

  • Desafios na Aplicação de Jogos Educativos


Casa 3: Perfil dos Alunos e Jogadores


  • As Gerações Baby Boomers, X, Y e Z

  • Nativos e Imigrantes Digitais

  • Perfis de Aprendizagem de Kolb

  • Modelo VARK

  • Teoria das Inteligências Múltiplas

  • Perfis de Jogadores

  • Outros Fatores além de Generalizações


Casa 4: Desenvolvimento de Jogos Didáticos


  • Problema dos Jogos Educativos

  • O Problema está no Design dos Jogos Didáticos

  • Metodologias de Desenvolvimento de Jogos Didáticos

  • Metodologia do Curso para Desenvolver Jogos Didáticos

  • Processo de Game Design: ideia, ciclo iterativo, documentação, prototipagem, testes e avaliação

  • Implantação do Jogo Educativo na Aula


Casa 5: Análise de Jogos Educativos perante Diversão e Aprendizagem


  • Análise de 6 jogos, considerando jogos digitais e analógicos, além daqueles voltados ao entretenimento e os didáticos


Casa 6: Recursos para a Produção de Jogos Didáticos


  • Recursos Físicos

  • Licenças de Softwares

  • Projeto de jogos (Game Design) e Gestão

  • Motores de Jogos

  • Softwares para Arte e Música

  • Assets para Usar nos Jogos


Casa 7: Produção e Reflexão


  • Metodologia ou Jogos?

  • Jogos não são a Fórmula Mágica de Todos os Problemas da Educação

  • Jogos como Estratégia de Ensino-Aprendizagem em Sala de Aula

  • Gamification na Educação

  • Produzindo o seu Jogo Didático



Assista um vídeo exemplo de uma das aulas do curso:



Quero Fazer Jogos Educativos!

Adquira o seu Curso Educational Game Dev por apenas:

12 x de R$ 97,14 no cartão

À vista no boleto ou cartão por R$ 997,00


Conta com as vídeo-aulas, grupo de alunos para trocar ideias e materiais, atendimento a dúvidas e feedback das atividades e projetos, temporada de aulas ao vivo sobre temas pertinentes ao curso e tira-dúvidas e layouts e exemplos de projetos.

Garantia de 30 dias

Com o acesso ao curso, você pode avaliar e decidir se este produto é para você. Dentro deste prazo, caso decida que não o quer mais, terá o seu reembolso integral do valor.

Perguntas Mais Frequentes

O que é game design?

Game Design é o conceito, planejamento e prototipagem do jogo, ou seja, como você concebe todos os elementos do jogo (fase, inimigos, personagens, itens, recursos etc) relacionados à mecânica, narrativa, estética e tecnologia. Isso de uma forma que eles estejam integrados, coerentes e entreguem ao jogador a experiência que você deseja. Ou, de maneira simples, que você divirta o jogador do seu jogo. Nesse sentido, não é fazer ilustração, arte, programar nem nada do gênero. Sinônimos: design de games, design de jogos, projeto de jogos.

O curso tem prazo para término?

O acesso ao curso é vitalício, ou seja, não há prazo para terminar ou de acessá-lo.

O curso conta com certificação?

A plataforma conta com um certificado digital automático com o término do curso.

O curso conta com acompanhamento do professor?

Sim, existe tanto o espaço para dúvidas dentro do ambiente dentro da aula, como no mensageiro instantâneo para sanar dúvidas e receber feedback das atividades propostas.

As aulas ao vivo, tenho como ver depois?

Sim, a gravação editada ficará disponível no ambiente após o término da aula ao vivo.

Quais as formas de pagamento?

A plataforma oferece cartão de crédito à vista e parcelado (com juros) e boleto à vista. Para outras formas de pagamento, favor entrar em contato com o dono do curso via whatsapp ao final desta página de venda.

O curso é destinado para quem?

O curso é destinado para professores, estudantes com foco em jogos educativos e desenvolvedores de jogos que buscam usar e/ou projetar jogos educativos que sejam educacionais, mas também divertidos. Tanto no meio digital quanto no analógico (jogos de cartas e tabuleiro físicos).

Estudaremos softwares de desenvolvimento de jogos neste curso?

Não, o foco do curso é na concepção (projeto) de jogos, ou seja, com um olhar de game designer (projetista de games) neste processo. Também não focaremos em fazer ilustração, animações e trabalhos de designers gráficos, artistas. O grande diferencial de se fazer jogos com finalidade educativa está no game design (projeto) e não na produção em si que funciona igualmente como qualquer outro jogo.

O curso é totalmente online?

Sim, o curso é inteiramente online.

Preciso de algum conhecimento prévio para fazer o curso?

É interessante saber o básico da área de jogos ou ao menos conhecer a área como jogador. Caso não o tenha, tenho um curso gratuito bem rápido para você adquirir esses conhecimentos: Curso Conhecendo a Área de Jogos .

Quais requisitos técnicos preciso para fazer este curso?

Para assistir as aulas e realizar as atividades propostas do curso, basta ter um computador com acesso à internet e editores de texto e planilhas eletrônicas. No caso de desejar desenvolver um jogo digital, conforme o que vai produzir, vão te exigir ferramentas ou computadores específicos (fica ao seu critério), mas para acessar e fazer as aulas do curso é tranquilo.