Matrículas abertas para a Primeira Turma de 2019 até o prazo abaixo:

Game Design Cycle

Projetar Jogos com as Melhores Experiências aos Seus Jogadores

Quero Ser um Game Designer!

Quero Projetar meus Jogos, porém qual o Caminho a ser Seguido?

Quando comecei a criar meus jogos tinha alguns desafios que não conseguia vencer:

Falta de Término

É muito comum começarmos um projeto de jogo e não o terminarmos por falta de uma visão de início, meio e fim dele. Torna-se um jogo que nunca termina. Ser visionário é saber como o jogo começa e como e quando ele termina. Essa habilidade é essencial ser aprendida junto ao estabelecimento de prazos,  atividades necessárias, orçamento e riscos do seu projeto.

Falta de Planejamento

Por que planejar se tenho tudo na minha cabeça? Sem planejamento, a comunicação na equipe fica confusa, pois cada um fala do jogo de um jeito. Não há padrão. Também a ausência de foco é outro fator que ocorre, faltando estabelecer prioridades naquilo que é necessário e pertinente ao jogo. Por fim, ao não planejar, nós esquecemos fácil o que definimos.

Sem Ideias

Não consigo gerar ideias e não sou criativo são situações comuns. Mas saiba que criatividade não é um dom. É puramente técnica, estratégia aliadas a desenferrujar essa habilidade que temos fortemente quando crianças. Sem ideias, ficamos paralisados e não conseguimos sequer fazer uma proposta de jogo que possa ser lançado um dia.

Sem diversão

Os jogos têm como objetivo gerar engajamento e é necessário entender como podemos trabalhá-lo. Afinal, nossos jogadores serão os usuários dos nossos jogos. Se eles não se engajam com o jogo, vão procurar outro que proporcione isso para eles.

Falta de Relação entre Elementos

Sabe aquela história de jogo que tenho um super espião que faz tudo, mas na mecânica do jogo leva dano ao cair na água? Ou o personagem é parado por uma parede invisível na água, sendo que uma estamina poderia ser mais coerente para dar este limite? Este é um problema muito comum em quem inicia. Isso pela ausência de visão de cada um desses elementos e suas relações ao formar o jogo como um todo. Nada tem ligação com nada, falta encaixe nos elementos.

Logo, o Curso GAME DESIGN MÉTODO CYCLE ensina estratégias de planejamento do seu jogo digital, princípios e técnicas de concepção de jogos, padronizações, protótipos, refinamento e balanceamento via ciclos iterativos (ciclos). Sempre visando gerar jogos que engajem o seu público-alvo por meio de jogos digitais ou analógicos.

Você conseguirá deixar o status de alguém sem planejamento de jogo, desorganizado, sem noções de início, meio e fim dele, ausência de boas práticas para gerar jogos divertidos. Assim, será desenvolvido para alguém que entenderá os princípios de game design e saberá operacionalizar um projeto de jogo, desde a ideia até a sua concepção ao longo do processo.

Vou me apresentar...

Meu nome é Fabiano Naspolini de Oliveira e atuo na área de jogos desde 2006, quando comecei estes estudos na faculdade. Já tenho mais de 15 jogos no meu portfólio, tanto educativos, advergames quanto de entretenimento, feitos para jogadores e empresas. Toda essa experiência veio dos meus estudos, experimentos sozinho e, no passado, tive um estúdio de jogos chamado "Céu Games". Atendi clientes com jogos customizados de acordo com a necessidade deles e ganhamos o Prêmio Mobile Fest de Aplicativos Móveis da Claro em Primeiro Lugar com o game Sperm Race. Hoje sou game designer e cuido do site Fábrica de Jogos, portal sobre desenvolvimento de jogos com canal no Youtube voltado a game designers. Meu foco está na educação dos desenvolvedores de jogos e, principalmente, game designers iniciantes.

Faça o Game Design Método Cycle, pois ele conta com:

  • Mais de 100 aulas sobre game design com média de 7 minutos por vídeo;
  • Grupo Especial no Telegram de Alunos do Curso para Trocar Experiências, Ajuda e Dúvidas;
  • Contato Direto com o Instrutor para Sanar Dúvidas e Orientar Atividades a serem Feitas no Curso;
  • Estudo Organizado e Orientado sobre Game Design (Didática e Método);
  • Seleção dos Melhores Conteúdos na Área para filtrar e você ganhar tempo com isso;
  • 4 Aulas ao Vivo Sobre Temas Pertinentes e Tira Dúvidas (ficam no ambiente virtual depois disponíveis); e
  • Layouts e Exemplos de High Concepts e Game Design Documents para você se basear e criar os seus projetos.

Depoimentos de Alunos

Luís Carlos de Oliveira Jardim

Eu já tinha visto outros videos e materiais sobre Game Design. Achei um curso bem dinâmico, com muito material de leitura, além dos vídeos das aulas e dos exercícios. E este é um curso extenso (145 aulas!), que é constantemente revisto pelo Prof. Fabiano. Outro ponto forte é o fórum dos alunos para o pessoal trocar ideias, tirar dúvidas, interagir enfim. O pessoal sempre traz coisas novas que estão acontecendo. Acho que tem valido a pena o investimento feito, para quem quer conhecer realmente o Game Design.

Luís Carlos de Oliveira Jardim
Keli C. Leal da Cruz

Estou na área de jogos há algum tempo, estudando e trabalhando em projetos e posso indicar o curso com segurança. Possui uma boa estrutura e passa por todas as etapas do desenvolvimento de jogos com foco no Game Design, com ótimas referências de conteúdo, além de um excelente suporte! O Fabiano tem conhecimento pautado em literatura de qualidade e experiência prática na área, o que é perspectivável nas aulas e na consultoria que oferece. Estou satisfeita com o curso e indico para todos que querem ser Game Designers!

Keli C. Leal da Cruz
Quero Ser um Game Designer!

Quais os assuntos do Curso Game Design Cycle?

Para compreender cada etapa do curso, uso a analogia do alpinista (game designer) escalando a montanha (jogo). Primeiro se prepara, estabelece uma visão sobre o modelo da montanha, tem uma ideia de como decorrer ao escalá-la e planeja esta aventura. Depois, começa os primeiros passos para ganhar o alicerce necessário para ganhar os desafios mais altos e chegar ao topo, tendo uma visão completa de tudo abaixo.



Módulo 1: O "Alpinista" Game Designer


  • O que é game design?

  • O papel do game designer

  • Divisões do trabalho do game designer

  • Competências do game designer

  • Game designers famosos e seus trabalhos


Módulo 2: Visão da "Montanha" Jogo que irá Escalar


  • MDA Framework

  • Modelo Gameflow

  • Tétrade de Schell


Módulo 3: Ideia de Como Explorar a "Montanha" Jogo


  • Ideia e suas vertentes

  • A criatividade, ideias e processo criativo

  • Técnicas criativas

  • Geração de ideias pessoais

  • Design Thinking e ideias

  • Viabilidade de Ideia


Módulo 4: Pré-Planejamento para Escalar a "Montanha" Jogo


  • O que é e importância do High Concept?

  • Escopo ao criar um High Concept

  • Formato e Variáveis que Modificam o High Concept

  • Pensar nos jogadores no seu High Concept

  • Determinar Atividades e Tempo ao seu Projeto

  • Pensando no Custo do Projeto


Módulo 5: Prototipando a Escalada Possível da "Montanha" Jogo


  • Por que prototipar um jogo?

  • Tipos de prototipagem e materiais de uso

  • Recomendações ao prototipar jogos

  • Técnicas de prototipagem aplicadas a jogos


Módulo 6: Planejando, Registrando e Revendo Rumos na Jornada


  • O que é game design documento (GDD)?

  • Escopo e formatos ao documentar o jogo

  • Ciclo iterativo e documentação

  • Atualização, versionamento e softwares para documentação


Módulo 7: Boas Práticas de Outros "Alpinistas" de Jogos para pensar


  • Tutoriais Práticos

  • Emergência

  • Elegância

  • Escolhas Significativas

  • Lei de Hick

  • Princípio de Pareto

  • Teoria do Fluxo

  • Exploração e Descoberta

  • Objetivos Principais e Secundários

  • Progresso Visível e outros.


Módulos 8 a 9: Alicerces da Montanha "Jogo"


  • A Mecânica: estrutura e elementos da mecânica, menus, HUDs, itens, power ups e outros elementos, design de níveis, saves e outros.

  • A Narrativa: estrutura narrativa de jogo, narrativas interativas, recomendações, criação de personagens, jornada do herói, arquétipos, cinemáticas e técnicas narrativas. 


Módulos 10 a 11: Alicerces da Montanha "Jogo"


  • A Estética: abordagens em outras áreas e paralelo com jogos, jogos e arte, processo artístico, estilos de arte, recomendações de arte para jogos, art design document e outros.

  • A Tecnologia: impacto da tecnologia usada no projeto, recomendações e avaliação, technical design document.


Módulo 12: Equilibrando-se no Refinamento da "Montanha" Jogos para Chegar ao Topo


  • Qual a importância de balancear um jogo?

  • Tipos de equilíbrio

  • Técnicas de balanceamento

  • Variáveis a serem consideradas no balanceamento

  • Estratégias, teoria dos jogos e relação com o balanceamento

  • Economia em jogos e o balanceamento


Módulo 13: Buscando melhorar a Qualidade da escalada ao Topo


  • Por que testar o jogo?

  • Tipos de testes e enfoques

  • Testar jogos vai além do software

  • O playtester e a equipe de testes

  • Processo de testes e o design iterativo

  • Coleta de informações no teste

  • Gestão de erros e registro

  • Recomendações ao Realizar testes


Módulo 14: Chegado ao Topo e Descido. Hora de Avaliar a Aventura na "Montanha" Jogo


  • O que é post-mortems e sua importância?

  • Formatos e escopo

  • Recomendações ao fazer a reunião e o documento "Lições Aprendidas"



Assista um vídeo exemplo de uma das aulas do curso:



Quero Ser um Game Designer!

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Ou à vista no boleto ou cartão por  R$ 397,70.


Conta com as vídeo-aulas, grupo de alunos para trocar ideias e materiais, atendimento a dúvidas e feedback das atividades e projetos, 4 aulas ao vivo sobre temas pertinentes ao curso e tira-dúvidas e layouts e exemplos de projetos.

Garantia de 30 dias

Com o acesso ao curso, você pode avaliar e decidir se este produto é para você. Dentro deste prazo, caso decida que não o quer mais, terá o seu reembolso integral do valor.

Perguntas Mais Frequentes

  • Q.O curso é totalmente online?

    A.Sim, o curso é inteiramente online.

  • Q.O curso tem prazo para término?

    A.O acesso ao curso é vitalício, ou seja, não há prazo para terminar ou de acessá-lo.

  • Q.O curso conta com certificação?

    A.A plataforma conta com um certificado digital automático com o término do curso.

  • Q.O curso conta com acompanhamento do professor?

    A.Sim, existe tanto o espaço para dúvidas dentro do ambiente dentro da aula, como no mensageiro instantâneo para sanar dúvidas e receber feedback das atividades propostas.

  • Q.As aulas ao vivo, tenho como ver depois?

    A.Sim, a gravação editada ficará disponível no ambiente após o término da aula ao vivo.

  • Q.Quais as formas de pagamento?

    A.A plataforma oferece cartão de crédito à vista e parcelado (com juros) e boleto à vista. Para outras formas de pagamento, favor entrar em contato com o dono do curso via whatsapp ao final desta página de venda.