MÉTODO CYCLE

Aprenda a Projetar Jogos com a Melhor Experiência aos Seus Jogadores.

Quero Ser um Game Designer!

Jogo sem Game Design é mais um na Multidão de Jogos Ruins

Um jogo pode parecer divertido, mas somente pela experiência do jogador é que você descobrirá. Game Design ajuda a entender este processo. Só que Game Design muitos o chamam de fazer arte, ilustração. Não é isso. Game Design se trata de idealizar e planejar experiências que atendam aos seus jogadores. Uma vez que você se preocupa em planejá-las, pensando no público que irá jogar, você caminha para uma experiência adequada para eles e assim vem prazer, satisfação, diversão e outras sensações desejadas.

Hoje temos muito acesso a várias ferramentas de desenvolvimento que agilizaram e muito o trabalho de execução. Os motores de jogos (game engines) estão aí para provar e existem dos mais diversos tipos. Mas... ainda falta uma preocupação com decisões como: será que a arte está se comunicando com a atmosfera que o meu jogo de ação propõe? Será que as entradas do jogador estão efetivas para esse tipo de controle que escolhi para o meu jogo? Essa mecânica está sendo pouco explorada no jogo... Será mesmo necessária? Não posso abordar outra forma de métrica de sucesso sem ser pontos? As fases trazem algo único, possuem progressão de dificuldade? O que o meu jogo se difere de outros?

Enfim... são decisões e perguntas que um game designer se faz ao planejar seu jogo. Uma vez que se planeja, pensa-se nestas decisões, estuda-se as boas práticas na área e se faz vários projetos, consegue-se ganhar experiência e clareza para fazer bons jogos e terminá-los. Nisso, o game design (projeto de jogo) pode te ajudar.

Quero Projetar meus Jogos, porém qual o Caminho a ser Seguido?

Quando comecei a criar meus jogos tinha alguns desafios que não conseguia vencer:

Falta de Término

É muito comum começarmos um projeto de jogo e não o terminarmos por falta de uma visão de início, meio e fim dele. Torna-se um jogo que nunca termina. Ser visionário é saber como o jogo começa e como e quando ele termina. Essa habilidade é essencial ser aprendida junto ao estabelecimento de prazos,  atividades necessárias, orçamento e riscos do seu projeto.

Falta de Planejamento

Por que planejar se tenho tudo na minha cabeça? Sem planejamento, a comunicação na equipe fica confusa, pois cada um fala do jogo de um jeito. Não há padrão. Também a ausência de foco é outro fator que ocorre, faltando estabelecer prioridades naquilo que é necessário e pertinente ao jogo. Por fim, ao não planejar, nós esquecemos fácil o que definimos.

Sem Ideias

Não consigo gerar ideias e não sou criativo são situações comuns. Mas saiba que criatividade não é um dom. É puramente técnica, estratégia aliadas a desenferrujar essa habilidade que temos fortemente quando crianças. Sem ideias, ficamos paralisados e não conseguimos sequer fazer uma proposta de jogo que possa ser lançado um dia.

Sem diversão

Os jogos têm como objetivo gerar engajamento e é necessário entender como podemos trabalhá-lo. Afinal, nossos jogadores serão os usuários dos nossos jogos. Se eles não se engajam com o jogo, vão procurar outro que proporcione isso para eles.

Falta de Relação entre Elementos

Sabe aquela história de jogo que tenho um super espião que faz tudo, mas na mecânica do jogo leva dano ao cair na água? Ou o personagem é parado por uma parede invisível na água, sendo que uma estamina poderia ser mais coerente para dar este limite? Este é um problema muito comum em quem inicia. Isso pela ausência de visão de cada um desses elementos e suas relações ao formar o jogo como um todo. Nada tem ligação com nada, falta encaixe nos elementos.

Logo, o Curso GAME DESIGN MÉTODO CYCLE ensina estratégias de planejamento do seu jogo digital, princípios e técnicas de concepção de jogos, padronizações, protótipos, refinamento e balanceamento via ciclos iterativos (ciclos). Sempre visando gerar jogos que engajem o seu público-alvo por meio de jogos digitais ou analógicos.

Você conseguirá deixar o status de alguém sem planejamento de jogo, desorganizado, sem noções de início, meio e fim dele, ausência de boas práticas para gerar jogos divertidos. Assim, será desenvolvido para alguém que entenderá os princípios de game design e saberá operacionalizar um projeto de jogo, desde a ideia até a sua concepção ao longo do processo.

Vou me apresentar...

Meu nome é Fabiano Naspolini de Oliveira e atuo na área de jogos desde 2006, quando comecei estes estudos na faculdade. Sou formado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Especialista em Game Design e Docência para Educação Profissional, além de Mestre em Tecnologias da Informação e Comunicação. Já tenho mais de 15 jogos no meu portfólio, tanto educativos, advergames quanto de entretenimento, feitos para jogadores e empresas. Toda essa experiência veio dos meus estudos, experimentos sozinho e, no passado, tive um estúdio de jogos chamado "Céu Games". Atendi clientes com jogos customizados de acordo com a necessidade deles e ganhamos o Prêmio Mobile Fest de Aplicativos Móveis da Claro em Primeiro Lugar com o game Sperm Race. Também trabalhei como redator do site Nintendo Blast, cuja experiência me ajudou a analisar jogos dos mais diversos do mercado. Hoje sou game designer, escritor de ficção e cuido do site Fábrica de Jogos, portal sobre desenvolvimento de jogos com canal no Youtube voltado a game designers. Meu foco está na educação dos desenvolvedores de jogos e, principalmente, game designers iniciantes.

Faça o Game Design Método Cycle, pois ele conta com:

  • Aulas em Vídeo

    São mais de 100 aulas sobre game design com média de 7 minutos por vídeo.

  • Grupo de Alunos no Telegram

    Grupo Especial no Telegram de Alunos do Curso para Trocar Experiências, Ajuda e Dúvidas.

  • Suporte de Professor

    Contato Direto com o Instrutor para Sanar Dúvidas e Orientar Atividades do Curso, inclusive o seu primeiro projeto de jogo.

  • Estudos Organizados e Didáticos

    Estudo organizado para você seguir uma sequência correta – passo a passo – de aprendizagem e ganhar tempo, preparado por professor qualificado na área.

  • Seleção dos Melhores Conteúdos

    Seleção dos Melhores Conteúdos na Área, analisados e filtrados e você ganhar tempo com isso.

  • Aulas ao Vivo Online

    Participe de Temporadas de Lives sobre Temas Pertinentes e Tira Dúvidas ao vivo com alunos do curso e professor.

  • Grupo no Discord de Alunos

    Grupo Especial com Todos os Alunos dos Cursos do Fabiano no Discord para trocar materiais, ideias, formar equipes etc.

  • Modelos e Exemplos de Planejamento

    Layouts e Exemplos de High Concepts e Game Design Documents para você se basear e criar os seus projetos.

  • Certificação Digital

    O curso conta com certificação digital ao final do curso oferecida ao terminar os módulos.

  • Acesso Vitalício

    Estude os seus materiais sem limitação de tempo. Pode começar os estudos e terminar quando você desejar. Você define seu cronograma de estudos.

  • Estude onde Quiser

    Você pode estudar no celular, tablet ou PC, pois a plataforma do ambiente de ensino é responsiva.

  • Oportunidade de Aprender na Prática

    O curso oferece atividades práticas para você, caso deseje, fazer o seu primeiro projeto de jogo, aplicando os conhecimentos vistos no curso e ainda com o acompanhamento e revisão do Fabiano.

Depoimentos de Alunos

Luís Carlos de Oliveira Jardim

Eu já tinha visto outros videos e materiais sobre Game Design. Achei um curso bem dinâmico, com muito material de leitura, além dos vídeos das aulas e dos exercícios. E este é um curso extenso (145 aulas!), que é constantemente revisto pelo Prof. Fabiano. Outro ponto forte é o fórum dos alunos para o pessoal trocar ideias, tirar dúvidas, interagir enfim. O pessoal sempre traz coisas novas que estão acontecendo. Acho que tem valido a pena o investimento feito, para quem quer conhecer realmente o Game Design.

Luís Carlos de Oliveira Jardim
Keli C. Leal da Cruz

Estou na área de jogos há algum tempo, estudando e trabalhando em projetos e posso indicar o curso com segurança. Possui uma boa estrutura e passa por todas as etapas do desenvolvimento de jogos com foco no Game Design, com ótimas referências de conteúdo, além de um excelente suporte! O Fabiano tem conhecimento pautado em literatura de qualidade e experiência prática na área, o que é perspectivável nas aulas e na consultoria que oferece. Estou satisfeita com o curso e indico para todos que querem ser Game Designers!

Keli C. Leal da Cruz
Nicholas Aragão Senado

Fico muito satisfeito com curso Game Design Cycle. Realmente está superando minhas expectativas a cada módulo, os inscritos no curso tem um grupo no Telegram onde podemos sanar nossas dúvidas e interagir, a também o Fabiano que oferece todo o suporte e ajudando a todos. Indico a todos que desejam ingressar na área de games.

Nicholas Aragão Senado
Ruann Oliveira Melgaço

O curso é Game Design do Fábrica de Jogos é bastante interessante pois ele vai direto ao ponto e não se estende indevidamente nos assuntos como eu costumo ver em outros lugares. Isso o deixo muito mais intuitivo e torna o aprendizado mais simples e completo, uma vez que não perdemos o foco. O apoio prestado pelo Fabiano é excelente. Como sempre, rápido e esclarecedor. Os diversos exercícios do curso ajudam a fixar o conteúdo e a entender melhor o objetivo de cada módulo.

Ruann Oliveira Melgaço
Silvio Donizeti Marques Luiz Junior

Não sabia por onde começar a estudar sobre desenvolvimento de jogos, foi quando, após muita pesquisa na internet, que encontrei o Game Design Cycle do nosso Professor Fabiano. O curso me deu uma introdução muito boa do que é ser um desenvolvedor de jogos, abrindo a minha mentalidade sobre como ser um designer de jogos, construindo o game desde a idéia inicial, até a prototipagem e desenvolvimento do mesmo. Tudo com muito planejamento e organização, coisas que o Fabiano sempre deixou muito claras que são importantes para se atingir um objetivo!

Com uma carga horária satisfatória, aulas dinâmicas e bem explicadas, associado a uma ótima didática do Fabiano, tive um aprendizado muito satisfatório! Para todos aqueles que desejam entrar nesse mundo enorme e maravilhoso do desenvolvimento de jogos, o Game Design Cycle é uma porta e tanto de entrada. Recomendado!!!

Silvio Donizeti Marques Luiz Junior
Francisco Bruno Ribas Rabelo

Eu pensei em fazer o curso do Fabiano, porque não sabia como conceituar a diversão no meu jogo. Não sabia como ampliar e criar alternativas para ser divertido para o jogador.

Com o aprendizado do curso, agora eu já consigo escrever um projeto de jogo todo no papel antes de começar a programar e desenvolver no PC, também é obvio, porque o papel aceita qualquer coisa de qualquer jeito. O trabalho real é implementar e programar no PC.

Se você me perguntar se eu recomendo o curso, sim eu recomendo. É excelente!

Mas, analise sua situação, reveja seu contexto de vida, talvez esse resumo da minha pequena experiência, possa te inspirar ou não, para entrar nesta jornada de desenvolver jogos.

E o Fabiano está aí com o curso dele pra te ajudar. Sempre prestativo e atencioso com todos os seus alunos. Veja também os depoimentos dos outros alunos. E tire suas conclusões.

E agradeço muito o Fabiano, obrigado por ter produzido esse curso de qualidade.

Francisco Bruno Ribas Rabelo
Quero Ser um Game Designer!

Quais os assuntos do Curso Game Design Cycle?

Para compreender cada etapa do curso, uso a analogia do alpinista (game designer) escalando a montanha (jogo). Primeiro se prepara, estabelece uma visão sobre o modelo da montanha, tem uma ideia de como decorrer ao escalá-la e planeja esta aventura. Depois, começa os primeiros passos para ganhar o alicerce necessário para ganhar os desafios mais altos e chegar ao topo, tendo uma visão completa de tudo abaixo.



Módulo 1: O "Alpinista" Game Designer


  • O que é game design?

  • O papel do game designer

  • Divisões do trabalho do game designer

  • Competências do game designer

  • Game designers famosos e seus trabalhos


Módulo 2: Visão da "Montanha" Jogo que irá Escalar


  • MDA Framework

  • Modelo Gameflow

  • Tétrade de Schell


Módulo 3: Ideia de Como Explorar a "Montanha" Jogo


  • Ideia e suas vertentes

  • A criatividade, ideias e processo criativo

  • Técnicas criativas

  • Geração de ideias pessoais

  • Design Thinking e ideias

  • Viabilidade de Ideia


Módulo 4: Pré-Planejamento para Escalar a "Montanha" Jogo


  • O que é e importância do High Concept?

  • Escopo ao criar um High Concept

  • Formato e Variáveis que Modificam o High Concept

  • Pensar nos jogadores no seu High Concept

  • Determinar Atividades e Tempo ao seu Projeto

  • Pensando no Custo do Projeto


Módulo 5: Prototipando a Escalada Possível da "Montanha" Jogo


  • Por que prototipar um jogo?

  • Tipos de prototipagem e materiais de uso

  • Recomendações ao prototipar jogos

  • Técnicas de prototipagem aplicadas a jogos


Módulo 6: Planejando, Registrando e Revendo Rumos na Jornada


  • O que é game design documento (GDD)?

  • Escopo e formatos ao documentar o jogo

  • Ciclo iterativo e documentação

  • Atualização, versionamento e softwares para documentação


Módulo 7: Boas Práticas de Outros "Alpinistas" de Jogos para pensar


  • Tutoriais Práticos

  • Emergência

  • Elegância

  • Escolhas Significativas

  • Lei de Hick

  • Princípio de Pareto

  • Teoria do Fluxo

  • Exploração e Descoberta

  • Objetivos Principais e Secundários

  • Progresso Visível e outros.


Módulos 8 a 9: Alicerces da Montanha "Jogo"


  • A Mecânica: estrutura e elementos da mecânica, menus, HUDs, itens, power ups e outros elementos, design de níveis, saves e outros.

  • A Narrativa: estrutura narrativa de jogo, narrativas interativas, recomendações, criação de personagens, jornada do herói, arquétipos, cinemáticas e técnicas narrativas. 


Módulos 10 a 11: Alicerces da Montanha "Jogo"


  • A Estética: abordagens em outras áreas e paralelo com jogos, jogos e arte, processo artístico, estilos de arte, recomendações de arte para jogos, art design document e outros.

  • A Tecnologia: impacto da tecnologia usada no projeto, recomendações e avaliação, technical design document.


Módulo 12: Equilibrando-se no Refinamento da "Montanha" Jogos para Chegar ao Topo


  • Qual a importância de balancear um jogo?

  • Tipos de equilíbrio

  • Técnicas de balanceamento

  • Variáveis a serem consideradas no balanceamento

  • Estratégias, teoria dos jogos e relação com o balanceamento

  • Economia em jogos e o balanceamento


Módulo 13: Buscando melhorar a Qualidade da escalada ao Topo


  • Por que testar o jogo?

  • Tipos de testes e enfoques

  • Testar jogos vai além do software

  • O playtester e a equipe de testes

  • Processo de testes e o design iterativo

  • Coleta de informações no teste

  • Gestão de erros e registro

  • Recomendações ao Realizar testes


Módulo 14: Chegado ao Topo e Descido. Hora de Avaliar a Aventura na "Montanha" Jogo


  • O que é post-mortems e sua importância?

  • Formatos e escopo

  • Recomendações ao fazer a reunião e o documento "Lições Aprendidas"



Assista um vídeo exemplo de uma das aulas do curso:



Quero Ser um Game Designer!

Adquira o seu Curso Game Design Cycle por apenas:

12 x de R$ 58,16 no cartão

Ou à vista no boleto ou cartão por  R$ 597,00.


Conta com as vídeo-aulas, grupo de alunos para trocar ideias e materiais, atendimento a dúvidas e feedback das atividades e projetos, temporada de aulas ao vivo sobre temas pertinentes ao curso e tira-dúvidas e layouts e exemplos de projetos.

Garantia de 30 dias

Com o acesso ao curso, você pode avaliar e decidir se este produto é para você. Dentro deste prazo, caso decida que não o quer mais, terá o seu reembolso integral do valor.

Perguntas Mais Frequentes

O que é game design?

Game Design é o conceito, planejamento e prototipagem do jogo, ou seja, como você concebe todos os elementos do jogo (fase, inimigos, personagens, itens, recursos etc) relacionados à mecânica, narrativa, estética e tecnologia. Isso de uma forma que eles estejam integrados, coerentes e entreguem ao jogador a experiência que você deseja. Ou, de maneira simples, que você divirta o jogador do seu jogo. Nesse sentido, não é fazer ilustração, arte, programar nem nada do gênero. Sinônimos: design de games, design de jogos, projeto de jogos.

O curso tem prazo para término?

O acesso ao curso é vitalício, ou seja, não há prazo para terminar ou de acessá-lo.

O curso conta com certificação?

A plataforma conta com um certificado digital automático com o término do curso.

O curso conta com acompanhamento do professor?

Sim, existe tanto o espaço para dúvidas dentro do ambiente dentro da aula, como no mensageiro instantâneo para sanar dúvidas e receber feedback das atividades propostas.

As aulas ao vivo, tenho como ver depois?

Sim, a gravação editada ficará disponível no ambiente após o término da aula ao vivo.

Quais as formas de pagamento?

A plataforma oferece cartão de crédito à vista e parcelado (com juros) e boleto à vista. Para outras formas de pagamento, favor entrar em contato com o dono do curso via whatsapp ao final desta página de venda.

O curso é voltado para quem?

O curso é voltado para profissionais que desejam trabalhar como game designers (projetistas de jogos) tanto de jogos digitais quanto analógicos, mas também para aqueles que são de outras áreas do desenvolvimento de jogos (programadores, artistas…) e precisam ter noções da área de game design. Também recomendamos para pesquisadores e estudiosos do setor de games e iniciantes na área de game design.

Estudaremos softwares de desenvolvimento de jogos neste curso?

Não, o foco do curso é na concepção (projeto) de jogos, ou seja, com um olhar de game designer (projetista de games) neste processo. Também não focaremos em fazer ilustração, animações e trabalhos de designers gráficos, artistas.

O curso é totalmente online?

Sim, o curso é inteiramente online.

Preciso de algum conhecimento prévio para fazer o curso?

É interessante saber o básico da área de jogos ou ao menos conhecer a área como jogador. Caso não o tenha, tenho um curso gratuito bem rápido para você adquirir esses conhecimentos: Curso Conhecendo a Área de Jogos .

Quais requisitos técnicos preciso para fazer este curso?

Para assistir as aulas e realizar as atividades propostas do curso, basta ter um computador com acesso à internet e editores de texto e planilhas eletrônicas. No caso de desejar desenvolver um jogo digital, conforme o que vai produzir, vão te exigir ferramentas ou computadores específicos (fica ao seu critério), mas para acessar e fazer as aulas do curso é tranquilo.