MÉTODO NASPOLINI

Analisando Jogos com o Olhar de um Game Designer

Olhos de Game Designer: A Sua Forma de Jogar Não Será Mais a Mesma

Vendo como Projetista de Jogos (Game Designer)

Quando comecei a fazer meus jogos, adquiri conhecimentos técnicos que me ajudaram a vê-los como game designer. Era um caminho sem volta.

Cada game procurava pensar nas intenções do desenvolvedor de fazer daquela forma. Ao aprender mais da área, fui vendo que construía uma análise com base técnica, não em achismos. Assim, via os jogos que fazia e jogava além da visão de um jogador. Isso é fundamental para a qualidade dos meus jogos e para o meu aprendizado como desenvolvedor.

Alguns destes problemas não me permitiam ter essa visão:

Falta de Olhar de Desenvolvedor para dizer Tecnicamente a Qualidade do Game

Quando jogamos, estamos preocupados em nos divertir. Logo, pouco analisamos as intenções do desenvolvedor em criar cada elemento ou fazer daquela forma. Adquirir um olhar de desenvolvedor e treiná-lo, vai te permitir entender mais intenções deles em projetar cada elemento daquela forma e como cada um deles está integrado: fases, personagens, controles, menus, cores, fontes, HUDs, progressão de jogo, estrutura narrativa, identidade do estúdio em cada jogo e outros. Isso te ajuda a aprender mais com outros jogos, ver acertos e erros nos jogos, mas também usar o que aprende ao criar os seus próprios jogos.

Falta de Conhecimento Técnico na Área de Jogos

É normal desconhecermos questões de desenvolvimento de boas mecânicas de jogos, narrativas, arte e outros elementos essenciais ao jogo. Entender alguns princípios técnicos e boas práticas da área de jogos vão te ajudar a ter base para emitir opiniões técnicas, não achismos. Isso vai desde um controle fluído e adequado para crianças em um jogo de plataforma ou até a falta de feedback sobre danos causados em um chefão. Não sei onde devo acertá-lo para causar dano, pois não tem algo visual ou sonoro me avisando, por exemplo. Ou seja, os pontos bons e as melhorias que podem ser feitas.

Desconhece os Tipos de Jogadores e quais Jogos mais Curtem

Muitos jogos que você não gosta como jogador, podem não ser ruins. Mas apenas um tipo de jogo que você não curte. Enxergar como o jogador daquele game é fundamental ao desenvolvedor, pois a análise vai considerar o que aquele tipo de jogador curte para se divertir em um jogo. Entender isso, faz você se distanciar do jogo e avaliá-lo como um desenvolvedor que faz um jogo para alguém poder se divertir. Entender dessa forma, você emite opiniões que visem o melhor jogo ao jogador daquele game em específico, não o que é melhor para você como jogador. Já fiz jogos de tabuleiro que nunca jogaria por ser educativo e para a área da saúde (sou de informática), mas tive que entrar na cabeça desse tipo de jogador para entender o que ele gostava.

Assim, o curso Game Designer's Eye tem como objetivo te fazer analisar os jogos como um desenvolvedor. Isto principalmente nas decisões do Projetista de Jogos (ou Game Designer), pois ele é o responsável por planejar uma experiência divertida e interessante de game aos jogadores. Logo, você terá um olhar mais analítico sobre o que joga e desenvolve perante a parte técnica. Aqui, o foco é ter acesso a boas práticas para te ajudar a analisar um jogo e perceber se está bom ou não ao jogador do game e justificar tecnicamente o motivo.

Você deixará de jogar como jogador apenas que recebe tudo o que o game oferece, sem questionar os motivos de ser construído assim. Vai sair daquela análise rasa de jogo legal, muito bom... para mudar o status de alguém que analisa como desenvolvedor. Vai entender o que o jogo proporciona, quem joga, os motivos técnicos das muitas decisões tomadas pelo game designer na construção do jogo, além de sugerir melhorias para ele, fazendo uma análise crítica do jogo que está consumindo. Ganhará o Olhar de um Game Designer, não mais de um jogador apenas.

O Game Designer's Eye Método Naspolini te ajuda em:

  • Analisar o contexto que o jogo foi desenvolvido perante seus elementos básicos, desenvolvedores, tipo de jogo, plataformas e outros
  • Entender o público-alvo do jogo a ser analisado, suas preferências e os comportamentos humanos que influenciam o jogador
  • Conhecer boas práticas de interfaces, ergonomia e usabilidade que fazem o jogo ser agradável ao jogador
  • Saber boas práticas de mecânicas, level design, narrativas, estética, áudio que ajudam o jogo a ser mais atrativo ao jogador
  • Perceber elementos do desenvolvimento de um jogo ao analisar ou testar os jogos que joga com olhar de game designer
  • Explorar elementos do jogo, além daqueles inerentes ao desenvolvimento do jogo como documentações, post-mortems e outros
  • Escrever análises de jogos que possuem embasamento técnico nos seus argumentos defendidos

Vou me apresentar...

Meu nome é Fabiano Naspolini de Oliveira e atuo na área de jogos desde 2006, quando comecei estes estudos na faculdade. Sou formado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Especialista em Game Design e Docência para Educação Profissional, além de Mestre em Tecnologias da Informação e Comunicação. Já tenho mais de 15 jogos no meu portfólio, tanto educativos, advergames quanto de entretenimento, feitos para jogadores e empresas. Recentemente lancei meu jogo no Steam, o Born Race. Toda essa experiência veio dos meus estudos, experimentos sozinho e, no passado, tive um estúdio de jogos chamado "Céu Games". Atendi clientes com jogos customizados de acordo com a necessidade deles e ganhamos o Prêmio Mobile Fest de Aplicativos Móveis da Claro em Primeiro Lugar com o game Sperm Race. Também trabalhei como redator do site Nintendo Blast, cuja experiência me ajudou a analisar jogos dos mais diversos do mercado. Hoje sou game designer, escritor de ficção e cuido do site Fábrica de Jogos, portal sobre desenvolvimento de jogos com canal no Youtube voltado a game designers. Meu foco está na educação dos desenvolvedores de jogos e, principalmente, game designers iniciantes.

Faça o Game Designer's Eye Método Naspolini, pois conta com:

  • Aulas em Vídeo

    São mais de 100 aulas sobre game design com média de 7 minutos por vídeo.

  • Suporte de Professor

    Contato Direto com o Instrutor para Sanar Dúvidas e Orientar Atividades do Curso via grupo de alunos no Telegram e ambiente do curso.

  • Estudos Organizados e Didáticos

    Estudo organizado para você seguir uma sequência correta – passo a passo – de aprendizagem e ganhar tempo, preparado por professor qualificado na área.

  • Seleção dos Melhores Conteúdos

    Seleção dos Melhores Conteúdos na Área, analisados e filtrados e você ganhar tempo com isso.

  • Certificação Digital

    O curso conta com certificação digital ao final do curso oferecida ao terminar os módulos.

  • Acesso Vitalício

    Estude os seus materiais sem limitação de tempo. Pode começar os estudos e terminar quando você desejar. Você define seu cronograma de estudos.

  • Estude onde Quiser

    Você pode estudar no celular, tablet ou PC, pois a plataforma do ambiente de ensino é responsiva.

  • Oportunidade de Aprender na Prática

    O curso oferece atividades práticas para você analisar jogos.

Quais os assuntos do Curso Game Designer's Eye?

Para compreender cada etapa do curso, uso a analogia do ambiente de jogo. Ao analisarmos o game, precisamos ver internamente os componentes do jogo, mas também entender o entorno dele com os jogadores, ambiente que foi criado, percepções do público geral, boas práticas entre outros fatores. Afinal, o jogo foi construído para vários jogadores e o contexto de jogar conta também muito na análise. Ao longo do curso, vamos colocar um foco em cada elemento, mas entendendo que eles são integrados e formam um todo como esta imagem.



Módulo 1:  Entendendo a Análise de Jogos


  • Por que observar um jogo como game designer?

  • Objetivos e Tipos de Análises

  • O Contexto de Jogo na Análise

  • Modelos de Análise

  • Modelo de Análise do Curso


Módulo 2: Conhecendo o Universo do Jogo


  • Jogar como um game designer: recomendações

  • Dentro do Jogo e Equipe de Desenvolvimento

  • Tipo de Jogo, Contexto Tecnológico e Sócio-Histórico

  • Contexto Econômico, Público-alvo e Outras Mídias

  • Visão Geral do Jogo: elementos formais, número de jogadores, história, universo, experiência e comunidades

  • Estudo de Caso de Jogo Nacional


Módulo 3: O Jogador


  • Expectativas dos Jogadores

  • Motivações Internas e Externas

  • Fatores Humanos dos Jogadores

  • Modelos de Perfis de Jogadores

  • Demografia e Outras Características dos Jogadores

  • Estudo de Caso de Jogo Nacional


Módulo 4: Mecânicas de Jogo


  • Elementos e Core Mechanic

  • Tipos de Mecânicas

  • Elementos que Estruturam o Jogo perante Mecânica

  • Desafios e Puzzles

  • Mecânicas e Tipos de Jogadores

  • Inventários, Itens e Power Ups

  • Inimigos e Chefões

  • Câmeras de Jogo

  • Controles

  • Estudo de Caso de Jogo Nacional


Módulo 5: Balanceamento e Level Design


  • Elementos do Balanceamento

  • Tipos de Equilíbrio

  • Sistemas de Jogo

  • Estrutura e Estilos de Níveis

  • Princípios de Level Design

  • Tipos de Jogos e Level Design

  • Estudo de Caso de Jogo Nacional


Módulo 6: Design de Interação, Interfaces e Game Feel


  • Variações de Interfaces

  • Interfaces em Jogos

  • Termos Básicos de Design de Interação: Ergonomia, Usabilidade...

  • Critérios Ergonômicos

  • Game Feel: Conceito e Princípios

  • Estudo de Caso de Jogo Nacional


Módulo 7: Elementos Extras da Gameplay


  • Modos de Jogo

  • Saves

  • Sidequests

  • Outros Tipos de Jogos fora do Entretenimento e Considerações


Módulo 8: Elementos Dramáticos


  • Qual o peso da narrativa no jogo?

  • Estrutura Base de Narrativas para Jogos

  • Jornada do Herói

  • Tipos de Linearidade nos Jogos

  • Personagens e Arquétipos

  • Caracterização de Personagens

  • Diálogos

  • Cinemáticas e seus elementos

  • Level Design e Narrativa

  • Estudo de Caso de Jogo Nacional


Módulo 9: Elementos Artísticos


  • Princípios Básicos do Design Gráfico

  • Elementos do Design Gráfico: Cores, Formas, Ponto Focal, Fonte, Ilustração, Animação...

  • Menus e HUDs

  • Botões e Ícones

  • Áudio e Recomendações

  • Estudo de Caso de Jogo Nacional


Módulo 10: Análise Documental Game Dev e Estruturando Escrita da Análise


  • Análise Documental do Jogo

  • Engenharia Reversa

  • Escrita de uma Análise

  • Formatos de Análise: Científico, Artigo de Site e Vídeo

E não só isso. O curso também conta com bônus especiais:

Exemplos de Análises de Jogos Nacionais

Ao longo do curso, faço análises de jogos nacionais para você conhecer estes jogos, mas também aprender os conteúdos vistos no curso.

PS: O Born Race aqui é meu jogo e está só representando os jogos nacionais. Faço os estudos de caso com outros jogos, mas cito meus jogos como exemplos pelas aulas.

Grupos de Alunos no Telegram e no Discord

O curso te dá o acesso ao grupo de alunos do curso no Telegram onde te permite participar e trocar ideias comigo e com os alunos do curso. Também há um canal no Telegram para avisos importantes e promoções exclusivas para alunos. No Discord, há um canal que reúne todos os alunos dos cursos do Fábrica para trocar projetos, ideias, trocar conteúdos e outros.

Temporadas de Lives Exclusivas somente para Alunos

De tempos em tempos, os alunos são avisados nos grupos de lives exclusivas dos cursos, além de lives para todos os alunos do Fábrica de Jogos. Você pode participar de todas elas e são tratados temas relacionados ao curso, mas que vão além do conteúdo já trabalhado. O acesso é disponibilizado no grupo e elas ficam disponíveis também para serem assistidas depois.

Conheça Estudantes que Meus Cursos Já os Ajudaram:


Assista um vídeo exemplo de uma das aulas do curso:



Adquira o seu Curso Game Designer's Eye por apenas:

12 x de R$ 49,70 no cartão

Ou à vista no boleto ou cartão por  R$ 497,00.


Conta com as vídeo-aulas, grupo de alunos para trocar ideias e materiais, atendimento a dúvidas e feedback das atividades, temporada de aulas ao vivo sobre temas pertinentes ao curso e tira-dúvidas e outros bônus previstos nesta página.

Garantia de 30 dias

Com o acesso ao curso, você pode avaliar e decidir se este produto é para você. Dentro deste prazo, caso decida que não o quer mais, terá o seu reembolso integral do valor.

Perguntas Mais Frequentes

O que é game design?

Game Design é o conceito, planejamento e prototipagem do jogo, ou seja, como você concebe todos os elementos do jogo (fase, inimigos, personagens, itens, recursos etc) relacionados à mecânica, narrativa, estética e tecnologia. Isso de uma forma que eles estejam integrados, coerentes e entreguem ao jogador a experiência que você deseja. Ou, de maneira simples, que você divirta o jogador do seu jogo. Nesse sentido, não é fazer ilustração, arte, programar nem nada do gênero. Sinônimos: design de games, design de jogos, projeto de jogos.

O curso tem prazo para término?

O acesso ao curso é vitalício, ou seja, não há prazo para terminar ou de acessá-lo.

O curso conta com certificação?

A plataforma conta com um certificado digital automático com o término do curso.

O curso conta com acompanhamento do professor?

Sim, existe tanto o espaço para dúvidas dentro do ambiente dentro da aula, como no mensageiro instantâneo para sanar dúvidas e receber feedback das atividades propostas.

As aulas ao vivo, tenho como ver depois?

Sim, a gravação editada ficará disponível no ambiente após o término da aula ao vivo.

Quais as formas de pagamento?

A plataforma oferece cartão de crédito à vista e parcelado (com juros) e boleto à vista. Para outras formas de pagamento, favor entrar em contato com o dono do curso via whatsapp ao final desta página de venda.

O curso é voltado para quem?

O curso é voltado para profissionais que desejam trabalhar como game designers (projetistas de jogos) tanto de jogos digitais quanto analógicos, mas também para aqueles que são de outras áreas do desenvolvimento de jogos (programadores, artistas…) e precisam ter noções da área de game design. Também recomendamos para pesquisadores e estudiosos do setor de games e iniciantes na área de game design.

Estudaremos softwares de desenvolvimento de jogos neste curso?

Não, o foco do curso é na concepção (projeto) de jogos, ou seja, com um olhar de game designer (projetista de games) neste processo. Também não focaremos em fazer ilustração, animações e trabalhos de designers gráficos, artistas.

O curso é totalmente online?

Sim, o curso é inteiramente online.

Preciso de algum conhecimento prévio para fazer o curso?

É interessante saber o básico da área de jogos ou ao menos conhecer a área como jogador. Caso não o tenha, tenho um curso gratuito bem rápido para você adquirir esses conhecimentos: Curso Conhecendo a Área de Jogos .

Quais requisitos técnicos preciso para fazer este curso?

Para assistir as aulas e realizar as atividades propostas do curso, basta ter um computador com acesso à internet e editores de texto e planilhas eletrônicas. No caso de desejar desenvolver um jogo digital, conforme o que vai produzir, vão te exigir ferramentas ou computadores específicos (fica ao seu critério), mas para acessar e fazer as aulas do curso é tranquilo.

Em quanto tempo tenho acesso?

Com o pagamento no cartão de crédito ou pix, o acesso é imediato no seu e-mail cadastrado e sem prazo de término do curso. Você faz sua agenda de estudos. No pagamento via boleto, é necessário compensar o pagamento dele no banco. Assim que o banco confirmar o pagamento, automaticamente vai para o seu e-mail cadastrado o acesso. Também sem prazo de término do curso. Caso tenha algum problema com acesso, só contatar pelo e-mail fabiano[email protected] ou no telefone que consta no rodapé da página.

CNPJ: 33.873.890/0001-03

Dúvidas: