Dando um START na Área de Jogos

Descubra qual área seguir e trilhe um caminho mais sólido no desenvolvimento de jogos.

Quero Atuar no Desenvolvimento de Jogos, mas... Por onde começo?

São perguntas comuns dos iniciantes na área de jogos:

  • O que preciso para saber se tenho perfil para trabalhar com jogos?
  • Como descubro quais profissões no desenvolvimento tenho mais aptidão?
  • Como posso estudar e me aprimorar para ser um desenvolvedor de jogos melhor?
  • Empreendedor de jogos ou colaborador de um estúdio de games?
  • Como iniciar o meu portfólio de jogos?
  • E outros questionamentos, focando depois no game design.

Logo, o "Game Dev First" traz reflexões, caminhos e práticas que vão te ajudar nesse jornada para sanar essas dúvidas. Você conseguirá entender melhor como deve proceder e como buscar a sua área de jogos de interesse para atuar. Assim, você vai mais orientado para começar os estudos e esforços para se tornar um desenvolvedor de jogos de fato no futuro.

Vou me apresentar...

Meu nome é Fabiano Naspolini de Oliveira e atuo na área de jogos desde 2006, quando comecei estes estudos na faculdade. Sou formado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Especialista em Game Design e Docência para Educação Profissional, além de Mestre em Tecnologias da Informação e Comunicação. Já tenho mais de 15 jogos no meu portfólio, tanto educativos, advergames quanto de entretenimento, feitos para jogadores e empresas. Toda essa experiência veio dos meus estudos, experimentos sozinho e, no passado, tive um estúdio de jogos chamado "Céu Games". Atendi clientes com jogos customizados de acordo com a necessidade deles e ganhamos o Prêmio Mobile Fest de Aplicativos Móveis da Claro em Primeiro Lugar com o game Sperm Race. Também trabalhei como redator do site Nintendo Blast, cuja experiência me ajudou a analisar jogos dos mais diversos do mercado. Hoje sou game designer e cuido do site Fábrica de Jogos, portal sobre desenvolvimento de jogos com canal no Youtube voltado a game designers. Meu foco está na educação dos desenvolvedores de jogos e, principalmente, game designers iniciantes.

Quais os assuntos tratados no Game Dev First?


  • Qual tua motivação em trabalhar com jogos?
  • O que você gosta de fazer, tem vocação e vai te trazer dinheiro?
  • Qual área seguir no desenvolvimento de jogos e como descubro qual é a minha?
  • Qual caminho seguir? Faculdade, cursos ou autodidata? Cuidados na escolha.
  • Qual sua forma de aprender melhor e mais efetiva?
  • Cuidados pessoais relacionados a foco, metas, procrastinação, paciência...
  • Quais cuidados ao formar portfólio de jogos?
  • Empreender ou ser colaborador de uma empresa de games (no Brasil ou fora do país)?
  • Questões básicas, caso opte em ser um game designer: criatividade, liderança, multidisciplinar, organização...
  • Alguns Princípios de Game Design para Seus Jogos
  • Noções do Processo de Game Design

Ouça uma parte do Audio Book junto ao Game Dev First onde falo sobre começar com projetos menores:


O Game Dev First conta com:


  • Módulo "18 Princípios para ser um Ótimo Game Designer" (em vídeo).
  • Audio Book Completo (um único arquivo) em MP3 sanando todas as dúvidas do iniciante na área e no game design.
  • Audio Book dividido em 31 Capítulos (cada capítulo, um arquivo) em MP3 para facilitar o tema e dúvida na hora de ouvir.
  • Acesso ao Grupo VIP no Facebook "Game Dev First" para apoio de alunos e professor e sanar dúvidas.
  • Bônus: Mapa Passo a Passo para Como Seguir na Área de Jogos
  • Bônus: Módulos "O Segredo dos Projetos de Games Viciantes" em vídeo

Veja um dos vídeos do Bônus onde explico sobre o Atributo "Saber Captar, Compartilhar e Aproveitar as Ideias":


Adquira o seu Game Dev First por apenas:

De R$ 197,00 por


12 x de R$ 9,70 no cartão

Ou à vista no boleto ou cartão por apenas R$ 97.


Conta com o Audio Book, vídeos 18 Atributos para ser um Ótimo Game Designer, Entrada em Grupo VIP no Facebook dos Alunos e acesso aos bônus e materiais descritos nesta página.

Garantia de 30 dias

Com o acesso ao audio book, você pode avaliar e decidir se este produto é para você. Dentro deste prazo, caso decida que não o quer mais, terá o seu reembolso integral do valor.

Perguntas mais frequentes:

O que é game design?

Game Design é o conceito, planejamento e prototipagem do jogo, ou seja, como você concebe todos os elementos do jogo (fase, inimigos, personagens, itens, recursos etc) relacionados à mecânica, narrativa, estética e tecnologia. Isso de uma forma que eles estejam integrados, coerentes e entreguem ao jogador a experiência que você deseja. Ou, de maneira simples, que você divirta o jogador do seu jogo. Nesse sentido, não é fazer ilustração, arte, programar nem nada do gênero. Sinônimos: design de games, design de jogos, projeto de jogos.

Por que somente 97 reais?

Este é um preço promocional a você que busca iniciar na área. Por tê-lo baixado, certamente deseja muito iniciar na área de jogos, tem este interesse. Por isso este incentivo nesta condição mais que especial para você. Não quero que o valor seja uma barreira inicial para você começar a trilhar o seu caminho nessa área.

Será que isso é para mim?

Se você busca iniciar na área de jogos, fazer o jogo dos seus sonhos, saber um caminho mais rápido para atingir este objetivo e trabalhar com o que gosta, este curso é para você, tanto game designer iniciante como de outras áreas como programação, artes e áudio. Algumas orientações são específicas ao game designer, mas outras servem para esses profissionais também da área de produção de games tranquilamente.

Em quanto tempo tenho acesso?

Com o pagamento no cartão de crédito ou pix, o acesso é imediato no seu e-mail cadastrado e sem prazo de término do curso. Você faz sua agenda de estudos. No pagamento via boleto, é necessário compensar o pagamento dele no banco. Assim que o banco confirmar o pagamento, automaticamente vai para o seu e-mail cadastrado o acesso. Também sem prazo de término do curso. Caso tenha algum problema com acesso, só contatar pelo e-mail [email protected] ou no telefone que consta no rodapé da página.