MÉTODO FÁBRICA DE JOGOS

Desenvolva Games Profissionais que Vendem e Inicie seu Sonho de Trabalhar com Jogos

Um desenvolvedor que não se preocupa com gestão, processo e vendas, está fadado a caminhar por um caminho difícil e sem crescimento.


(isso se conseguir lançar o game)

Será que do jeito que você faz hoje, consegue ter o seu jogo lançado e gerando grana para você?

É bem comum, quando iniciamos na área de jogos, pensarmos muito na execução do jogo e nos esquecermos de etapas que toda a empresa se preocupa como a gestão, o processo e o marketing.

Eu mesmo pensei muito assim e vi que:

  • começava jogos que eram maiores que minha capacidade e não tinham fim;
  • faltavam objetivos claros para fazer a empresa crescer e boa gestão do dinheiro;
  • ou que não davam retorno financeiro e dinheiro é energia para uma empresa. Sem ele, a empresa não cresce, você não se paga e acaba desistindo para fazer outra ocupação que lhe dá grana.

Afinal, é chato fazer outras atividades não ligadas à produção do jogo.

Isso comparado a realizar a programação, arte, game design e áudio dele realmente pode desinteressar, não é mesmo? Planejamento, orçamento, divulgação e vendas do jogo, cronograma, organização, tempo não são assuntos dos mais interessantes aos que ingressam na área de jogos. Pouco também é falado deste assunto na nossa área.

Mas sabia que é essencial entender desses assuntos para ter um jogo de sucesso?

Ou melhor: para que consiga terminar o seu jogo? Ou ainda: para que consiga ganhar a energia dinheiro e poder fazer crescer a sua empresa e você, junto com ela? Ou, por último, atingir seus objetivos e metas, fazer investimentos, aumentar a produtividade e reduzir riscos para que seu desenvolvimento de jogos se mantenha em pé? Afinal, eu acredito que você quer ver seu jogo terminado, vendendo e que haja jogadores para o jogar, certo?

Várias são as situações que podem te dificultar neste caminho.

Desde crenças, problemas ou até mesmo formas complicadas demais de aplicar tudo isso na prática. O que mais tem no mercado são formas complicadas de aprender tudo isso adaptado à realidade do desenvolvedor independente brasileiro que está começando. Mas eu tenho como te ajudar.

Mas você pode estar pensando: isso é para os grandes desenvolvedores, não é para mim, game dev independente e com equipe pequena.

Ou pode pensar:

  • mas eu estou começando, não sou uma empresa grande, eu não preciso de organização;
  • basta colocar no site de vendas que logo a galera vai comprar o meu game;
  • sou somente eu trabalhando aqui e eu não tenho custo para mim. Trabalho de graça;
  • não é possível começar como pequeno. Você precisa de grandes investimentos e ferramentas caras;
  • ou planejar é perda de tempo....

Vamos então a alguns dados mais antigos e atuais.

Sabia que, na Tecnologia da Informação – jogos se incluem nessa - , 31% de todos os projetos são cancelados antes de terminar? E 88% dos projetos ultrapassam o prazo definido, o gasto previsto ou os dois? (Fonte: Xavier, Carlos Magno da Silva. Gerenciamento de Projetos. São Paulo: Saraiva, 2009).

Também sabia que pela perda de foco em mais de um projeto, caso tenha apenas 2 ao mesmo tempo, você perde 20% de produtividade? Isso só se agrava quanto mais produtos ao mesmo tempo tiver (Fonte: Sutherland, Jeff. Scrum. Rio de Janeiro: Sextante. 2019).

Você sabe que a nossa indústria nacional de jogos já conta com 375 empresas? 61,8% contam com faturamento até 81 mil reais e o restante já fatura acima deste valor? Que apesar da grande parte das empresas serem microempresas, foi possível perceber número crescente de empresas mais estabelecidas no Brasil?

Com tudo isso, podemos perceber algumas coisas:

  • Temos um mercado em crescimento que vem demonstrando maturidade financeira e organizacional, mesmo em porte menor de empresa e com autônomos;
  • Falta de planejamento gera perda de dinheiro e cancelamento de jogos;
  • Ter muitos projetos é bom, mas sem foco e capacidade de atender esta demanda de maneira planejada e organizada, gera perda de produtividade;
  • Você pode começar pequeno como microempresa como os desenvolvedores nacionais o fazem. Depois, pode evoluir e fazer crescer o negócio com mais investimentos. Certamente eles trabalham com o mínimo necessário e não precisaram de grandes investimentos e ferramentas caras para iniciar.

Quando se preocupa com gestão, processo, financeiro e vendas, faz-se da maneira correta, de maneira rápida, produtiva e esses problemas são minimizados e o jogo é lançado com mais assertividade em todos os aspectos.

O que falta é método de trabalho organizado, claro, rápido e o mais simples possível. E o mais importante: focado em resultados traduzidos em vendas.


Nisso, este curso pode te ajudar:

O Curso INDIE GAME DEV Método Fábrica de Jogos ensina a gestão, processo e marketing para desenvolvimento de jogos em equipes pequenas e negócios de menor porte. Próprio para desenvolvedores de jogos independentes. Tem com base três pilares: Gestão (Administrativo-Financeiro), Marketing e Produção. Serão vistas boas práticas de gestão, marketing e produção, seguindo o processo de pré-produção, produção e pós-produção de um game, aliado a ferramentas de baixo custo próprias a um iniciante no seu empreendimento. Você vai deixar o status de alguém desorganizado, sem foco, desperdiça dinheiro, não consegue terminar seus projetos, perde tempo com tarefas desnecessárias, cria projetos grandes demais, desconhece o processo de produção, não sabe vender o seu jogo e trazer dinheiro para reinvestimentos para o negócio. O objetivo é te trazer uma nova oportunidade, a um status de alguém focado, organizado, que tem clareza na proposta de jogo que deseja criar, gerencia o tempo, custo e escopo necessário, vende seus produtos com estratégias de marketing digital, gerencia seu dinheiro para investimento futuro, manutenção e crescimento da sua empresa. Tudo isso com formas e ferramentas que ajudem você e sua equipe a fazerem jogos ótimos e que sejam lançados aos seus jogadores, formando uma cadeia produtiva de jogos no mercado.

Vou me apresentar...

Meu nome é Fabiano Naspolini de Oliveira e atuo na área de jogos desde 2006, quando comecei estes estudos na faculdade. Sou formado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Especialista em Game Design e Docência para Educação Profissional, além de Mestre em Tecnologias da Informação e Comunicação. Já tenho mais de 15 jogos no meu portfólio, tanto educativos, advergames quanto de entretenimento, feitos para jogadores e empresas. Toda essa experiência veio dos meus estudos, experimentos sozinho e, no passado, tive um estúdio de jogos chamado "Céu Games". Nunca consegui ser somente game designer, tendo sempre que assumir a liderança e gestão do processo do meu estúdio de games como produtor de games também. Tínhamos equipe pequena - tivemos de 3 a 5 pessoas envolvidas em nossos projetos e terceirizados, além de cuidar do financeiro, das vendas e gestão administrativa do negócio. Era necessário organizar a casa para fazer todos falarem o mesmo idioma e não era fácil. Organizar com base na gestão, marketing e produção com clareza me ajudou a conseguir clientes, conseguir receita, fazer os jogos e entregar aos clientes produtos que os satisfizessem. Atendi clientes no estúdio com jogos customizados de acordo com a necessidade deles como Jovem Pan Joinville, Nextel Brasil, Univille, Saint Gobain e outras demandas. Ganhamos o Prêmio Mobile Fest de Aplicativos Móveis da Claro em Primeiro Lugar com o game Sperm Race. Também trabalhei como redator do site Nintendo Blast, cuja experiência me ajudou a analisar jogos dos mais diversos do mercado. Hoje sou game designer, escritor de ficção e cuido do site Fábrica de Jogos, portal sobre desenvolvimento de jogos com canal no Youtube voltado a game designers. Meu foco está na educação dos desenvolvedores de jogos e, principalmente, game designers iniciantes, atualmente fazendo jogos independentes para PC e venda no portal Steam.

Faça o Indie Game Dev, pois ele conta com:

  • Aulas em Vídeo

    Mais de 100 aulas sobre gestão de projetos, SCRUM, produção de jogos na prática e boas práticas em game design com média de 7 minutos por vídeo.

  • Suporte de Professor

    Contato Direto com o Instrutor para Sanar Dúvidas e Orientar Atividades do Curso, inclusive o seu primeiro projeto de jogo.

  • Estudos Organizados e Didáticos

    Estudo organizado para você seguir uma sequência correta – passo a passo – de aprendizagem e ganhar tempo, preparado por professor qualificado na área.

  • Seleção dos Melhores Conteúdos

    Seleção dos Melhores Conteúdos na Área, analisados e filtrados e você ganhar tempo com isso.

  • Certificação Digital

    O curso conta com certificação digital ao final do curso oferecida ao terminar os módulos.

  • Acesso Vitalício

    Estude os seus materiais sem limitação de tempo. Pode começar os estudos e terminar quando você desejar. Você define seu cronograma de estudos.

  • Estude onde Quiser

    Você pode estudar no celular, tablet ou PC, pois a plataforma do ambiente de ensino é responsiva.

  • Método Próprio e Aprender na Prática

    O meu método conta com mais de 10 anos da minha experiência como produtor e game designer. Você o aprenderá e o colocará em prática em seu jogo.

Como funciona o Método Fábrica de Jogos?

O método Fábrica de Jogos usa a analogia de mesmo nome: uma Fábrica de Jogos. Nesta Fábrica, precisamos primeiro entender como ela pode operar e o porquê de sua existência, entendendo em cada etapa as preocupações em torno da gestão, marketing e produção. Primeiro, entendemos a prática da Pré-Produção, tanto de ferramentas para nos ajudar como princípios e recomendações para ter uma boa visão geral do jogo e conseguir executá-lo com firmeza os três pilares de gestão, marketing e produção. Depois, a produção dele se inicia, visando ciclos iterativos SCRUM e integrando com outras ferramentas e recomendações visando desde cedo os três pilares também. Ao término dos ciclos, o jogo está pronto e chega o momento da prática da pós-produção, onde o produto sai da Fábrica de Jogos para o mercado. Ao término do processo, configurando o processo como em um computador, pode-se fazer melhorias nele e recomendações para você poder aprimorar a sua Fábrica de Jogos e as relações com pessoas envolvidas no processo (stakeholders).



Etapa 1: Básico da Área do Indie Game Dev - Contexto


  • O que é Projeto e o que não é? Por que Fazer Projetos e Gestão deles?

  • Por que Fazer Projetos e Gestão deles?

  • Ciclo de Vida de um Projeto e de Jogos

  • Papéis no Desenvolvimento de Jogos: Produtor e Game Designer

  • Alguns Modelos de Gestão de Projetos

  • Cenário do Desenvolvimento Independente no Exterior e no Brasil


Etapa 1: Básico da Área do Indie Game Dev - O Indie Game Developer


  • Autoconhecimento: Por que ter e como fazer?

  • Inteligência Emocional (QE) e QI: O que influencia no meu trabalho?

  • Testes de Personalidade: Quem sou eu no trabalho?

  • Organizando o Ambiente de Trabalho e sendo Produtivo

  • Objetivos e Metas Pessoais

  • A estratégia do 1 ano em 12 semanas

  • Gestão do Tempo Pessoal

  • Comportamentos do Empreendedor


Etapa 2: Metodologia Ágil SCRUM


  • O que é Metodologia ágil?

  • O que é SCRUM e uso em produção de games

  • Visão Geral da SCRUM e Etapas

  • Exemplo de Aplicação Inicial da SCRUM em Games

  • Cuidados ao Aplicar SCRUM em Games


Etapa 3: Fazendo o seu Jogo: Pré-Produção - Operacional


  • Ideia do Jogo e Referências via Benchmarking

  • High Concept e contato com Scrum Master e Owner

  • Estórias e Product Backlog

  • Priorizar, Orçar e Marcos (12 semanas)

  • Tempo Pessoal e Tempo do Projeto

  • Painel SCRUM e Gráfico Burndown

  • Organizando a Casa para Tudo

  • Protótipo de Validação e Testes e Execução Prévios


Etapa 3: Fazendo o seu Jogo: Pré-Produção - Marketing


  • Preço: Variações e Percepção de Valor

  • Ponto de Venda: Tipos e Distribuição

  • Produto: Variações, Diferencial, Retenção de Jogador

  • Produto: Monetização - Conceito, Tipos, Compras Internas e Propagandas

  • Promoção: Idioma, Estratégia, Redes Sociais e Captura Leads


Etapa 3: Fazendo o seu Jogo: Pré-Produção - Gestão


  • Custo de Projeto

  • Ponto de Equilíbrio, Lucratividade e Metas

  • Pessoal e Outsorcing (Terceirizados)

  • Contratos e Sigilo

  • Autoria e Propriedade nos Direitos Autorais


Etapa 4: Fazendo o seu Jogo: Produção - Operacional


  • Planejamento, Formatos e Atualizando

  • Executando

  • Testando, Estratégias e Final do Sprint (Registro de Erros e Aperfeiçoar Ciclo)

  • E lá vamos nós com mais um Sprint - Sprint 2

  • Mais um para entender bem a ideia? - Sprint 3

  • Ciclo Iterativo e Continue a Nadar. Quando acaba?


Etapa 4: Fazendo o seu Jogo: Produção - Marketing


  • Divulgação do jogo durante o desenvolvimento

  • Captura e Aquecimento de Leads: O que são e importância

  • Formatos na Captura e Aquecimento de Leads e Recomendações: Landing Pages, Redes Sociais, de Leads: Whatsapp, Telegram,Youtube, Blog e Comunidades Gamers/Devs


Etapa 4: Fazendo o seu Jogo: Produção - Gestão


  • Registro de Horas e Acompanhamento de Metas

  • Pontos e Gráfico Burnout

  • Pacotes com Terceirizados e Tratativas


Etapa 5: Fazendo o seu Jogo: Pós-Produção - Operacional


  • Fechamento SCRUM

  • Lançamento, Atualizações e Feedbacks

  • Post-Mortems


Etapa 5: Fazendo o seu Jogo: Pós-Produção - Marketing


  • Data de Lançamento: Quando?

  • Press Kit e Release e Quando mandar?

  • Página do Jogo e da Loja (Venda) e recomendações

  • Semana do Lançamento: O que fazer?

  • Copywriting e Gatilhos Mentais

  • Anúncio Pago

  • Analytics: Conheça seu Usuário

  • Retenção de Jogador Pós-Lançamento (Fora e in-game)

  • Eventos e Premiações: importância e recomendações

  • Tudo é teste: Teste A/B e aplicação em diversos casos


Etapa 5: Fazendo o seu Jogo: Pós-Produção - Gestão


  • Vendas feitas e Controle

  • O jogo se pagou? Receitas e Custos Pagos do Jogo

  • Compartilhe resultados com a equipe e Transparência

  • Cuidados com o dinheiro da empresa e com investimentos


Etapa 6: Recomendações Extras ao Configurar seu Projeto


  • Equipe e Conflitos

  • Liderança

  • Comunicação

  • Localização

  • Redação Empresarial


E ainda você conta com os seguintes bônus:

Hangouts com os Alunos do Curso para Mentorar os Primeiros Passos

Em hangouts de 1 hora, cada aluno é atendido de acordo com as sua demandas no jogo que deseja desenvolver pelo Fabiano. Além disso, os outros alunos participantes podem contribuir com o projeto do outro colega e aprender junto com ele. Os alunos possuem 1 hangout comigo de 1 hora para discussão do seu projeto. Também podem sanar dúvidas no grupo de alunos durante o processo de trabalho do seu jogo. Eu estarei lá para te ajudar em todo o processo.

Acompanhe a Produção do Game do Fabiano para a Steam

Você pode ter acesso a informações de como está sendo feito o planejamento estratégico do jogo do Fabiano para a Steam. Além disso, ter acesso ao Diário de Bordo do desenvolvimento, onde cada ciclo de produção são relatados os desafios, conquistas e o que ocorre em toda a produção do jogo.

Layouts de High Concepts, Projetos, Planilhas Eletrônicas e muito mais

Deixo disponível para você modelos para você fazer o seu Pré-Projeto (High Concept), o seu Projeto de Jogo, o seu Roteiro de Jogo, a organização do Método SCRUM e do seu negócio. Também disponibilizo exemplos meus para você se basear e criar os seus planejamentos nos mais diversos tipos de jogos, além de documentos auxiliares na gestão do negócio como planilhas de orçamento, modelos de contratos e outros.

Módulo Introdução as Planilhas Eletrônicas para Gestão do Negócio

Deixo no curso um módulo extra que ensina algumas das principais funções de planilhas eletrônicas como o Excel para você: entender as planilhas oferecidas pelo curso, mas também poder criar as suas. O aprendido pode ser adaptado ao Google Drive e Open Office tranquilamente (Calc).

E-book "30 Princípios para um Game Design Eficiente"

Neste e-book exclusivo dos meus cursos, trago 30 princípios que aprendi na minha experiência como game designer e produtor de jogos. Já vai te ajudar a pensar em diversos cenários que pode ocorrer no seu jogo e que você precisa saber reagir a como resolvê-los.

Grupos de Alunos no Telegram e no Discord

O curso te dá o acesso ao grupo de alunos do curso no Telegram onde te permite participar e trocar ideias comigo e com os alunos do curso. Também há um canal no Telegram para avisos importantes e promoções exclusivas para alunos. No Discord, há um canal que reúne todos os alunos dos cursos do Fábrica para trocar projetos, ideias, trocar conteúdos e outros.

Temporadas de Lives Exclusivas somente para Alunos

De tempos em tempos, os alunos são avisados nos grupos de lives exclusivas dos cursos, além de lives para todos os alunos do Fábrica de Jogos. Você pode participar de todas elas e são tratados temas relacionados ao curso, mas que vão além do conteúdo já trabalhado. O acesso é disponibilizado no grupo e elas ficam disponíveis também para serem assistidas depois.

Aulas ao Vivo sob Demanda aos Alunos

Algumas demandas, durante o desenvolvimento, os alunos vão precisando de atenção maior. Isso pode ser inclusive uma necessidade comum a todos os alunos. Nesse sentido, podem ser realizadas aulas especiais para ajudar os alunos em temas específicos que domino como anúncios pagos, divulgação de releases, página de vendas e outras demandas dos alunos. Sinta-se à vontade para sugerir necessidades, pois o meu intuito é te ajudar nesse início e dar este suporte humano. Isso vai de acordo com a demanda maior dos alunos para o tema e compreendendo a gestão, marketing e produção, os 3 pilares do curso.

Conheça Alguns Alunos e Suas Percepções sobre os Cursos do Fábrica de Jogos:

Adquira o seu Curso Indie Game Dev por apenas:

12 x de R$ 219,70 no cartão

À vista no boleto ou cartão por R$ 2197,00


Aulas em vídeo, grupo de alunos no Telegram e Discord, suporte do professor, aulas ao vivo, modelos e exemplos de planejamento e gestão, certificação, acesso vitalício, aprendizado na prática, hangout para mentorar alunos e método próprio para você aplicar nos seus games.

Garantia de 30 dias

Com o acesso ao curso, você pode avaliar e decidir se este produto é para você. Dentro deste prazo, caso decida que não o quer mais, terá o seu reembolso integral do valor.

Perguntas Mais Frequentes

O curso é totalmente online?

Sim, o curso é inteiramente online.

O curso tem prazo para término?

O acesso ao curso é vitalício, ou seja, não há prazo para terminar ou de acessá-lo.

O curso conta com certificação?

A plataforma conta com um certificado digital automático com o término do curso.

O curso conta com acompanhamento do professor?

Sim, existe tanto o espaço para dúvidas dentro do ambiente dentro da aula, como no mensageiro instantâneo para sanar dúvidas e receber feedback das atividades propostas. Além disso, existe o hangout de 1 hora onde vamos discutir nesse modelo sobre o seu projeto, orientações, ajuda dos alunos do curso e muito mais.

As aulas ao vivo, tenho como ver depois?

Sim, a gravação editada ficará disponível no ambiente após o término da aula ao vivo e hangout. Mas recomendo fortemente que participe de ambos, principalmente o hangout que haverá um momento que o aluno receberá atendimento exclusivo ao seu projeto de jogo.

Quais as formas de pagamento?

A plataforma oferece cartão de crédito à vista e parcelado (com juros) e boleto à vista. Para outras formas de pagamento, favor entrar em contato com o dono do curso via whatsapp ao final desta página de venda.

Este curso é para mim?

O curso é destinado para desenvolvedores de jogos digitais ou analógicos que desejam iniciar e terminar seus projetos de jogos e lançá-los ao mercado com foco em todas as etapas dos três pilares: gestão, marketing e produção. Tudo isso buscando formas rápidas, baratas de manter o desenvolvedor no foco, terminar o seu jogo, ligar-se das preocupações inerentes a todo o processo do estúdio nos três pilares e lançá-lo ao mercado. Você pode estar em fase de ideia ou já ter um projeto em andamento que precisa de orientação para dar prosseguimento. O foco é lançar no mercado seu game.

Estudaremos softwares de desenvolvimento de jogos neste curso?

Veremos alguns softwares de auxílio ao processo de gestão, marketing e produção de jogos, mas todos serão com objetivo de serem gratuitos ou de baixo custo para que se organize a produção de jogos sem gastar tanto. O foco não são ferramentas, mas as etapas de gestão, marketing e produção que envolvem produzir um game. E não precisa ter as ferramentas pagas para fazer o curso. Todas as ferramentas focam em auxílio nas funções críticas ao indie game dev que deseja lançar seu game profissionalmente ao mercado. Logo, não estudaremos softwares voltados para arte, programação e áudio nem motores de jogos, pois a essência está na gestão do negócio.

O que é game design?

Game Design é o conceito, planejamento e prototipagem do jogo, ou seja, como você concebe todos os elementos do jogo (fase, inimigos, personagens, itens, recursos etc) relacionados à mecânica, narrativa, estética e tecnologia. Isso de uma forma que eles estejam integrados, coerentes e entreguem ao jogador a experiência que você deseja. Ou, de maneira simples, que você divirta o jogador do seu jogo. Nesse sentido, não é fazer ilustração, arte, programar nem nada do gênero. Sinônimos: design de games, design de jogos, projeto de jogos.

O que é game producer (ou produtor de jogos)?

É o responsável pelo processo do desenvolvimento do jogo. É como o diretor de um filme que coordena as equipes, está de olho no prazo, orçamento, atividades realizadas, auxilia a equipe nas dificuldades, lida com contratos, publicadoras, terceirizados (outsorcing) e outras atribuições.

Preciso de algum conhecimento prévio para fazer o curso?

Recomendo ao curso já ter um conhecimento básico sobre o setor de jogos. Isso pode ser obtido com um curso gratuito do Fábrica (posso te indicar, só falar comigo no whats). Também vai ser ideal para quem deseja criar um jogo profissional, não mais amador.

Quais requisitos técnicos preciso para fazer este curso?

Para assistir as aulas e realizar as atividades propostas do curso, basta ter um computador com acesso à internet e editores de texto e planilhas eletrônicas. No caso de desejar desenvolver um jogo digital, conforme o que vai produzir, vão te exigir ferramentas ou computadores específicos (fica ao seu critério), mas para acessar e fazer as aulas do curso é tranquilo. Os softwares que utilizaremos serão gratuitos e se indicarão alguns pagos também, mas fica a critério do aluno usá-los conforme também as demandas do seu jogo e negócio.

Em quanto tempo tenho acesso ao curso?

Com o pagamento no cartão de crédito ou pix, o acesso é imediato no seu e-mail cadastrado e sem prazo de término do curso. Você faz sua agenda de estudos. No pagamento via boleto, é necessário compensar o pagamento dele no banco. Assim que o banco confirmar o pagamento, automaticamente vai para o seu e-mail cadastrado o acesso. Também sem prazo de término do curso. Caso tenha algum problema com acesso, só contatar pelo e-mail [email protected] ou no telefone que consta no rodapé da página.