3 motivos pelos quais Flappy Bird rendeu muito dinheiro ao seu criador

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Flappy Bird é um viciante game que se tornou um grande sucesso rapidamente e enriqueceu o seu criador Dong Nguyen. (Faturou cerca de US$ 50.000 por dia enquanto esteve em funcionamento)

Esta pequena história sobre o Flappy Bird é um exemplo de como a ideia certa pode render uma boa fortuna:

No início de 2014  um pequeno jogo para smartphones chamado Flappy Bird  fez grande sucesso.  Nele você controla um pequeno pássaro que deve voar através de uma série de tubos em diferentes alturas. Basicamente, um ‘jogo de plataforma’, mas no ar. O objetivo é voar a maior distância possível sem bater nos tubos. Um conceito bem simples, encapsulado em uma estrutura extremamente viciante e por vezes até frustrante.

E o que há de tão especial em Flappy Bird?

O jogo se tornou popular rapidamente. Tão rápido que teria sido registrado 10.000 a 20.0000 euros em receitas de publicidade por dia. Um pequeno banner na parte superior do display gerava essa renda por conta de visualizações e cliques.

Mas algo inesperado aconteceu: repentinamente o criador removeu o jogo das lojas de aplicativos, o que frustrou muita gente que ouvia falar do game mas que ainda não tinha jogado. Logo em seguida diversas pessoas estavam vendendo seus smartphones no Ebay por valores altíssimos, somente pelo fato de que tinham Flappy Bird instalado.

O fato mostra como as pessoas podem atribuir valor às coisas de acordo com a demanda. Algumas pessoas dizem que é injusto fazer tanto dinheiro a partir de um jogo tão simples, mas seria mesmo? As pessoas querem coisas que são consideradas raras, importantes, ou socialmente aceitas. Quando algo reúne essas 3 qualidades, se torna um produto/serviço de valor elevado.

Por que Flappy Bird rendeu tanto dinheiro?

1. É um jogo muito viciante
Quando um jogo é muito viciante ,uma vez que você começar a jogar, você vai querer jogar mais e mais.

Houveram várias comunidades online e páginas do Facebook expressando raiva ou irritação com o jogo. Isto apenas serviu para impulsionar a sua popularidade, e é assim que rapidamente viralizou nas redes sociais.

Memes foram feitos sobre Flappy Bird, todos os tipos de sites começaram a escrever artigos sobre o game e manter as pessoas atualizadas sobre os leilões do Ebay. Em um ou dois dias o jogo tornou-se tão popular, que havia dezenas de jogos semelhantes lançados, em uma tentativa de aproveitar a popularidade da versão original.

Jogos viciantes tem 2 efeitos: as pessoas vão jogar continuamente (o que rende publicidade in-app contínua), e vão falar sobre o game para outras pessoas, amplificando o efeito viral.

2. Uma vez que as pessoas estão jogando, os anúncios fazem o trabalho
Agora, o criador não precisa fazer muito mais, ele é pago pelas impressões e cliques em anúncios in app. O pequeno anúncio no topo do jogo supostamente rendeu dezenas de milhares de libras por dia. Muitos se perguntam porque o jogo saiu do ar. Existem somente rumores e nada foi confirmado até hoje.

3. As pessoas querem o que não podem ter
Se você contar a alguém sobre um jogo que é realmente viciante e divertido de jogar, e em seguida dizer que não poderão experimentá-lo porque ele foi removido, isso vai gerar um interesse repentino. É a curiosidade e a psicologia em jogos: as pessoas querem experimentar este novo jogo que todo mundo está falando.

Então, quais são as lições a serem aprendidas com Flappy Bird?

-Tenha uma ideia
Se você tem uma boa ideia e tem certeza que as pessoas vão compartilhar ou se envolver emocionalmente, você pode fazer uma boa soma de dinheiro com isso.

-Siga os passos abaixo para gerar um efeito viral:

  • Provoque as pessoas: se as pessoas são provocadas elas vão falar sobre isso e compartilharão com mais facilidade.
  • Motive as pessoas: Se você motivar as pessoas, elas vão compartilhar essa motivação geralmente com seus amigos.
  • Inspire as pessoas: Uma mensagem muito inspiradora, como um vídeo ou uma música pode ser compartilhado muitas vezes.
  • Emocione as pessoas: Você provavelmente já viu no Facebook pessoas compartilhando histórias tristes. Geralmente as pessoas compartilham com facilidade aquilo que lhes causa reações emocionais.
  • Assuste as pessoas: Um exemplo disso seria artigos sobre o mosquito da dengue. Em certas épocas os mosquitos se proliferam, os casos da doença aumentam e as pessoas compartilham muitas informações sobre o assunto.

Flappy Bird foi tudo isso: uma mescla de irritação, provocação, desafio e entretenimento. Um exemplo de como uma ideia simples pode percorrer um longo caminho e se tornar muito lucrativa do dia para a noite.

André Avelino

Coordenador Geral na Escola Brasileira de Games. Minha missão é oferecer um ponto de vista profissional e compartilhar conhecimentos sobre o ambiente de negócios do mercado de games, mobile e negócios digitais.

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