Análise: Guacamelee – Super Turbo Championship Edition

GuacameleeGuacamelee é mais do que um jogo. É uma homenagem à indústria de games e cultura nerd. Nesse jogo de plataforma você joga na pele de Juan, um lutador mascarado, e você tem que salvar sua amada das garras de Calaca, um vilão que morreu e está tentando ressuscitar.

Ele foi desenvolvido e publicado pela Drinkbox Studios para Xbox 360, Xbox One, PS 3, PS 4, PS Vita, Wii U, Windows, OS X e Linux. A versão Super Turbo Championship Edition foi lançada no dia 2 de julho de 2014 para Xbox 360, Xbox One, PS 4 e Wii U.

Vamos salvar a amada de Juan com muita luta!

Uma máscara com super poderes

Em uma pequena cidade do México existe um homem chamado Juan Aguacate, um fazendeiro que está apaixonado pela filha do El Presidente. Porém ela é sequestrada por Carlos Calaca, então Juan tenta salvá-la. No decorrer da batalha, Juan é morto e, enquanto vaga pelo mundo dos mortos, uma misteriosa lutadora aparece e lhe entrega uma máscara que lhe dá o poder de andar entre os dois mundos. Assim começa a jornada de Juan para salvar sua amada.

 

Jogabilidade para um verdadeiro lutador

GuacameleeEm Guacamelee você pode jogar sozinho ou em dupla no mesmo console. Um dos jogadores joga com Juan e o outro com Tostada, uma lutadora mascarada. O modo co-op só é liberado após a fase introdutória, momento em que Juan coloca a máscara de lutador pela primeira vez.

No jogo você pode conversar com o povo dos vilarejos, correr, saltar, golpear, arremessar os inimigos e rolar para desviar de ataques. Com o passar do tempo, você ganha algumas habilidades a mais como duplo salto, uma cabeçada, um golpe que lembra o shoryuken do Street Fighter, entre outros. Ao derrotar inimigos, você ganha moedas que podem ser usadas para melhorar o personagem, aumentando sua vida, potência dos golpes e especiais.

Em determinados lugares do jogo, você é obrigado a lutar com um número de inimigos. No final da batalha aparece uma pinhata gigante que contêm “Silver Coins”. Essas moedas servem para comprar roupas para Juan. Cada uma tem seu lado bom como aumentar a vida, te deixar mais forte, por exemplo, e o lado ruim como diminuir a vida, morrer com um golpe, etc.

Você pode também navegar entre o mundo dos vivos e dos mortos. Cada cenário tem a sua versão para cada um dos mundos. Alguns lugares só são acessíveis quando você está em determinado mundo e às vezes você precisa ficar alterando entre os mundos para alcançar algum lugar.

Guacamelee

Outro poder interessante que você tem é a habilidade de se transformar num ser mais perigoso que o Link (The Legend of Zelda). Você pode encontrar uma galinha. Transformado nela, você pode entrar em lugares pequenos, atacar e dar saltos mais longos.

Ainda, existe uma barra que vai enchendo conforme você realiza combos. Essa barra é chamada de INTENSO e ela recupera sua vida e te deixa com super força enquanto ativada. Você pode usar o INTENSO como Juan ou como galinha.

Tamvém há alguns baús com pedaços de coração que, completando 3, você aumenta a sua vida. Há pedaços de uma pedra maia que aumenta a quantidade de especiais, pedaços de máscara de lutador ajudando a barra de Intenso e baús de dinheiro. E você pode também realizar side quests e ajudar as pessoas dos vilarejos.

Ao terminar o jogo, você libera o modo hard que aumenta consideravelmente a dificuldade do jogo.


Gráficos à mexicana

GuacameleeAmbientado em um cenário 2D baseado na cultura mexicana, Guacamelee possui belíssimos e coloridíssimos gráficos. Cada cenário possui sua versão normal e uma versão do mundo dos mortos com detalhes exclusivos de cada mundo.

Os personagens são desenhados usando formas geométricas e minimalistas, mas possuem texturas vivas e coloridas.

As animações são muito boas, tanto dos personagens quanto dos itens do cenário. Tudo parece vivo e animado. As animações são fluídas e não parecem ter poucos sprites.

Os golpes são cheios de efeitos e cores explodindo na sua tela.

 

Áudio

As músicas são todas ambientadas na cultura mexicana sendo bem alegres e animadas. Os efeitos sonoros também seguem para um lado de animação, com pessoas gritando “Êêêê” e aplausos. A ambientação dos cenários com a música é boa, mas as vezes acaba ficando repetitivo demais. Sem falar que a música passa dias em sua cabeça.


Easter Eggs

O que chama a atenção em Guacamelee é a quantidade de easter eggs e referências a outros games no meio do jogo. Alguns deles podem ser vistos no vídeo abaixo. Porém existem muitos outros ainda.


Outro easter egg é que é possível liberar o modo Hard usando uma variação do Konami code.

 

Pontos fortes

• Gráficos muito coloridos e vivos;
• Easter Eggs fazendo muitas referências a games;
• Co-op no mesmo console.

 

Oportunidades de melhorias

• As músicas às vezes são repetitivas;
• O jogo é difícil em determinadas partes. Às vezes você tem que morrer várias vezes para decorar o que tem que fazer, sendo praticamente impossível passar de primeira.

 

Quando a Microsoft anunciou o Guacamelee no programa Free with Gold, eu fiquei com um pé atrás, pois achei o jogo meio estranho ao olhar as imagens. Erro meu. O jogo é extremamente divertido, com muitas opções de side quests e easter eggs para encontrar.

Filipe Leal

Filipe Leal

Bacharel em Ciência da Computação pela UDESC e certificado como Microsoft Specialist. Atualmente trabalha como programador na Basecorp Learning Systems. Reside em Edmonton - Canadá. Faixa preta com 1o. grau em Pa-kua, tem preferência por jogos de Ação/Aventura, RPG, Luta e Party Games. Seu jogo favorito é The Legend of Zelda - Ocarina of Time.

Send this to a friend