Análise: Sonic Dash

Sonic DashSonic Dash é um jogo desenvolvimento pela Highlight e publicado pela Sega nas plataformas iOS e Android. Lançado em março de 2013, é do gênero endless runner, sendo um jogo casual do Sonic e seus amigos correndo com diversos obstáculos, inimigos e power ups bem divertidos. Bater recordes e chegar mais longe são as metas principais para você perder algumas horas em seu celular.

Vamos correr um pouco e saber tudo dessa aventura do ouriço azul.

Velocidade total com nosso amigo Sonic

Sonic Dash Abertura   Sonic Dash Corrida

Sonic Dash Loop

O objetivo é você conseguir chegar o mais longe possível com o Sonic fazendo uma pontuação maior, pois derrotar inimigos também ajuda nesse ranking. Bem simples de entender, mas, com o decorrer da corrida, difícil de concretizar. O desafio ficou bem balanceado. Esse foco do game está perfeito e bem alinhado ao personagem Sonic. Queremos vê-lo usar toda sua velocidade mesmo. Ficou bem coerente.

Os controles são bem simples e realmente são fáceis de aprender, contando com tutoriais para isso. Eu mesmo aprendi jogando na prática, visto que foi bem fácil, intuitivo. Aqueles que já jogam games desse gênero vão ver que segue a mesma lógica de manipulação do personagem.

Os gráficos estão impecáveis, muito bem elaborados e bonitos. A música também manteve a coerência com os jogos do nosso ouriço azul.

As fases possuem variações e foram trabalhadas pensando em tudo que vemos nos games de Sonic: loops em alta velocidade, entrar em tubos, desviar de obstáculos facilmente nessa correria etc. O que eu acho é que poderiam ter mais fases. Creio que serão lançadas mais atualizações nesse sentido.

 

Inimigos e o trajeto de acordo com sua escolha

Sonic Dash Obstáculos  Sonic Dash Boss

Obstáculos têm de sobra, principalmente quando se está já percorrendo distâncias maiores. Espinhos, caixas, paredes, barreiras que são necessários desvios por baixo, bombas que, ao colidir, explodem e outros. Ficou muito bom. Os inimigos que eu esperava um pouco mais de diversidade. Tem apenas dois tipos e os jogos do Sonic são ricos nesse sentido. Fora que há um chefão que aparece ocasionalmente, porém é muito fácil de derrotar e somente ele aparece. Poderiam ter mais deles. Seria muito legal.

Uma coisa que achei interessante são os marcos criados durante a corrida, definidos por plataformas de trampolins. Você pode optar pelo que deseja: a fase que quer ir ou quer armazenar moedas ou pegar peças do quebra-cabeça Sonic para liberar poderes entre outros. Ao decidir, você depois tem que fazer uma combinação de comandos com o dedo para ganhar moedas extras e umas quilometragens a mais. Muito legal, pois isso dá controle ao jogador para o que ele quer agora de desafio. Não torna o jogo repetitivo demais.

 

Várias evoluções, itens para compra e vínculo com redes sociais

Sonic Dash Loja Sonic Dash Reforços

Conforme você vai arrecadando moedas amarelas, ou as vermelhas, você pode investir em itens para aprimorar o Sonic. Pode-se comprar power ups que durem mais tempo, turbo e invencibilidade no Sonic também durar mais e outras possibilidades encontradas na loja.

Há a alternativa de investir em novos personagens como Tails, Amy, Knuckles, Blaze, Shadow e Silver, mas vai sofrer para conseguir isso no modo gratuito.

Outra compra possível são itens consumíveis como reviver. Isso ajuda para mais quilometragens.

Sonic Dash Redes SociaisAlgo interessante também é que você pode comprar, antes de começar a corrida, alguns reforços para poder ganhar mais pontos em algumas ações do jogo como inimigo de ouro, pegar todas as moedas de uma fileira, uma largada já com nitro etc. O melhor é que são pagos com moedas coletadas pelas fases.

Também pode usar o dinheiro real para algumas compras, todavia já sabe que agiliza mais dessa forma que jogar somente de graça. Definitivamente, como todo jogo que quer vender com dinheiro real, você sofrerá para liberar as coisas pelo gratuito. Mas vale a pena mesmo assim para te entreter e passar o tempo, mesmo não tendo pressa.

Há outro recurso que é o item do dia. Se jogar todo dia, vai ganhando uns prêmios extras. Também tem o sorteio para itens chamado Volta Diária. São formas de incentivar a continuar jogando.

Por fim, a parte das redes sociais foi bem elaborada no jogo. Você curtiu a página do jogo, ganha moedas. Viu um vídeo promocional? Também. Quer reviver assistindo um vídeo? Tudo bem. Dessa forma, o jogador tem um incentivo para ver essas propagandas e ganha com isso. É uma troca justa, afinal a empresa tem como fonte de renda a publicidade também.

Sonic Dash MelhoriasPontos Fortes

  • Conceito do jogo e velocidade que realmente tem a ver com o que esperamos de um jogo do Sonic;
  • Bastante diversidade de obstáculos e power ups;
  • Integração nas redes sociais gera benefícios ao jogador no game se participar, publicidade também;
  • Possibilidade de decidir caminhos a serem trilhados por parte do jogador.

Oportunidades de Melhoria

  • Evolução dos itens para pagantes ocorre mais rápido. Mas isso é difícil em jogos desse tipo onde a receita se baseia dessa forma;
  • Mais diversidade de cenários novos, mas principalmente inimigos e chefão, pois esse último só tem um.

 

Sonic Dash é um jogo para quem curte uma partida casual. Também se percebe que muito do game receberá atualizações para aprimorá-lo ainda mais. Isso já ocorreu, comparando a primeira versão com a recente publicada nos portais App Store e Google Play. Se você gosta de uma partida simples para passar o tempo, esse game é uma boa pedida para te entreter rapidamente com comandos simples e com um personagem bem famoso no universo dos jogos.

Fabiano Naspolini de Oliveira

Fabiano Naspolini de Oliveira

Fabiano Naspolini de Oliveira (Editor-Chefe) – Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Pós-Graduado em Docência para Educação Profissional, MBA em Game Design e Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação. Foi redator do portal Nintendo Blast, professor de cursos técnicos e Game Designer/Sócio-Fundador do estúdio Céu Games por 6 anos. Atualmente, é professor de jogos digitais e escritor.

Send this to a friend