Android e Cocos2d-x

** Tutorial Android **

Tutorial: Desenvolvimento de Jogos para Android – Parte 1

Tutorial: Desenvolvimento de Jogos para Android – Parte 2

Tutorial: Desenvolvimento de Jogos para Android – Parte 3

Tutorial: Desenvolvimento de jogos para Android – Parte 4

Tutorial: Desenvolvimento de Jogos para Android – Parte 5

 

 

** Tutorial Cocos2d-x Básico **

Tutorial: Desenvolvimento de Jogos para Android com Cocos2d-x – Parte 1

Tutorial: Desenvolvimento de Jogos para Android com Cocos2d-x – Parte 2

Tutorial: Desenvolvimento de Jogos para Android com Cocos2d-x – Parte 3

Tutorial: Desenvolvimento de Jogos para Android com Cocos2d-x – Parte 4

Tutorial: Desenvolvimento de Jogos para Android com Cocos2d-x – Parte 5

Tutorial: Desenvolvimento de Jogos para Android com Cocos2d-x – Parte 6

Tutorial: Desenvolvimento de Jogos para Android com Cocos2d-x – Parte 7

 

 

** Tutorial Tiled Cocos2d-x **

Tutorial: Criando terrenos para Cocos2d-x: Introdução à ferramenta Tiled – Parte 1

Tutorial: Criando terrenos para Cocos2d-x: Introdução à ferramenta Tiled – Parte 2

Tutorial: Criando terrenos para Cocos2d-x: Introdução à ferramenta Tiled – Parte 3

Tutorial: Criando terrenos para Cocos2d-x: Introdução à ferramenta Tiled – Parte 4

Tutorial: Criando terrenos para Cocos2d-x: Introdução à ferramenta Tiled – Parte 5

 

 

** Cocos2d Geral **

Tutorial: Utilizando os acelerômetros no Cocos2d-x

Tutorial: Adicionando música e efeitos sonoros no Cocos2d-x

Tutorial: Criando menus no Cocos2d-x – Parte 1: Fazendo a tela principal

Tutorial: Criando menus no Cocos2d-x – Parte 2: Implementando as funcionalidades dos botões

Tutorial: Configurando e criando projetos de jogos em Android no Cocos2d-x 3.3

 

 

** Cocos2d com Box2d **

Tutorial: Utilizando o motor físico Box2D em conjunto com o Cocos2d-x – Parte 1

Tutorial: Utilizando o motor físico Box2D em conjunto com o Cocos2d-x – Parte 2

Tutorial: Utilizando o motor físico Box2D em conjunto com o Cocos2d-x – Parte 3

Tutorial: Utilizando o motor físico Box2D em conjunto com o Cocos2d-x – Parte 4

Tutorial: Utilizando o motor físico Box2D em conjunto com o Cocos2d-x – Parte 5

Tutorial: Utilizando o motor físico Box2D em conjunto com o Cocos2d-x – Parte 6

Tutorial: Simulação física com Cocos2d-x – Parte 1: Sprites e corpos rígidos

Tutorial: Simulação física com Cocos2d-x – Parte 2: Juntas

Tutorial: Simulação física com Cocos2d-x – Parte 3: Detecção e resposta de colisão

 

 

** Cocos Studio **

Tutorial: Configurando o ambiente de desenvolvimento no Debian – Parte 1: Instalando o Android Studio

Tutorial: Configurando o ambiente de desenvolvimento no Debian – Parte 2: Executando um Hello World no Android Studio

Tutorial: Configurando o ambiente de desenvolvimento no Debian – Parte 3: Executando o aplicativo no emulador

Tutorial: Configurando o ambiente de desenvolvimento no Debian – Parte 4: Instalando o Android NDK

Tutorial: Configurando o ambiente de desenvolvimento no Debian – Parte 5: Integrando o Cocos2d-x no ambiente

Tutorial: Configurando o ambiente de desenvolvimento no Debian – Parte 6: Criando um projeto Cocos2d-x

 

 

** Cocos2d e Jogos Feitos **

Tutorial: Desenvolvendo um jogo de guiar bolinha em labirinto – Parte 1: Conceito e física aplica

Tutorial: Desenvolvendo um jogo de guiar bolinha em labirinto – Parte 2: Bolinha andando

Tutorial: Desenvolvendo um jogo de guiar bolinha em labirinto – Parte 3: Criando as paredes

Tutorial: Desenvolvendo um jogo de guiar bolinha em labirinto – Parte 4: Adicionando Sprites

Tutorial: Desenvolvendo um jogo de guiar bolinha em labirinto – Parte 5: Adicionando as bocas

Tutorial: Criando um jogo de desviar o objeto – Parte 1: Criando o projeto no Cocos2d-x

Tutorial: Criando um jogo de desviar o objeto – Parte 2: Implementando a movimentação do crânio

Tutorial: Criando um jogo de desviar o objeto – Parte 3: Implementando o disparo das pedras

Tutorial: Criando um jogo ao estilo Arkanoid – Parte 1: Criando o projeto

Tutorial: Criando um jogo ao estilo Arkanoid – Parte 2: Movimentando a pá

Tutorial: Criando um jogo ao estilo Arkanoid – Parte 3: Movimentando a bola de fogo

Tutorial: Criando um jogo ao estilo Arkanoid – Parte 4: A bola rebatendo na pá

Tutorial: Criando um jogo ao estilo Arkanoid – Parte 5: Quebrando os blocos com a bola de fogo

Tutorial: Criando um jogo ao estilo Arkanoid – Parte 6: Adicionando elementos de HUD

Tutorial: Criando um jogo ao estilo Angry Birds – Parte 1:Criando o projeto Cocos2d-x

Tutorial: Criando um jogo ao estilo Angry Birds – Parte 2: Criando uma fase

Tutorial: Criando um jogo ao estilo Angry Birds – Parte 3: Adicionando a simulação física

Tutorial: Criando um jogo ao estilo Angry Birds – Parte 4: Atirando as balas de canhão

Tutorial: Criando um jogo ao estilo Angry Birds – Parte 5: Destruindo o alvo

Tutorial: Criando um jogo ao estilo Angry Birds – Parte 6: Adicionando elementos de HUD

Tutorial: Criando um jogo de car parking – Parte 1: Criando o projeto Cocos2d-x

Tutorial: Criando um jogo de car parking – Parte 2: Criando o mundo físico no Box2D

Tutorial: Criando um jogo de car parking – Parte 3: Adicionando os pneus

Tutorial: Criando um jogo de car parking – Parte 4: Virando os pneus

Tutorial: Criando um jogo de car parking – Parte 5: Acelerando o carro

Tutorial: Criando um jogo ao estilo Flappy Bird – Parte 1: Criando o projeto do Cocos2d-x

Tutorial: Criando um jogo ao estilo Flappy Bird – Parte 2: Fazendo o pato voar

Tutorial: Criando um jogo ao estilo Flappy Bird – Parte 3: Geração dos postes

Tutorial: Criando um jogo ao estilo Flappy Bird – Parte 4: Postes com alturas aleatórias

Tutorial: Criando um jogo ao estilo Flappy Bird – Parte 5: Pontuação e elementos de HUD

Tutorial: Programando um jogo da memória – Parte 1: Criando o projeto

Tutorial: Programando um jogo da memória – Parte 2: Embaralhando as cartas

Tutorial: Programando um jogo da memória – Parte 3: Implementação da escolha das cartas

Tutorial: Programando um jogo da memória – Parte 4: Identificação de pares e fim do jogo

Tutorial: Criando um jogo ao estilo Robot Unicorn Attack – Parte 1: Criando o projeto no Cocos2d-x

Tutorial: Criando um jogo ao estilo Robot Unicorn Attack – Parte 2: Saltos e colisão com o chão

Tutorial: Criando um jogo ao estilo Robot Unicorn Attack – Parte 3: Criando as plataformas

Tutorial: Criando um jogo ao estilo Robot Unicorn Attack – Parte 4: Plataformas aleatórias

Tutorial: Desenvolvendo um jogo ao estilo Mole Hunting – Parte 1: Criando o projeto

Tutorial: Desenvolvendo um jogo ao estilo Mole Hunting – Parte 2: Toupeiras com vida

Tutorial: Desenvolvendo um jogo ao estilo Mole Hunting – Parte 3: Martelando as toupeiras

Tutorial: Desenvolvendo um jogo ao estilo Mole Hunting – Parte 4: HUDs e término do jogo

Tutorial: Desenvolvendo um shoot em up game: Parte 1 – Criando o projeto no Cocos2d-x

Tutorial: Desenvolvendo um shoot em up game: Parte 2 – Aparecendo novos inimigos

Tutorial: Desenvolvendo um shoot em up game: Parte 3 – Movendo a nave

Tutorial: Desenvolvendo um shoot em up game: Parte 4 – Tiros

Tutorial: Desenvolvendo um shoot em up game: Parte 5 – Explosões

Tutorial: Desenvolvendo um shoot em up game: Parte 6 – HUDs e término do jogo

Tutorial: Desenvolvendo um jogo de memorização de sinais: Parte 1 – Criando o projeto

Tutorial: Desenvolvendo um jogo de memorização de sinais: Parte 2 – Gerando e apresentando a sequência aleatória

Tutorial: Desenvolvendo um jogo de memorização de sinais: Parte 3 – Interação com o jogo

Tutorial: Desenvolvendo um jogo de memorização de sinais: Parte 4 – Fluxo do jogo

Tutorial: Desenvolvendo um jogo de memorização de sinais: Parte 5 – HUDs, pontuação e término

Tutorial: Desenvolvendo um jogo ao estilo Duck Hunt: Parte 1 – Criando o projeto

Tutorial: Desenvolvendo um jogo ao estilo Duck Hunt: Parte 2 – Movimentando os balões

Tutorial: Desenvolvendo um jogo ao estilo Duck Hunt: Parte 3 – Estourando os balões

Tutorial: Desenvolvendo um jogo ao estilo Duck Hunt: Parte 4 – HUDs e término do jogo

Tutorial: Desenvolvendo um Jogo de Sinuca em Cocos2d-x: Parte 1 – Criando o projeto

Tutorial: Desenvolvendo um Jogo de Sinuca em Cocos2d-x: Parte 2 – Criando os objetos rígidos

Tutorial: Desenvolvendo um Jogo de Sinuca em Cocos2d-x: Parte 3 – Física de movimentação das bolas

Tutorial: Desenvolvendo um Jogo de Sinuca em Cocos2d-x: Parte 4 – Bela tacada

Tutorial: Desenvolvendo um Jogo de Sinuca em Cocos2d-x: Parte 5 – Sistema de caçapas

Tutorial: Desenvolvendo um Jogo de Sinuca em Cocos2d-x: Parte 6 – HUDs e término do jogo

Tutorial: Desenvolvendo um Jogo de Batalha Naval em Cocos2d-x: Parte 1 – Projeto e Tela de Gameplay

Tutorial: Desenvolvendo um Jogo de Batalha Naval em Cocos2d-x: Parte 2 – Gerando o cenário aleatoriamente

Tutorial: Desenvolvendo um Jogo de Batalha Naval em Cocos2d-x: Parte 3 – Respondendo aos toques na tela

Tutorial: Desenvolvendo um Jogo de Batalha Naval em Cocos2d-x: Parte 4 – Pontuação e Término de Jogo

Tutorial: Desenvolvendo um Jogo ao Estilo Pokey Pummel em Cocos2d-x: Parte 1 – Projeto e Tela de Gameplay

Tutorial: Desenvolvendo um Jogo ao Estilo Pokey Pummel em Cocos2d-x: Parte 2 – Danificando a Pedra Base

Tutorial: Desenvolvendo um Jogo ao Estilo Pokey Pummel em Cocos2d-x: Parte 3 – Quebrando a Pedra Base

Tutorial: Desenvolvendo um Jogo ao Estilo Pokey Pummel em Cocos2d-x: Parte 4 – Cronômetro e Término do Jogo

Tutorial: Desenvolvendo um Jogo de Labirinto – Parte 1: Conceito e Tela de Gameplay

Tutorial: Desenvolvendo um Jogo de Labirinto – Parte 2: Movendo o Personagem

Tutorial: Desenvolvendo um Jogo de Labirinto – Parte 3: Contagem de Passos e Término do Jogo




Fabiano Naspolini de Oliveira

Fabiano Naspolini de Oliveira

Fabiano Naspolini de Oliveira (Editor-Chefe) – Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Udesc), Pós-Graduado em Docência para Educação Profissional (Senac), MBA em Game Design (Universidade Positivo) e Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação (UFSC). Foi redator do portal Nintendo Blast, professor do Senac/Senai e Game Designer/Sócio-Fundador do estúdio Céu Games por 6 anos. Atualmente, é professor de jogos digitais e escritor.

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