Softwares: Apresentando o Cocos Creator

Aqui no Fábrica temos diversos tutoriais sobre como desenvolver jogos usando a engine Cocos2d-x. Porém sei que, para alguns, fazer tudo no código pode ser uma barreira para o aprendizado. Ainda mais quando temos ferramentas com editores tão poderosos quanto o do Unity e Unreal. O Cocos2d-x não podia ficar de fora dessa festa. Assim, ele criou e vem melhorando o seu editor: o Cocos Creator.

Cocos o que?

O Cocos Creator é um pacote grátis e completo de ferramentas para interação visual, ou seja, o famoso arrasta e solta, para montagem das cenas do jogo. Ele já vem com uma versão da Cocos2d-x incluída com versões para Windows e Mac.

Nela você pode facilmente pode configurar o posicionamento dos elementos do jogo, desenhar os colliders, executar o seu game, debugar e exportar para a plataforma desejada.

Também é possível criar a UI e as animações tudo isso sem tocar em código.

E quando for codificar…

No Cocos Creator podemos adicionar componentes que já acompanham a engine aos nossos objetos do jogo, aqui chamados de “Node”, como também criar nossos próprios. Atualmente as linguagens implementadas são Java Script e Coffee Script (é Java Script também tá), mas já estão sendo pensadas versões para adicionar suporte à Lua e C++.

Falando de Unity…

Ao abrir o Cocos Creator (eu sei que você vai abrir), se já tiver algum conhecimento prévio de Unity, vai perceber uma enorme semelhança. Isso é muito bom já que é uma interface bem simplificada.

Indo mais além, a própria documentação do do Cocos Creator tem uma seção exclusiva para quem já trabalha com Unity. Esta tabela abaixo faz a relação entre alguns termos dos dois game engines:

Cocos Creator

Unity3D

Instruction

cc.Node GameObject Object in the scene. Each object can contain many components
node.active gameObject.activeSelf Set up the activated state of the node itself
node.activeInHierarchy gameObject.activeInHierarchy Check the activated state of the node in hierarchy
node.parent transform.parent
node.position transform.position Position in Cocos Creator is in the local coordinate system, but in Unity3D it’s in the world coordinate system
node.rotation transform.rotation Rotation in Cocos Creator is in the local coordinate system, but in Unity3D it’s in the world coordinate system
node.scale transform.localScale
cc.find(path, refNode) transform.Find(path), GameObject.Find(path) If refNode is blank, find it from the scene root node, otherwise, find it from the refNode node.
cc.game.addPersistRootNode(node) Object.DontDestroyOnLoad(gameObject)
cc.Component Component Component
comp.node comp.gameObject
comp.onLoad() comp.Awake()
comp.start() comp.Start()
comp.update(dt) comp.Update()
comp.lateUpdate(dt) comp.LateUpdate()
obj.destroy() Object.Destroy(obj) obj is the concrete example of cc.Object (normally it is: node, component or asset)
cc.isValid(obj) obj != null Judge if cc.Object is effective (normally it is: node, component or asset)

Enfim

Um bom desenvolvedor de games não deve ficar preso a uma ferramenta de desenvolvimento, como engines por exemplo, principalmente se está começando a carreira. Dar oportunidades a outras engines é muito bom para o portfólio. Afinal, nunca sabemos quando as oportunidades podem chegar.

Fico por aqui, obrigado e até a próxima.

Allan Douglas

Allan Douglas

Allan Douglas (Redator) – Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Estácio de Sá). Atualmente trabalha como Analista Líder na Teccenter no Recife – PE. Também desenvolve soluções WEB, Mobile e Games. É fanboy da SEGA e adora jogos de estratégia digitais ou analógicos.

Send this to a friend