Artigo: 5 Curiosidades sobre Grades Hexagonais aplicadas a Jogos Digitais

As grades hexagonais são muito frequentes em jogos de estratégias e territórios.

Além de dar uma boa dinâmica nos jogos, têm muitas propriedades que podem ser bem aproveitadas na hora do desenvolvimento de jogo.

Então, vamos conhecer 5 dessas propriedades.

 

1. Você pode simular uma grade hexagonal em uma grade de tijolos

Você, Game Designer, está trabalhando com um jogo que usa grades hexagonais, mas não acha prático ficar desenhando vários hexágonos? Seus problemas acabaram! Você pode simular a grade hexagonal em uma grade de tijolos.

Ambas as tiles possuem dois vizinhos laterais, dois superiores e dois na parte inferior. Então, em termos de estrutura de dados, as duas formas são equivalentes.

 

2. Uma barra composta por hexágonos não consegue deslizar em uma fresta do mesmo tamanho

Então, se está pensando em fazer um jogo de Tetris em que as peças são compostas por hexágonos, fica a dica: a peça mais simples do Tetris original vira a pior peça que você pode ter.

Isso se deve porque a peça ficaria presa logo no primeiro hexágono de outra peça que encontrar.

 

3. É impossível criar uma esfera com tileset hexagonal

Isso mesmo, os hexágonos não conseguem fechar a superfície de uma esfera.

Entretanto, os hexagonais conseguem fechar outras formas geométricas semelhantes, como um cilindro.

 

4. É impossível colorir tiles hexagonais com apenas 2 cores, sem que duas tiles vizinhas fiquem com a mesma cor

Entretanto, com 3 ou mais, é possível.

O Xadrez hexagonal é um exemplo de jogo em que as cores influenciam. O bispo é uma peça que anda somente na casa com a mesma cor e, como existem três cores no tabuleiro, logo o jogo tem três bispos, sendo um a mais em relação ao xadrez tradicional.

 

5. Utilizar tileset triangular para compor uma grade hexagonal pode economizar espaço

Ao desenvolver um jogo, você pode criar um tileset triangular para preencher um hexagono. Se o design das tiles for bem feito, as pessoas nem vão reparar que o hexágono é, na verdade, seis triângulos.

Para ter uma ideia, supomos que o tileset tem 4 tiles triangulares. Para criar um tileset hexagonal equivalente ao de 4 tiles triangular, precisaríamos criar 700 tiles hexagonais para cobrir todas as combinações possíveis, já tirando as tiles que podem ser obtidas por rotação.

É isso, pessoal. Um post simples, mas que pode ajudar muito aqueles que querem se aventurar em um jogo de tiles hexagonais.

Então, até a próxima.

Thalisson Christiano de Almeida

Thalisson Christiano de Almeida

Formado em Ciência da Computação (UDESC). Foi Programador da Céu Games e professor do Técnico em Informática do SENAI-SC. Atualmente, trabalha na empresa By Seven. Já foi jogador de xadrez e praticou kung-fu, ambos por 4 anos. Hoje é praticante do Jiu-jitsu, esperando que não fique nos 4 anos. Não tem preferência de tipos de jogos em especifico, variando desde jogos casuais de Facebook até jogos mais hardcore.

Send this to a friend