Esse artigo é mais do que um artigo. É um relato de vida. Vou compartilhar com vocês os erros que cometi em vários projetos em que eu trabalhei e qual a lição que isso me trouxe.
Vamos lá!
Erros
Antes de falar um pouco dos erros, vou falar brevemente sobre minha experiência. Basicamente meu lado empreendedor foi despertado na faculdade quando participei da criação da Céu Games. Após isto me mudei para Brasília e comecei um projeto para um guia comercial da cidade satélite em que morava. Por fim, antes de ir para o Canadá, resolvi abrir um empresa de desenvolvimento de software, que acabou dando certo e estaria lá até hoje se eu não tivesse mudado.
Então foram 3 empresas, 2 com CNPJ e formalizadas e 1 com um produto pronto mas não sendo utilizado. Além de vários projetos internos em cada uma das empresas.
Agora vem a parte dos erros. O que fez com que esses projetos falhassem e não fossem adiante?
1. Desvalorização e Baixa auto-estima
O primeiro erro vem com a falta de experiência e maturidade. Eu mesmo não valorizava meu trabalho e não achava que merecia ser pago por ele. Não tinha coragem de cobrar por um projeto em que eu não acreditava. Aconteceu na Céu Games e com o guia comercial. Quando visitava clientes e apresentava propostas, já ia derrotado. Imaginava que jamais pagariam bem pelo serviço.
Isso só mudou no dia que me pediram para fazer orçamento para um projeto. Eu nem queria fazer o projeto, pois estava sem tempo, mas não sabia dizer não. Assim, fiz um orçamento com um preço muito alto, achando que ia ser recusado. Resultado: o orçamento foi aceito e foi daí que a minha 3a. empresa deu resultado e nasceu.
2. Perfeccionismo
O perfeccionismo é bom porque te faz querer fazer produtos de qualidade. Porém em excesso é um erro, pois faz com que você não queira lançar o produto sem estar perfeito. E se tem algo que aprendi é que nunca vai ficar perfeito.
Nesse caso, esse erro está diretamente relacionado ao erro anterior, pois se você não acha que o produto está pronto, você não o vende. Enxerga como uma grande falha, fazendo sua auto-estima ir lá pra baixo.
Como melhoria, para ajudar a superar o perfeccionismo em excesso, tive que aprender sobre planejamento e sobre o MVP (Minimum Viable Product) ou Produto Viável Mínimo.
3. Alta autoestima
Aqui é o outro lado da moeda! Quando você sabe que sempre tem gente que vai pagar o que você pedir, você se acha o tal! O rei da cocada preta! E aí começa a achar que pode tudo.
Nesse caso, eu achei que conseguiria trabalhar em projetos pessoais, trabalhar como funcionário e ainda cuidar da família. Nope. Tudo começou a desandar e acabei saindo do meu emprego para cuidar da empresa.
Foi aí que aprendi sobre o próximo erro da lista:
4. Falta de dedicação
Este é um erro que ocorreu em todos os meus projetos. Não me dedicava 100% a eles e por isso eles não saíam do lugar. Quando saí do meu emprego para apostar na minha empresa é que vi as coisas funcionarem. Tinha tempo para trabalhar, visitar clientes, cuidar da família, jogar video game. Foi ótimo!
Por fim um grande erro que é diretamente ligado a todos os outros:
5. Não saber dizer Não
Uma empresa tem que ter lucro. É fundamental. Mas o que acontece é que se alguém diz: Faz um site pra mim, te pago 100 reais? Eu dizia: Faço!
Que arrependimento. Geralmente os que te pagam menos são os que exigem mais. Então saber dizer não é algo extremamente importante para o seu negócio. Você começa a filtrar quais projetos são bons para a sua empresa e quais não são. Simples assim.
Quando você aprende a dizer não, é quando, pra mim, você está pronto para administrar a empresa. Mostra que você tem um plano para ela.
É isso aí, pessoal! Um pouco da minha história e alguns erros que cometi, mas que me ajudaram no meu aprendizado hoje.
Não se esqueçam de que todos erramos. A diferença está entre as pessoas que aprendem com os erros e as que acham que falharam na vida por fazê-los.
One thought on “Artigo: 5 Erros que podem acabar com o seu projeto”