Artigo: Bom uso de ADS

Então você terminou seu primeiro jogo mobile, caprichou na arte e fez um gameplay inovador e divertido. Muito bem. Agora nada mais justo ser recompensando por todo o seu esforço e dedicação.  Afinal quem nunca ouviu aquelas histórias de um garoto que criou um jogo e ficou rico do dia para a noite? E você quer (e pode) ser o próximo. Mas você não quer vender seu jogo, pois isso pode ser um empecilho para as pessoas o experimentarem. Assim, o uso de ADS começa a ficar muito interessante.

Mas você gosta de todas aquelas propagandas quando está jogando? Eu não sei você mas eu não gosto.

fotolia_103301211

ADS é ruim

No mundo dos jogos para dispositivos móveis, o uso de ADS é a solução para quem quer lançar uma versão grátis do seu jogo ou app. O objetivo é ter algum retorno financeiro com essa versão e isso pode ser muito bom e deve ser usado. O problema aqui é o mau uso.

Você deve imaginar do que eu estou falando. “Banners” que aparecem a cada game over ou até após alguns minutos de gameplay no meio da partida. Banners, imagens que ocupam a tela inteira (interstitial) e até mesmo vídeos podem ser usados para esse propósito.

Mas nem tão ruim assim

Ou então se você também não gosta de ADS, por que você deve usá-lo nos seus jogos? A resposta é muito simples: basta fazer bom uso dos mesmos. Achando o equilíbrio entre jogo e propagandas e o mais importante: não abusar para diminuir a quebra de imersão no jogo. Basicamente, como citado antes, temos 3 tipos de formados de ads. São eles:

  • Banner: geralmente no topo ou no rodapé uma pequena área com imagens e texto;juJJy
  • Interstitial: imagem que ocupa toda o espaço da tela. No geral, é colocado entre o carregamento de uma nova área do jogo; interstitial-ads
  • Vídeo: um vídeo com um tempo mínimo de reprodução antes de ser possível pulá-lo.ua-video-thumb-516x260

 

Existem diversas empresas que oferecem esses serviços. A mais conhecida é a Google com o AdMob que dispõe das três opções acima. Existem também casos como a Unity que tem o serviço exclusivo de ADS apenas com vídeos. E claro, cada empresa tem uma forma e critérios de pagamento variando entre cliques e views.

Conhecer bem as opções é a melhor forma para saber como usá-las. Uma prática que está cada vez sendo mais usada é a de recompensar os jogadores por verem suas propagandas. Claro de uma maneira opcional, o que é muito interessante quando bem usado. Isso pode fazer com seus jogadores não se sintam raivosos, podendo ganhar aquela recompensa desejada por um bom tempo.

Claro que esta não é a única maneira de monetizar um game gratuito, mas isso é algo para um outro capítulo. Mas é importante entender bem os mecanismos de advertainment. O motivo é para que se tenha uma melhor forma para manter um bom número de jogadores satisfeitos com o seu game. Afinal se lembre: melhor do que apenas muitos downloads é a quantidade de jogadores ativos.  Qualquer empresa que ofereça Ads em qualquer formato visa lucros quando os números de popularidade do seu App forem expressivos. Sendo assim não estranhe se aquele jogo que apenas sua família baixou não estiver indo lá muito bem.

Fico por aqui. Boa sorte e até a próxima.

Allan Douglas

Allan Douglas (Redator) – Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Estácio de Sá). Atualmente trabalha como Analista Líder na Teccenter no Recife – PE. Também desenvolve soluções WEB, Mobile e Games. É fanboy da SEGA e adora jogos de estratégia digitais ou analógicos.

3 thoughts on “Artigo: Bom uso de ADS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *