Artigo: Céu Games – Sucessos e Fracassos

Olá! Este artigo tem como objetivo contar um pouco da minha experiência com a Céu Games. Os sucessos, os fracassos e algo mais que eu aprendi com tudo isso!

Estava eu assistindo aos vídeos do Fábrica quando começa a passar o vídeo sobre a experiência que o Fabiano teve com a Céu Games. Depois de assisti-lo, tive a vontade de compartilhar a minha experiência com vocês também.

Caso não tenha visto o vídeo ainda, você pode vê-lo aqui: https://www.fabricadejogos.net/posts/youtube-ceu-games-o-nosso-estudio-de-producao-de-jogos-digitais/

Céu Games

Para quem não sabe, a Céu Games era um sonho que se tornou realidade para nós.

Eu sempre tive essa ideia de que eu podia fazer tudo, que eu dava conta de tudo e que as coisas eram fáceis.

No começo foi ótimo, aquela visão de grandeza, o ar de superioridade. Profissão: Empreendedor.

 

Primeiro Projeto: Salve a natureza Curupira!

Estávamos trabalhando no jogo Salve a natureza Curupira, nossa versão brasileira de Zelda para celular! Isso significava que eu ia alcançar meu objetivo profissional antes de terminar a faculdade.

No entanto, logo descobrimos que não tinha como fazermos esse jogo, e o sonho não durou muito. Eu não era tão bom desenhista quanto eu achava que era, o escopo era muito grande e não tínhamos os recursos necessários. Por fim acabamos desistindo do projeto.

 

Fracasso e Ressurreição

Então veio aquele sentimento de fracasso. Um atestado de que estávamos no caminho errado. Mas não desistimos! Apareceu então a oportunidade de fazer um curso do Sebrae chamado Empretec. Um curso que muda a sua forma de pensar. O curso foi ótimo! Foi um intensivo de pauladas que iríamos receber durante a vida em apenas 9 dias. Aprendemos sobre planejamento, metas, riscos, sair da zona de conforto, entre outras coisas que um empreendedor deve saber.

O curso foi tão bom que entrei em depressão por alguns meses reavaliando a minha vida. Mas ele nos ajudou a conquistar algumas vitórias. A partir dai, finalizamos um jogo da memória chamado Memobot. Planejamos, executamos e finalizamos o jogo Sperm Race (o qual inclusive ganhou um prêmio). Tivemos uma excelente participação em uma feira de empreendedores. E Foi um momento de reflexão e crescimento.

 

Reavaliação e Mudança

O crescimento pessoal estava a mil, mas o financeiro estava ruim para mim. Então decidi arrumar um emprego. Trabalhava meio período no emprego novo e meio período na Céu e ainda tinha que ter tempo pra faculdade. O sentimento de que eu dava conta tinha voltado e mais uma vez levei uma rasteira. Com tanta coisa pra fazer, acabava que não fazia nada direito. Foi então que tive que tomar uma das decisões mais difíceis da minha vida: decidi sair da Céu.

Naquele momento eu precisava de estabilidade, e como estava crescendo no meu emprego, acabei optando por ele. E assim acabou a minha história com a Céu.

 

TL;DR

Algumas lições que aprendi:

  • Não dou conta de fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Preciso de foco;
  • Um bom planejamento é essencial em tudo o que decidirmos fazer;
  • Conheci meus limites e tento trabalhar dentro dele;
  • Sou grato a minha família, amigos e a Deus pelo apoio e oportunidades. A família que me apoiou tanto no sucesso quanto no fracasso, aos amigos por terem entrado nesse barco comigo e a Deus, pois sem Ele não teria suportado.

Por fim, quero deixar um pensamento sobre o que meu pai me disse uma vez:

Não devemos ser como patos. O pato anda, voa, nada e canta… mal.

 

É isso aí, pessoal. Se vocês gostaram de saber mais da minha experiência, comentem aí. E se vocês quiserem saber o que aconteceu depois também. 🙂

Filipe Leal

Bacharel em Ciência da Computação pela UDESC e certificado como Microsoft Specialist. Atualmente trabalha como programador na Basecorp Learning Systems. Reside em Edmonton - Canadá. Faixa preta com 1o. grau em Pa-kua, tem preferência por jogos de Ação/Aventura, RPG, Luta e Party Games. Seu jogo favorito é The Legend of Zelda - Ocarina of Time.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *