Artigo: Erros Comuns de Programação

Neste artigo vamos ver quais são os tipos de erros de programação, quais os mais comuns e como resolvê-los.

Vamos nessa!

Erros de Programação

Erros de programação podem ser classificados como erros de compilação, tempo de execução e lógica.

Compilação

Erros de compilação são aqueles que te impedem de rodar o projeto. Nem todas as linguagens usam o código compilado, como javascript por exemplo, mas, no caso de desenvolvimento de games, a maioria utiliza código compilado.

Quais são os erros que geram erros de compilação?

Os mais comuns são:

  • Erros de sintaxe onde você escreveu o nome de alguma variável errado;
  • Esquecer do ponto e virgula ou de fechar algum parênteses ou chave; ou
  • Referenciou uma biblioteca e esqueceu de incluí-la no projeto.

Sempre que você tiver um erro de compilação, o mais importante é verificar qual o tipo de erro para solucioná-lo.

Tempo de execução

Agora, digamos que seu código está lindo, compilou direitinho e não tem nenhum erro de digitação. Você ainda pode ter um erro de tempo de execução. Este tipo de erro acontece durante a execução do programa.

Os erros mais comuns deste tipo são:

  • Divisão por zero, onde você tem var c = a/b e por algum motivo b = 0;
  • Recursos externos inacessíveis, quando o banco de dados está fora do ar ou você está tentando acessar uma tabela inexistente;
  • Acessar propriedades de objetos não inicializados, quando você tenta acessar uma propriedade ou método de um objeto que é nulo ou um objeto de uma lista vazia.

Para identificar e solucionar esse tipo de problema, você deve usar a opção Debug da sua ferramenta de programação e acompanhar linha a linha a execução do código. Desta forma, você pode descobrir o porquê de uma variável estar zerada ou nula.

Lógica

Os erros de lógica são os mais difíceis de identificar e corrigir, pois a sua aplicação não para de funcionar. A diferença é que o resultado que você consegue executando o programa não é o esperado.

As causas mais comuns para erros de lógica são:

  • Esquecer de atribuir os devidos valores a variáveis;
  • Falta de documentação.

Para solucionar este tipo de erro você deve, assim como nos erros do tipo tempo de execução, utilizar a opção Debug e analisar linha a linha quais são as entradas e saídas do código com erro. Outra prática boa que ajudará a prevenir erros de lógica são os testes unitários que testam individualmente cada método.

 

É isso aí, pessoal! Erros acontecem com todo programador, mas sempre tem uma forma de resolvê-los. Não desanimem e continuem programando!

Esqueci de algum? Comenta aí! 🙂

Abraços e até mais!

Filipe Leal

Filipe Leal

Bacharel em Ciência da Computação pela UDESC e certificado como Microsoft Specialist. Atualmente trabalha como programador na Basecorp Learning Systems. Reside em Edmonton - Canadá. Faixa preta com 1o. grau em Pa-kua, tem preferência por jogos de Ação/Aventura, RPG, Luta e Party Games. Seu jogo favorito é The Legend of Zelda - Ocarina of Time.

Send this to a friend