Neste artigo vamos ver quais são os tipos de erros de programação, quais os mais comuns e como resolvê-los.
Vamos nessa!
Erros de Programação
Erros de programação podem ser classificados como erros de compilação, tempo de execução e lógica.
Compilação
Erros de compilação são aqueles que te impedem de rodar o projeto. Nem todas as linguagens usam o código compilado, como javascript por exemplo, mas, no caso de desenvolvimento de games, a maioria utiliza código compilado.
Quais são os erros que geram erros de compilação?
Os mais comuns são:
- Erros de sintaxe onde você escreveu o nome de alguma variável errado;
- Esquecer do ponto e virgula ou de fechar algum parênteses ou chave; ou
- Referenciou uma biblioteca e esqueceu de incluí-la no projeto.
Sempre que você tiver um erro de compilação, o mais importante é verificar qual o tipo de erro para solucioná-lo.
Tempo de execução
Agora, digamos que seu código está lindo, compilou direitinho e não tem nenhum erro de digitação. Você ainda pode ter um erro de tempo de execução. Este tipo de erro acontece durante a execução do programa.
Os erros mais comuns deste tipo são:
- Divisão por zero, onde você tem var c = a/b e por algum motivo b = 0;
- Recursos externos inacessíveis, quando o banco de dados está fora do ar ou você está tentando acessar uma tabela inexistente;
- Acessar propriedades de objetos não inicializados, quando você tenta acessar uma propriedade ou método de um objeto que é nulo ou um objeto de uma lista vazia.
Para identificar e solucionar esse tipo de problema, você deve usar a opção Debug da sua ferramenta de programação e acompanhar linha a linha a execução do código. Desta forma, você pode descobrir o porquê de uma variável estar zerada ou nula.
Lógica
Os erros de lógica são os mais difíceis de identificar e corrigir, pois a sua aplicação não para de funcionar. A diferença é que o resultado que você consegue executando o programa não é o esperado.
As causas mais comuns para erros de lógica são:
- Esquecer de atribuir os devidos valores a variáveis;
- Falta de documentação.
Para solucionar este tipo de erro você deve, assim como nos erros do tipo tempo de execução, utilizar a opção Debug e analisar linha a linha quais são as entradas e saídas do código com erro. Outra prática boa que ajudará a prevenir erros de lógica são os testes unitários que testam individualmente cada método.
É isso aí, pessoal! Erros acontecem com todo programador, mas sempre tem uma forma de resolvê-los. Não desanimem e continuem programando!
Esqueci de algum? Comenta aí! 🙂
Abraços e até mais!