Artigo: Quanto tempo leva para fazer um game?

Acredito que todos nós já tivemos aquela ideia mirabolante para o jogo perfeito. Preparamos tudo e resolvemos começar o projeto, mas a ansiedade é tanta que no final do dia percebemos que não tivemos muito progresso e acabamos desistindo.

Neste artigo vamos ver quanto tempo leva pra fazer um jogo e espero que ele não os desanimem, mas ajude a entender que fazer um jogo é um trabalho de muita dedicação e paciência.

Quanto tempo leva…

O tempo que leva para fazer um jogo depende muito de sua complexidade. Por exemplo, um jogo com multiplayer leva mais tempo que um jogo single player. Adicionar integração social, como facebook, leva mais tempo. Cada detalhe a mais vai consumir tempo e, consequentemente, tornar o desenvolvimento do jogo mais longo.

Você pode conferir a nossa série: Desenvolvendo um jogo do zero e verificar quantos artigos foram necessários para abordar o processo como um todo para um jogo no estilo Pong.Logo

Em um relato no site Gamasutra, o desenvolvedor do jogo Tower of Guns disse que dentro dos 600 dias de desenvolvimento, ele e seu irmão levaram 3850 horas e 5 minutos para terminar o jogo. O relato conta com informações mais detalhadas e as formas que ele utilizou para gerenciar seu tempo. Vale a pena conferir!

Outra ferramenta interessante é o site Your Game Idea is too Big. Nele você pode escolher quais as funcionalidades que o seu game terá e ver quanto custaria para contratar uma equipe para fazê-la ou quanto tempo você levaria pra fazer tudo sozinho. Apesar dos dados não terem nenhuma base científica, eles não fogem muito da realidade de que, para desenvolver um jogo, você precisa de tempo, compromisso e paciência.

É impossível fazer o meu jogo perfeito?

Não!

É tudo uma questão de planejamento. Primeiro você precisa planejar o seu jogo para ter uma ideia do seu tamanho. Comece pelo game design, defina as mecânicas, personagens, itens e inimigos. Documente o seu jogo perfeito. Eu sei que nesse primeiro momento você está sentindo aquela euforia de querer colocar a mão na massa e terminar o jogo o quanto antes, mas se controle!

Depois de ter o jogo documentado, defina quanto tempo você tem (ou quer) para desenvolvê-lo. Se você quer desenvolver o jogo em 1 mês por exemplo, você vai ter que remover algumas coisas do seu projeto. O ideal é que você consiga estabelecer o mínimo de funcionalidades possível para que o jogo seja completo. Quando você conseguir esse nível é quando você está pronto para começar o desenvolvimento.

Essa estratégia é conhecida como Minimum Viable Product (MVP) ou Mínimo Produto Viável. E o objetivo dela é que, ao final de cada ciclo de desenvolvimento, você tenha um produto completo, o qual você vai apenas incrementando e adicionando novos recursos com o tempo. Porém, a hora que você cansar e quiser lançar, ele está pronto.

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A última dica é definir metas diárias para que você continue motivado. Uma meta tem que ser Específica, você tem que saber o que tem que fazer para cumpri-la. Ela tem que ser Mensurável, você tem que saber quanto de trabalho vai ter para alcançar a meta. Ela também tem que ser Atingível, não podendo ser algo impossível de ser feito. Ela tem que ser Relevante para o projeto e por fim ela tem que ser Temporal, tem que ter um prazo de conclusão. E pra ficar fácil de decorar, a meta tem que ser SMART.

Concluindo

Tendo isso em mente você pode alcançar qualquer objetivo. Não é fácil, leva tempo, custa dinheiro, mas no final nada pode tirar a sua satisfação de trabalho feito!

E não se esqueça, é importante saber quando desistir e partir pra outra! A maioria das empresas falharam em vários projetos antes de alcançar o sucesso. Aprenda com os erros, levante a cabeça e vá em frente!

É isso aí, pessoal! Espero que este artigo tenha sido mais um encorajamento do que um balde de água fria. 😛

Abraços e até mais!

Filipe Leal

Bacharel em Ciência da Computação pela UDESC e certificado como Microsoft Specialist. Atualmente trabalha como programador na Basecorp Learning Systems. Reside em Edmonton - Canadá. Faixa preta com 1o. grau em Pa-kua, tem preferência por jogos de Ação/Aventura, RPG, Luta e Party Games. Seu jogo favorito é The Legend of Zelda - Ocarina of Time.

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