Artigo: Uso do Jogo Scribblenauts Unmasked como Recurso Didático na Aula

Olá, pessoal. Recentemente publiquei sobre o uso do jogo comercial Scribblenauts Unmasked na educação.

Hoje vou compartilhá-lo com vocês para quem sabe abrir mais oportunidades dessas na educação.

Scribblenauts Unmasked na Educação

O artigo científico trata um pouco sobre a classificação dos jogos educativos. Tanto aqueles criados com tal propósito, quanto outros que são voltados para entretenimento. Esse último caso é o do jogo Scribblenauts Unmasked. Mesmo não sendo criado para educação, é possível utilizá-lo como recurso didático. Assim, a aula pode se tornar mais interessante e ativa aos alunos.

Nesse sentido, faço uma análise técnica e de aspectos educativos do jogo e mostro alternativas de uso em sala de aula. Também trago um caso específico de aplicação com crianças sobre o assunto “substantivo e adjetivo” desse jogo. Nele, pegamos um grupo pequeno de crianças e deixamos interagir com o jogo, principalmente nas mecânicas principais de uso das palavras na caderno. Era o ponto principal do jogo e que usavam as classificações do assunto a ser avaliado. Depois, eram submetidos a perguntas e tínhamos o antes de jogar e o depois. Fazendo o comparativo dos dados, percebemos que teve mais interesse e compreensão do tema como complemento a aula.

Aos educadores, é um artigo interessante para ver como pode se usar em sala de aula esses jogos, entender melhor esse universo dos jogos.

Aos profissionais da área, para analisar jogos sob esta ótica da educação.

Acesso ao artigo na íntegra: Scribblenauts Unmasked: Avaliação do Jogo Digital e seus Aspectos Educativos

Um abraço a todos!

Fabiano Naspolini de Oliveira

Meu nome é Fabiano Naspolini de Oliveira e atuo na área de jogos desde 2006, quando comecei estes estudos na faculdade. Sou de Araranguá – Santa Catarina. Sou formado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Especialista em Game Design e Docência para Educação Profissional, Mestre em Tecnologias da Informação e Comunicação e Pós-graduado em Gestão Estratégica de Marketing. Já tenho mais de 15 jogos no meu portfólio, tanto educativos, advergames quanto de entretenimento, feitos para jogadores e empresas. Toda essa experiência veio dos meus estudos, experimentos sozinho e, no passado, tive um estúdio de jogos chamado “Céu Games”. Atendi clientes com jogos customizados de acordo com a necessidade deles e ganhamos o Prêmio Mobile Fest de Aplicativos Móveis da Claro em Primeiro Lugar com o game Sperm Race. Também trabalhei como redator do site Nintendo Blast, cuja experiência me ajudou a analisar jogos dos mais diversos do mercado. Publiquei em 2021 meu primeiro jogo no Steam: o Born Race. Hoje sou game designer, professor, escritor de ficção e cuido do site Fábrica de Jogos, portal sobre desenvolvimento de jogos com canal no Youtube voltado a game designers. Meu foco está na educação dos desenvolvedores de jogos e, principalmente, game designers iniciantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *