Como apresentar o seu jogo para o mercado utilizando um Press Release

escola-brasileira-de-games-fabrica-de-jogos-comunicado-de-imprensa-press release

Para apresentar produtos ou serviços ao mercado, vários procedimentos devem ser adotados para realizar um trabalho efetivo com a imprensa

Dentro desses procedimentos existem algumas ferramentas que são utilizadas como estratégia de divulgação, e uma delas é o tão famoso Press Release.

Um comunicado de imprensa ou Press Release é atualmente uma das principais ferramentas de comunicação para apresentar produtos ou serviços de forma profissional ao mercado. Mas a escrita desse comunicado não é algo simples. O conteúdo do Press Release determina a divulgação (ou não) daquilo que se pretende anunciar.

Os melhores comunicados de imprensa são aqueles que incluem todas as informações relevantes para o público em geral e que demonstram exatamente aquilo que a empresa pretende transmitir aos leitores.

Como escrever um bom Press Release?

É importante evitar qualificar muito seu produto/serviço. Você tem que se ater ao fato e deixar que o jornalista/site/blog/canal julgue por ele mesmo a qualidade do produto ou da informação.

Um bom título apresenta informações precisas sobre o conteúdo que vai ser lido e ao mesmo tempo, provoca curiosidade. Por exemplo, um título que usa termos que só um técnico ou especialista conhece não vai funcionar para os demais.

escola-brasileira-de-games-fabrica-de-jogos-press release

Mas vamos por partes: siga essas 3 dicas abaixo e, com um pouco de prática, você será capaz de apresentar qualquer tipo de jogo ao mercado de forma simples, direta e coerente:

1.Inclua informações relevantes e diretas

Quando escrevemos um press release temos a tendência de acreditar que tudo o que escrevemos é relevante. Mas um comunicado de imprensa deve conter apenas o essencial, e responder a seis perguntas básicas: Quem? O quê? Quando? Onde? Como? e Porquê?

2.Produza um conteúdo atrativo

O assunto do email deve ser atrativo, cativante e direto. Procure uma forma original e relevante de anunciar o assunto principal do email sem fugir ao tema do que pretende anunciar.

3.Utilize regras de formatação e conteúdo

O Press Release deve ser de fácil leitura (sem adjetivos ou palavras rebuscadas) e deve incluir algumas informações específicas:
-A localidade e a data do comunicado;
-O título;
-O lead (um primeiro parágrafo em destaque que inclui informações relevantes para o destinatário);
-O corpo do texto (onde se desenvolve o tema);
e onde se colocam todas as informações e citações pertinentes que suportam a ideia principal);
-A conclusão;
-O “Mais sobre”, onde a empresa, o grupo ou o projeto podem incluir informações não relevantes para este comunicado em particular, mas relevantes para a empresa e o seu posicionamento;
-O nome e o contato da pessoa responsável pela comunicação da empresa;

Lembre-se: o Press Release faz parte da estratégia, ele é apenas uma pequena fração de todo um procedimento a ser feito no contato com a imprensa e vai servir de apoio para uma sugestão de pauta ou até mesmo auxiliar na hora de escrever a matéria. Então capriche!

Fontes:
abstartups.com.br/2016/06/07/fuja-da-fabrica-de-press-release
portalimprensa.com.br/noticias/brasil/58265/especialista+da+dicas+de+como+escrever+um+press+release+eficiente
bloomidea.com/blog/como-escrever-um-press-release


A Escola Brasileira de Games (EBG) é uma plataforma de ensino, treinamento e aperfeiçoamento de conhecimento nas áreas de gestão empresarial da indústria de jogos, aplicativos mobile e negócios digitais.




André Avelino

André Avelino

Coordenador Geral na Escola Brasileira de Games. Minha missão é oferecer um ponto de vista profissional e compartilhar conhecimentos sobre o ambiente de negócios do mercado de games, mobile e negócios digitais.

Send this to a friend