Tutorial: Como criar e utilizar um material no Maya

MateriaisAo criar pela primeira vez um material no Maya, muitas dúvidas podem surgir. Para evitar que esta funcionalidade vire um problema na sua vida, apresentaremos hoje um breve tutorial.

O enfoque está em você entender o básico da criação e utilização de materiais. Para referencia utilizaremos a nossa matéria anterior em que foi feito o Angry Bird Red.

Como criar e utilizar um material no Maya

Para dar inicio a explicação, clique com o botão direito sobre o objeto que você quer atribuir um tipo de material/cor.

Será exibido uma lista de ferramentas semelhantes as que são mostradas na imagem a seguir. Assim, entre em: “Material Attributes”. 

Menu de ferramentas do objeto
Menu de ferramentas do objeto

Ao entrar no menu, uma outra janela será apresentada em sua tela, algo semelhante a imagem a seguir. É este o menu responsável por todas as características que o seu material possuirá. Dentre os atributos, vamos ver as funcionalidades dos principais:

  • Cor: permite alterar a cor do material por completo;
  • Transparência: permite que se modifique a intensidade de dureza que o material irá ter. Quanto mais baixo o valor dessa opção, menos transparente ela será;
  • Cor ambiente: irá contrastar a cor do ambiente onde está o objeto com a definida por você. Essa opção tem que ser usada com cuidado para que não ocorra “deturpação” na cor de outros objetos;
  • Pulando para difusão (incandescência e bump map explicarei em outra oportunidade): esta mostrará a intensidade com que a luz irá refletir sobre seu objeto, dando um aspecto mais/menos pálido á peça.
Menu de atributos do material
Menu de atributos do material

Feitas essas alterações de acordo com o que você escolheu, você já pode fechar a janela e  então estará pronto para uso. Mais fácil do que inicialmente parecia, não é mesmo?

Como vocês podem notar, há uma lista muito grande de atributos e personalizações que podemos fazer no material no Maya. Por enquanto, em nossos tutorias não será necessário ir além disso. Porém são atributos chave que, quando bem definidos, podem dar origem a diversos tipos de texturas e tonalidades.

Até a próxima postagem!

Marcos Dassie

Marcos Dassie

Cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Instituto Federal São Paulo - Campus de Presidente Epitácio). Foi Professor do Mini Curso de desenvolvimento de Aplicativos/Jogos com C# e Unity3D para o Instituto Federal de São Paulo na III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Foi desenvolvedor de um jogo para dispositivos móveis multiplataforma. Concluinte de Iniciação Científica em Desenvolvimento de Jogos e Aplicativos para Dispositivos Móveis, foco em Educação do público infantil. Faz desenvolvimento e modelagem 2D/3D para Jogos.

Send this to a friend