Como Organizar Fases e Dificuldade de um Game Mundo Aberto?

💬 Como Organizar a Dificuldade de um Game Mundo Aberto? Mundos abertos não tem uma fase fechada e o jogador pode fazer o que quiser pelo mundo. Como vou organizar essas fases e ainda pensar em termos de dificuldade no game design? Vamos ver como planejar e organizar a dificuldade de um game mundo aberto como GTA, Legend of Zelda: Breath of the Wild e outros.

➡️ Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Yq4Yd_VbOkk

➡️ Curso Relacionado: https://www.fabricadejogos.net/gamedesigncycle

Nota Complementar: Fiz este vídeo, pois a maior dificuldade da galera é não conseguir organizar o jogo, dificuldade e fases por entender que jogos de mundo aberto não tem fases fechadas. Por isso, fica complicado de fazer isso, diferente de jogos com fases fechadas e sequenciais. Mas não… é possível e mostro como neste vídeo. Só abstrair a teoria e trazer para a prática. 🙂 Outras formas de fazer é usando o Twine para fazer as ramificações ou uma ferramenta própria de Game Design ou Roteiro. Usei essas, pois são acessíveis a qualquer um.

Fabiano Naspolini de Oliveira

Meu nome é Fabiano Naspolini de Oliveira e atuo na área de jogos desde 2006, quando comecei estes estudos na faculdade. Sou de Araranguá – Santa Catarina. Sou formado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Especialista em Game Design e Docência para Educação Profissional, Mestre em Tecnologias da Informação e Comunicação e Pós-graduado em Gestão Estratégica de Marketing. Já tenho mais de 15 jogos no meu portfólio, tanto educativos, advergames quanto de entretenimento, feitos para jogadores e empresas. Toda essa experiência veio dos meus estudos, experimentos sozinho e, no passado, tive um estúdio de jogos chamado “Céu Games”. Atendi clientes com jogos customizados de acordo com a necessidade deles e ganhamos o Prêmio Mobile Fest de Aplicativos Móveis da Claro em Primeiro Lugar com o game Sperm Race. Também trabalhei como redator do site Nintendo Blast, cuja experiência me ajudou a analisar jogos dos mais diversos do mercado. Publiquei em 2021 meu primeiro jogo no Steam: o Born Race. Hoje sou game designer, professor, escritor de ficção e cuido do site Fábrica de Jogos, portal sobre desenvolvimento de jogos com canal no Youtube voltado a game designers. Meu foco está na educação dos desenvolvedores de jogos e, principalmente, game designers iniciantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *