Artigo: Conheça os serviços do Unity3D

O Unity3D é um dos engines atuais mais conhecidos e usados por todo o mundo, com muitos anos no mercado e sempre procurando renovar. Um dos exemplos dessas renovações é a inclusão do desenvolvimento 2D nativo, que nem é tão recente. Juntamente com as versões mais atuais, a partir da 5.0, houve preocupação com melhorias das ferramentas dentro do Unity. Além disso, vem incrementando seus serviços do Unity3D no game engine. Isso auxilia o desenvolvedor a aumentar o engajamento dos jogadores com seus jogos.

Como os próprios usuário fiéis do Unity costumam falar em suas palestras: “Ajudar aos desenvolvedores a subir a segunda escalada”. Vamos descobrir mais sobre essa escalada então?!

Recursos e Requisitos para os serviços do Unity3D

Estes serviços vão desde a conhecida Asset Store até um serviço de Build online. Em quase todos os serviços, existe uma versão limitada grátis e uma pro paga, além também da existência daqueles que são completamente grátis.

Bom, vamos deixar de trocadilhos e ir ao que interessa.

Mas primeiro…

Vale lembrar que, para usar qualquer um dos serviços d0 Unity3D, você precisa ter uma conta na Unity. Então, se você já usa a Unity, provavelmente você já tem essa conta. Senão, basta criar uma, pois é rápido, fácil e grátis. 😉

O objetivo desse artigo não é abordar detalhadamente cada serviço e sim uma apresentação deles.

E você poderá saber mais e acompanhar tutoriais de como implementar esses serviços nos links a seguir.
Agora sim…

 

Unity ADS (http://unity3d.com/pt/services/ads)

unity_ads

ADS em games é uma forma de ganhar dinheiro. Este serviço fornece uma API para integração muito simples com seu jogos. Além disso, há um gerenciador para que você possa criar suas próprias campanhas para divulgar seus jogos. Também, lógico, é possível acompanhar os resultados dos anúncios que aparecem para seus jogadores. Todos os anúncios aqui são no formato vídeo. Disponível para Android e IOS e é complemente grátis.

 

Unity Analytics – (http://unity3d.com/pt/services/analytics)

Assim como ADS, o Analytics também fornece uma API e um gerenciador para acompanhar as informações enviadas pelos jogadores. Isso ocorre por meio da API através de uma configuração que se limita apenas para algumas linhas de código. Com ele podemos saber, por exemplo, em qual ponto de uma fase determinado grupo de jogadores está demorando mais tempo para passar. Um outro poder da API Analytics é o de integrar o game às lojas online (Google Play, Apple Store e Windows Store). Assim, podemos fazer In-app escrevendo com basicamente o mesmo código. Sendo que antes era possível apenas por plug-ins de terceiros. Os resultados dessas vendas também podem ser acompanhados no gerenciador.

 

Unity Certification (https://certification.unity.com/)

Não há muito o que se falar deste aqui, pois, como o próprio nome sugere, é o serviço de emissão de certificações para usuários do Unity3D. Para obter um, você precisa se inscrever para o teste que é realizado presencialmente em datas marcadas. Ele informa sobre quando será o próximo teste, informações sobre cursos e o que cai na prova. Tudo isso consultando o site. Também é importante que você fique atento à comunidade, pois pode ser que algum evento de certificação ocorra e não seja divulgado lá. Essa certificação custa em média $160,00.

 

Unity Cloud Build (http://unity3d.com/pt/services/cloud-build)

unity-cloud

Este é um dos meus serviços do Unity3D preferidos. Com ele, podemos “buildar” nossos games na nuvem. Isso é muito útil quando não temos determinado hardware para fazer o build específico ou quando demora muito. Logo, basta subir para um servido GIT, por exemplo, fazer as configurações da plataforma escolhida e ser feliz :). Possui uma versão grátis limitada e outras pagas, porém as limitações principais estão em preferência de build e tamanho de projetos.

 

Unity Colaborate (Beta) – (http://unity3d.com/pt/services/collaborate)

Este serviço, no momento da escrita deste artigo, está em fase de beta fechado. Embora esteja aceitando registros. Sua função é servir como um controle de versão integrado ao Unity3D.

 

Unity Everyplay – (https://developers.everyplay.com/)

O Everyplay fornece a possibilidade de gravar seções de jogos em vídeo e compartilhá-las em redes sociais. Assim, outros possíveis jogadores verão não apenas o jogo, mas a partida que seus amigos acabaram de jogar. Ainda é possível gravar as reações do jogador com a câmera frontal. Ele é grátis e não está disponível apenas para Unity, é possível usá-lo em Cocos2D, Android e IOS nativos.

 

Unity Multiplayer – (http://unity3d.com/pt/services/multiplayer)

Solução completa para criar jogos multiplayer online, com servidores da própria Unity. Aqui não precisamos nos preocupar com baixo nível de programação, essa parte já foi toda implementada deixando apenas mais acima como configuração das salas, players e eventos. Diferente dos outros serviços, este leva um pouquinho mais de tempo para configurar uma partida, mas nada muito complicado.

Ela possui uma verão grátis bem limitada e o custo varia de acordo com o tráfego de dados por jogador. Ainda, no site há uma calculadora para simular o custo.

 

Untiy Performance Reporting

Dentro os serviços do Unity3D, este é atualmente o único que está disponível apenas para quem tem a licença PRO. Seu objetivo é identificar a performance do game como um todo ou em partes. É um serviço indispensável para quem pode pagar e quer ter maior controle sobre a suavidade do game.

 

Então é isso, acredito que embora seja de forma bem sucinta este artigo consegue apresentar os serviços do Unity3D e o que eles podem fazer. Seja curioso e teste todos ou o que você achou mais interessante.

Futuramente podemos fazer tutoriais específicos de alguns deles, é só deixar seu pedido nos comentários.

Allan Douglas

Allan Douglas (Redator) – Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Estácio de Sá). Atualmente trabalha como Analista Líder na Teccenter no Recife – PE. Também desenvolve soluções WEB, Mobile e Games. É fanboy da SEGA e adora jogos de estratégia digitais ou analógicos.