Tutorial: Conhecendo o ARToolkit no Unity3D

Olá, nesse tutorial vamos tratar de um assunto que está bem na moda ultimamente: a realidade aumentada ou simplesmente AR no ARToolkit.  Para quem ainda não se ligou, AR é como é chamada a tecnologia de exibir elementos digitais num ambiente real em tempo real.

O engine Unity3D tem diversos plugins que ajudam no desenvolvimento de projetos que usam esse tipo de técnica.

Nesse tutorial, vamos trabalhar com o Unity3D usando um plugin grátis o Artoolkit com o objetivo de exibir um cubo simples em AR.

O que vamos precisar para rodar o ARToolkit?

Além da versão mais recente do Unity3D, precisaremos baixar o Artoolkit logicamente e de uma webcam devidamente instalada no seu computador.

Instalação

Aqui não tem nenhum segredo, se você já tem algum conhecimento com o engine.

Agora vamos abrir o Unity3D e criar um projeto. Podemos chamá-lo de TesteAR. Com tudo pronto, encontre onde foi feito o download do plugin Artoolkit e o execute importando todos os arquivos.

importacao

Montagem da cena

Agora é que a brincadeira começa. Primeiro remova “Main Camera” padrão da cena. Estranho não? Sim, mas logo vamos colocar outra câmera em cena.

Primeiro coloque uma Directional Ligth na cena.

Agora criamos um GameObject e mude o seu nome para ARToolKit Controller. Depois, adicione o AR Controller e O ARMarket. Esses scripts são responsáveis pelas configurações básicas.

Aqui vamos apenas preencher o campo Marker Tag com Marker1 no ARMarker. Essa tag serve para o controlador encontrar o marcador e dizer qual a imagem que a câmera deve identificar. Nesse caso, vamos deixar .

Criamos outro GameObject filho do ARToolKit Controller. Mude seu nome para Root, por exemplo, pois esse será o elemento raiz de todos os pontos que ficarão com AR. Para isso, adicione o script AROrigin. Este não vai precisar de configuração nesse caso.

Como filho de Root, adicione uma Camera e para ela o componente ARCamera. Também como filho de Root, adicione outro GameObject, que podemos chamá-lo de Marker. Dentro deste, adicionemos um Cube para o Marker e adicione o ARTrackedObject que também deve ter o campo Marker como antes para Marker1. O Cube escale configure para 0.3 tanto em x, y e z, além de configurar a posição z para -0.3 para que ele possa aparecer na Camera.

Agora compare a Estrutura de GameObjects. Ela deve estar assim:

gameobjects

Agora você pode executar a aplicação. Verá algumas caixas de diálogo para a configuração da webcam, mas normalmente não é preciso mudar nada.

Agora você deve apontar a webcam para a imagem padrão de leitura do ArToolkit. Você pode imprimir, se preferir.

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E agora você deverá ver o efeito.

Bom fico por aqui. Esse tutorial nem arranhou a superfície do que você pode fazer com esse maravilhoso plugin, contudo espero que tenha despertado curiosidade para um estudo mais aprofundado.

Allan Douglas

Allan Douglas (Redator) – Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Estácio de Sá). Atualmente trabalha como Analista Líder na Teccenter no Recife – PE. Também desenvolve soluções WEB, Mobile e Games. É fanboy da SEGA e adora jogos de estratégia digitais ou analógicos.