Tutorial: Criação de Fluidos / Líquidos no Blender (Parte Final)

E aí, galera. Vamos dar continuidade a parte 1 do tutorial de fluidos e líquidos no Blender.

Agora, criaremos o nosso fluido na taça. Sim, ele é um objeto novo também! 😀

Vamos finalizar nosso projeto então?

Criando objeto para receber os fluidos/líquidos no Blender

Para que ele não fique desproporcional a nossa taça já criada, selecione as áreas até onde desejar que o líquido alcance. Você pode selecionar essas faces apertando em “ctrl +” ou diretamente com o mouse e a tecla “shift”. Lembre-se de estar no modo de edição.

Captura de Tela 2015-12-16 às 20.36.07

Para tornar essa nossa seleção independente, aperte “shift+D”. Depois, clique com o botão direito do mouse para que ele fique na posição que está. A seguir, aperte “p” e escolha a opção “selection”. Pronto! Agora temos nosso líquido como um objeto.

Vamos agora adicionar uma textura em nossa taça, para que nosso líquido tenha uma e o vidro também! Primeiro mude o renderizador para o “Cycles”, como mostra na imagem que segue.

Captura de Tela 2015-12-16 às 20.39.21

Agora eu aconselho a dividir a tela do Blender em 3 ou 4 “telas”, pois assim fica mais fácil a manipulação das configurações dos painéis “Node”, além de mostrar melhor o resultado na tela Rendered.

Captura de Tela 2015-12-16 às 20.43.48

Já que estamos falando em Nodes, vamos adicionar um novo material ao nosso líquido (o mesmo se aplica ao vidro). Depois de ter adicionado o novo material, configure a opção “Surface” para Glass BSDF, pois isso trará os nodes (na parte esquerda da tela) já pré-definidos pelo Blender. Esses padrões são do Vidro na vida real, tal como refração, transparência, entre outras características possíveis.

Captura de Tela 2015-12-16 às 20.43.48

Seguindo ainda a referência da imagem anterior, pode-se notar que tem um efeito ao material chamado “Volume Absorption”. Para adicioná-lo, tem que clicar em “Add” e selecionar a configuração com o mesmo nome.

O efeito tanto do vidro quanto do líquido são os mesmos, mas cada um pode usar a criatividade como preferir. O efeito final está representado na imagem que segue:

Captura de Tela 2015-12-16 às 20.47.05

 

Bem, pessoal, este é uma abordagem de efeito líquido. Eu foquei mais em dar uma ideia de como se “cria” mesmo os fluidos/líquidos no Blender. Agora, vai da mente de vocês as novas possibilidades e trabalhos.

Abraços e até a próxima!

Marcos Dassie

Marcos Dassie

Cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Instituto Federal São Paulo - Campus de Presidente Epitácio). Foi Professor do Mini Curso de desenvolvimento de Aplicativos/Jogos com C# e Unity3D para o Instituto Federal de São Paulo na III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Foi desenvolvedor de um jogo para dispositivos móveis multiplataforma. Concluinte de Iniciação Científica em Desenvolvimento de Jogos e Aplicativos para Dispositivos Móveis, foco em Educação do público infantil. Faz desenvolvimento e modelagem 2D/3D para Jogos.

Send this to a friend