Tutorial: Criando um CupCake no Blender

E ai galera, como estão? Tudo certo?

No tutorial de hoje, nós iremos aprender sobre como fazer um CupCake no Blender. Já adianto a vocês que esse tutorial é mais extenso do que o anterior, onde fizemos um Oceano no Blender.

Nesse teremos mais detalhes e algumas novas técnicas que iremos aprender para fazer o CupCake.

Bem, chega de conversa e vamos ao que interessa! Haha 😀

CupCake no Blender

Primeiramente, vamos começar criando o potinho do bolo. Para fazê-lo parecido com o da imagem que segue, delete todos os objetos da cena. Para tal, clique na tecla “A” selecionando tudo, e depois clique em “X” para deletá-los.

Feito isso, com a cena agora limpa, clique na guia “Create” e adicione um Circle. Depois, coloque-o em modo de edição apertando a tecla “Tab” do teclado, e faça extrusão no eixo “Z”. Isso fará com que a extrusão (construção) seja no eixo Z, ou seja, no caso para cima. Apos ter feito todos esses passos, faça uma “Extrude Individual” em todas as faces selecionadas do copinho/potinho.

Captura de Tela 2016-02-07 às 19.42.52

O segundo passo será fechar o fundo do potinho, com a extrusão normal, porém, para que fique somente no fundo, selecionem apenas os vértices que ligam o fundo. Depois, use a extrusão com a tecla “S” para que se possa ajustar o tamanho e ir fechando o fundo. Quando chegar próximo do fim, como está mostrando na imagem abaixo, clique em “CTRL+M” e selecione “At Center”. Pronto: fundo do potinho feito! 😀

Captura de Tela 2016-02-07 às 19.47.36 (2)

Vejam como ficará o fundo do pote:

Captura de Tela 2016-02-07 às 19.48.45

Agora, acrescente ao objeto um modificador chamado “solidify” e o “subdivision surface”. Você obterá o resultado que aparece na imagem seguinte. Vale lembrar que esses modificadores tem como objetivo suavizar os vértices/arestas/faces do objeto, dando a ele um “ar” (sensação/aparência) mais realista.

Captura de Tela 2016-02-07 às 19.49.48

O terceiro passo, será acrescentar o bolo dentro do pote. Aqui, deixarei “meio em aberto” para criatividade de cada um, pois pode-se usar tipos nativos, como o círculo, a esfera, entre outros. No caso, eu usei o círculo e, a partir dele, fiz “extrudes” até chegar ao topo do copinho. O processo de criação é muito semelhante ao do potinho.

Captura de Tela 2016-02-07 às 19.53.59

Acrescente no objeto “bolinho” o modificador “Subdivision Surface” para deixá-lo também com um aspecto mais realista.

Logo após, vamos chegando a uma das partes mais complexas do tutorial que é a criação do “glacê” em cima do bolo. Para criá-lo, precisaremos adicionar essa ferramenta de Curva chamada “Bezier”. Para fazer isso, basta clicar no menu “ADD”. Ela será o corpo do nosso glacê.

Captura de Tela 2016-02-07 às 20.11.30

Agora criaremos o formato do glace, não confunda com o “corpo” do glacê, já dito anteriormente. Então, precisaremos acrescentar um curva do tipo “Circle”.

Captura de Tela 2016-02-07 às 20.21.39

Edite a mesma, selecionando vértices intercaladamente, e ajuste o tamanho dela para o centro.

Captura de Tela 2016-02-07 às 20.22.38

Agora acrescente ao glacê o formato do objeto molde-glacê que criamos. Ajuste o tamanho do objeto e o número de subdivisions surfaces para que não fique como na imagem seguinte:

Captura de Tela 2016-02-07 às 20.24.57

Pronto! O resultado é o seguinte: a partir desse objeto, vocês podem usar da criatividade para texturizar, enfim fazendo o que for possível.

Captura de Tela 2016-02-07 às 20.33.43

E na seguinte imagem, vou mostrar a vocês o meu resultado final com algumas técnicas mais avançadas e tratamentos de texturas que fiz que em breve, em um outro tutorial, ensinarei a vocês.

cupcake

Abraços e até o próximo tutorial!

Tutorial inspirado no canal BlenderPower.com.

Marcos Dassie

Marcos Dassie

Cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Instituto Federal São Paulo - Campus de Presidente Epitácio). Foi Professor do Mini Curso de desenvolvimento de Aplicativos/Jogos com C# e Unity3D para o Instituto Federal de São Paulo na III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Foi desenvolvedor de um jogo para dispositivos móveis multiplataforma. Concluinte de Iniciação Científica em Desenvolvimento de Jogos e Aplicativos para Dispositivos Móveis, foco em Educação do público infantil. Faz desenvolvimento e modelagem 2D/3D para Jogos.

Send this to a friend