E ai, pessoal, tudo beleza?
O tutorial de hoje será muito semelhante ao nosso tutorial anterior de como fazer um picolé. Hoje iremos aprender como criar um Oceano no Blender, afinal é algo que combina muito com o verão também! 😀
Então vamos lá!
Criando um Oceano no Blender 3D
Primeiro abra o Blender! 😀
Agora vamos deletar a lâmpada e a câmera. Esse processo sempre será necessário, caso não seja necessária a renderização.
Para deletar um objeto em cena, basta clicar em cima dele com o botão direito do mouse e apertar X.
Agora, com a cena limpa de acordo com as necessidades, poderemos dar continuidade. Vamos adicionar um objeto na cena e este será chamado de “Plano”. Para adicioná-lo, clique na aba lateral “Create” e selecione a opção “Plane” (plano). Pronto, plano criado na cena.
A aba Create é representada na imagem seguinte pelo número “1” e o Plane pela área indicada pelo número “2” (em vermelho no canto superior esquerdo).
Agora, para dar origem ao Oceano Padronizado, já presente nos “presets” do Blender, teremos que selecionar o Plano que já está na cena. Isso é feito com o botão direito do mouse (secundário) e, logo após deve se adicionar um modificador, com um nome bem peculiar: “Ocean”. Ele é representado pelo ícone de um peixe. Feito isso, um oceano entrará no lugar de nosso plano, veja na próxima imagem.
No entanto, para obter um resultado muito mais refinado, precisaremos conhecer um pouco mais sobre os parâmetros deste modificador. Eles são divididos em duas categorias: “Geometry” (Geométricos) e “Waves” (Ondas). Para o primeiro, temos opções como Tempo, Resolução, Tamanho, Aleatoriedade, entre outras possíveis. Já para as ondas, temos Espumação da Água, Escala, Vento, Alinhamento, Ondas Pequenas entre outras também.Para deixar o resultado mais legal, altere estes valores de acordo com o que você deseja e satisfaça suas necessidades. 😀
Então por hoje é isso. No tutorial vimos como criar um oceano com base em algumas ferramentas úteis, que o Blender já nos disponibiliza, aprendendo também sobre alguns de seus parâmetros/configurações. Por fim, obtivemos o resultado final que é um modelo de um oceano. Com esse tutorial você já possui algumas bases, basta então, enriquecê-los com detalhes.
Aguardo todos vocês no próximo tutorial de Blender 3D. Até já, pessoal! 😛