Criando um Oceano no Blender 3D

E ai, pessoal, tudo beleza?

O tutorial de hoje será muito semelhante ao nosso tutorial anterior de como fazer um picoléHoje iremos aprender como criar um Oceano no Blender, afinal é algo que combina muito com o verão também! 😀

Então vamos lá!

Criando um Oceano no Blender 3D

Primeiro abra o Blender! 😀

Agora vamos deletar a lâmpada e a câmera. Esse processo sempre será necessário, caso não seja necessária a renderização.

Para deletar um objeto em cena, basta clicar em cima dele com o botão direito do mouse e apertar X.

Captura de Tela 2016-01-19 às 16.23.06 (2)

Agora, com a cena limpa de acordo com as necessidades, poderemos dar continuidade. Vamos adicionar um objeto na cena e este será chamado de “Plano”. Para adicioná-lo, clique na aba lateral “Create” e selecione a opção “Plane” (plano). Pronto, plano criado na cena.

A aba Create é representada na imagem seguinte pelo número “1” e o Plane pela área indicada pelo número “2” (em vermelho no canto superior esquerdo).

Captura de Tela 2016-01-19 às 16.27.24 (2)

Agora, para dar origem ao Oceano Padronizado, já presente nos “presets” do Blender, teremos que selecionar o Plano que já está na cena. Isso é feito com o botão direito do mouse (secundário) e, logo após deve se adicionar um modificador, com um nome bem peculiar: “Ocean”. Ele é representado pelo ícone de um peixe. Feito isso, um oceano entrará no lugar de nosso plano, veja na próxima imagem.

Captura de Tela 2016-01-19 às 16.38.32 (2)

No entanto, para obter um resultado muito mais refinado, precisaremos conhecer um pouco mais sobre os parâmetros deste modificador. Eles são divididos em duas categorias: “Geometry” (Geométricos) e “Waves” (Ondas). Para o primeiro, temos opções como Tempo, Resolução, Tamanho, Aleatoriedade, entre outras possíveis. Já para as ondas, temos Espumação da Água, Escala, Vento, Alinhamento, Ondas Pequenas entre outras também.Para deixar o resultado mais legal, altere estes valores de acordo com o que você deseja e satisfaça suas necessidades. 😀

 

Então por hoje é isso. No tutorial vimos como criar um oceano com base em algumas ferramentas úteis, que o Blender já nos disponibiliza, aprendendo também sobre alguns de seus parâmetros/configurações. Por fim, obtivemos o resultado final que é um modelo de um oceano. Com esse tutorial você já possui algumas bases, basta então, enriquecê-los com detalhes.

Aguardo todos vocês no próximo tutorial de Blender 3D. Até já, pessoal! 😛

Marcos Dassie

Marcos Dassie

Cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Instituto Federal São Paulo - Campus de Presidente Epitácio). Foi Professor do Mini Curso de desenvolvimento de Aplicativos/Jogos com C# e Unity3D para o Instituto Federal de São Paulo na III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Foi desenvolvedor de um jogo para dispositivos móveis multiplataforma. Concluinte de Iniciação Científica em Desenvolvimento de Jogos e Aplicativos para Dispositivos Móveis, foco em Educação do público infantil. Faz desenvolvimento e modelagem 2D/3D para Jogos.

Send this to a friend