Game Design: Criar Jogos com as Melhores Experiências aos Seus Jogadores

Você já jogou jogos que teve uma boa ou má experiência? Provavelmente isso se deve ao bom ou mau game design que foi desenvolvido para esse jogo. O game design é a área preocupada em projetar jogos que seja divertido e ideal aos seus jogadores terem a melhor experiência possível. Planejar as regras, mecânicas, narrativa, os níveis, personagens, inimigos, artefatos e power ups são apenas algumas das tarefas do game designer.

O curso foca em ensinar as melhores práticas da área a fim de você conseguir criar jogos que tragam a melhor experiência ao público-alvo do seu jogo. Afinal, sem uma boa experiência, o seu jogador irá buscar outros melhores para se divertir. Se você deseja criar jogos divertidos e marcantes, este curso é recomendado para você. Vamos desbravar o game design e entender melhor como projetar jogos divertidos e de boa qualidade.

Conteúdo do Curso

– Seção 1: Entendendo o Game Design: conceito, game designer, áreas de atuação, competências e profissionais famosos.

– Seção 2: Visões sobre game design: modelos de compreensão como MDA, Gameflow e a Tétrade Schell.

– Seção 3: Produzir Ideias para o Game Design: ideia, criatividade, processo criativo, técnicas criativas, viabilidade da ideia.

– Seção 4: Conceito de Jogo: o que é, importância, escopo e formatos, variáveis que o influenciam, público-alvo, atividades, tempo, custo e mercado consumidor.

– Seção 5: Prototipagem para Jogos: conceitos, tipos, materiais usados, recomendações e técnicas.

– Seção 6: Documentando o seu Game Design: o que é game design document, escopo, formatos e recomendações, atualização, versionamento e softwares para documentar.

– Seção 7: Boas Práticas de Game Design: diversos princípios para ajudar a pensar em um projeto de qualidade como tutoriais práticos, diversão, emergência, escolhas significativas e outros.

– Seção 8: Mecânicas: estrutura e elementos da mecânica, menus, interfaces no enfoque da funcionalidade, itens, power ups e outros elementos, design de níveis, saves e outros.

– Seção 9: Narrativa: estrutura narrativa de jogo, narrativas interativas, recomendações de boas histórias em jogos, criação de personagens, jornada do herói, arquétipos, cinemáticas e técnicas narrativas.

– Seção 10: Estética: conceito, importância, abordagens em outras áreas e paralelo com jogos, jogos e arte, processo artístico, estilos de arte, recomendações de arte para jogos, art design document e outros.

– Seção 11: Tecnologia: impacto da tecnologia usada no projeto, recomendações e avaliação, technical design document.

– Seção 12: Balanceamento de jogos: conceito, tipos de equilíbrio, variáveis que influenciam, técnicas de balanceamento, teoria dos jogos, economia em jogos.

– Seção 13: Testes em jogos: processo, perfil do testador, tipos, coleta de dados, análise.

– Seção 14: Post-Mortems em Jogos: o que é, escopo e recomendações.

Acompanha Atividade Final: Criando um Conceito de Jogo

Acompanha Layouts de Conceito e Projeto de Jogos para Usar nos seus Projetos

Oferecido por: Fábrica de Jogos

Modalidade: à distância

Plataforma de Ensino: Hotmart

Preço: Pago

A plataforma de ensino oferece um certificado digital no sistema deles, constando seu nome, carga horária, nome do curso e ministrante.

Inscreva-se já e aproveite: AGUARDAR NOVAS TURMAS EM 2019

Seja avisado pelo whats ou e-mail de novas turmas. Mande a mensagem “GAME DESIGN” para (048) 99943-7091.

ou a mesma mensagem para fabiano@fabricadejogos.net .




Fabiano Naspolini de Oliveira

Fabiano Naspolini de Oliveira

Fabiano Naspolini de Oliveira (Editor-Chefe) – Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Udesc), Pós-Graduado em Docência para Educação Profissional (Senac), MBA em Game Design (Universidade Positivo) e Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação (UFSC). Foi redator do portal Nintendo Blast, professor do Senac/Senai e Game Designer/Sócio-Fundador do estúdio Céu Games por 6 anos. Atualmente, é professor de jogos digitais, escritor e estudante de Publicidade e Propaganda.

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