Antes de Comprar, por favor: veja o conteúdo do curso e vídeo nesta página. Também tire as dúvidas em nosso whatsapp  48 99943-7091 ou no rodapé desta página para entender se este curso pode te ajudar na sua necessidade.

Método Toolbox

Crie e Programe seus Protótipos e seus Próprios Jogos Usando a Construct 3 (motor de jogo pago)
e outras Práticas de Game Design, Softwares e Game Engines

Transforme Suas Ideias em Jogos com o Curso Game Design Practices

Realize seu sonho de criar jogos sem se perder em linhas de código! No curso Game Design Practices, você vai descobrir como levar seus jogos do papel para a realidade, usando técnicas de prototipagem rápidas e eficazes. Abrace a programação visual com o Construct 3, o motor de jogo que tornará sua jornada de desenvolvimento acessível e divertida.

Por que Escolher Este Curso?

Aprenda de Forma Prática: Com nosso foco em prototipagem e programação visual, você vai criar seus próprios jogos e protótipos desde as primeiras aulas.


Construct 3 Como Ferramenta Chave: Usaremos o Construct 3, um poderoso motor de jogo, para ensinar você a construir jogos incríveis. Importante: O Construct 3 é uma ferramenta paga, escolhida cuidadosamente para garantir a melhor experiência de aprendizado e desenvolvimento de jogos.


Diversas Técnicas e Ferramentas:
Além do Construct 3, exploraremos técnicas que não dependem de programação, como prototipagem de papel, Scratch para entender lógica de programação junto ao Construct 3, wireframes e mockups, para planejar e testar suas ideias eficientemente.

Enfrentei desafios no desenvolvimento de jogos e questionei o potencial das minhas ideias e caminhos. Você já passou por isso?

Enfrenta dificuldades com programação tradicional para criar seu jogo?

Enfrenta dificuldades com programação tradicional para criar seu jogo? Descubra a Programação Visual: uma solução intuitiva que substitui linhas complexas de código por uma interface simples baseada em lógica. Ideal para game designers e iniciantes, permite prototipar rapidamente sem se perder em detalhes técnicos. Liberte sua criatividade e transforme suas ideias em jogos sem precisar se tornar um expert em programação. 

Tem dúvidas se sua ideia de jogo pode se tornar realidade?

É comum questionar-se sobre a viabilidade de suas ideias de jogo. Porém, lembre-se: o primeiro passo é tirar essas ideias do papel. Com prototipagem e testes, você consegue validar se aquelas mecânicas inovadoras, a história cativante e os níveis que imaginou são não só possíveis, mas também divertidos. Transforme suas ideias em protótipos jogáveis com Construct 3 e outras ferramentas. Aprenda programação de forma prática e utilize ferramentas de desenvolvimento para criar e testar seus jogos. Isso não só trará suas ideias à vida mas confirmará sua viabilidade e potencial de diversão. 

Está em dúvida se sua ideia de jogo tem potencial?

Entender que o domínio de softwares ou game engines é apenas uma peça do quebra-cabeça é crucial. O segredo está em identificar e aplicar a ferramenta ideal para cada fase do seu projeto, visando seus objetivos específicos. Importante destacar que nem todo protótipo precisa ser digital. Protótipos de papel podem ser extremamente eficazes para uma avaliação inicial de sua ideia, de forma simples e econômica. Softwares específicos também podem ser essenciais para elaborar elementos como menus de jogo, sem necessariamente entrar nos detalhes do desenvolvimento do jogo propriamente dito. Diversifique suas técnicas de prototipagem. Escolha-as sabiamente e transforme sua ideia de jogo em uma possibilidade concreta.

Transforme suas ideias em jogos reais com o curso “Game Design Practices”! Este curso é sua porta de entrada para o mundo do desenvolvimento de jogos, com um foco especial no uso do Construct 3, uma poderosa ferramenta de programação visual.

 

Por que Construct 3? Ele é a escolha ideal para quem busca praticidade e eficiência. Mesmo sem experiência prévia em programação, você será capaz de criar protótipos funcionais e até mesmo jogos completos, graças à sua interface amigável e recursos avançados.

 

Além de dominar o Construct 3, você explorará fundamentos da lógica de programação e técnicas de prototipagem sem código, como wireframes, mockups, prototipagem de papel, Scratch e outros. Este conhecimento ampliado permite que você teste e refine suas ideias de game design de maneira prática e eficiente.

 

Este curso é mais do que apenas aprender a programar; é sobre tornar-se um criador versátil.

 

Você sairá capaz de transformar conceitos em protótipos jogáveis e, finalmente, em seus próprios jogos, compreendendo profundamente o processo de desenvolvimento e as estratégias para testar e validar suas ideias.

 

Dê vida aos seus jogos com “Game Design Practices”. 

Vou me apresentar...

Meu nome é Fabiano Naspolini de Oliveira e atuo na área de jogos desde 2006, quando comecei estes estudos na faculdade. Sou formado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Especialista em Game Design, Docência para Educação Profissional e Gestão Estratégica em Marketing, além de Mestre em Tecnologias da Informação e Comunicação. Já tenho mais de 15 jogos no meu portfólio, tanto educativos, advergames quanto de entretenimento, feitos para jogadores e empresas. Toda essa experiência veio dos meus estudos, experimentos sozinho e, no passado, tive um estúdio de jogos chamado “Céu Games”. Atendi clientes com jogos customizados de acordo com a necessidade deles e ganhamos o Prêmio Mobile Fest de Aplicativos Móveis da Claro em Primeiro Lugar com o game Sperm Race. Também trabalhei como redator do site Nintendo Blast, cuja experiência me ajudou a analisar jogos dos mais diversos do mercado. Hoje sou game designer, escritor de ficção e cuido do site Fábrica de Jogos, portal sobre desenvolvimento de jogos com canal no Youtube voltado a game designers. Meu foco está na educação dos desenvolvedores de jogos e, principalmente, game designers iniciantes.

Faça o Game Design Practices Método Toolbox, pois conta com:

Aulas em Vídeo

São mais de 160 aulas sobre game design, programação visual, criar seus protótipos e seus próprios jogos.

Suporte de Professor

Contato Direto com o Instrutor para Sanar Dúvidas e Orientar Atividades do Curso.

Estudos Organizados e Didáticos

Estudo organizado para você seguir uma sequência correta – passo a passo – de aprendizagem e ganhar tempo, preparado por professor qualificado na área.

Seleção dos Melhores Conteúdos

Seleção dos Melhores Conteúdos na Área, analisados e filtrados e você ganhar tempo com isso.

Certificação Digital

O curso conta com certificação digital ao final do curso oferecida ao terminar os módulos.

Acesso Vitalício

Estude os seus materiais sem limitação de tempo. Pode começar os estudos e terminar quando você desejar. Você define seu cronograma de estudos.

Estude onde Quiser

Você pode estudar no celular, tablet ou PC, pois a plataforma do ambiente de ensino é responsiva.

Oportunidade de Aprender na Prática

O curso oferece exercícios para você praticar as técnicas de prototipagem e lógica de programação. Alguns fará sozinho; outros junto com o Fabiano no vídeo.

Quais os assuntos do curso Game Design Practices?

Para compreender cada passo no curso, uso a analogia da caixa de ferramentas (toolbox). De acordo com o objetivo no jogo, o game designer vai precisar abrir a sua maleta de técnicas e ferramentas para resolver o problema. Seja testar uma mecânica de jogo se ficará legal ou se aquela fase está muito fácil ou difícil ao jogador, ele terá uma série de recursos para usar de acordo com a situação. É usar a ferramenta certa para o problema. Todos desta imagem serão ensinados no curso.

Módulo 1: Como Tudo Inicia: Introdução à Prototipagem em Jogos

Módulo 2: Storyboard, Wireframes e Mockups são ótimos para Prototipar Interfaces e Outros Elementos

Módulo 3: Prototipagem de Papel e Outras Abordagens

Módulo 4: Prototipagem com Motores de Jogos: Visão Geral de Lógica de Programação

Módulo 5: Lógica de Programação contextualizada em Programação Visual – Scratch 3

Módulo 6: Introdução aos Games e Protótipos com Uso de Motor de Jogo – Construct 3

Módulo 7: Fazendo um Protótipo de Game com Personagem Andando em 8 Direções – Construct 3

Módulo 8: Recursos Adicionais para o Seu Protótipo Usando Motor de Jogo – Construct 3

Módulo 9: Outras Práticas e Ferramentas para Game Design Complementares

Módulo 10: Análise Documental
Game Dev e Estruturando
Escrita da Análise

E não só isso. O curso também conta com bônus especiais:

Exemplos de códigos em C3 para você aprender mais e poder se basear neles

Deixarei exemplos de códigos que eu fiz dentro do Construct 3 de forma que você possa aprender mais com outros exemplos. Com isso, tem acesso a outras lógicas de programação desenvolvidas em outros tipos de jogos.

Aprenda a Fazer Jogos Narrativos no Twine

Twine é um programa gratuito que te permite criar livros-jogos digitais ou histórias com interação. Neste módulo, ensino como você pode usar os recursos básicos dele, além da parte de programação dele com variáveis, condicionais e tudo que vimos em lógica de programação.

Fazendo um Jogo Metroidvania em Construct 2/3 – Com Marcos Game Dev

O Marcos Game Dev cedeu este módulo especial onde ele demonstra do zero como fazer um jogo estilo Metroidvania. É mais um jogo e formas de aprendizado e lógica de programação em Construct 2/3 para você aprender mais nesse motor de jogo.

Lógica de Programação de Texto em Pseudocódigo (Portugol)

Caso queira se aprofundar na programação de texto no formato pseudocódigo – ou Portugol – deixei um módulo especial para te ajudar com todo o aprendizado de lógica de programação nesse formato. Vai te ajudar muito, caso deseje trabalhar com programação de texto, seja em qual linguagem de programação que escolha, inclusive a programação visual.

Introdução ao GDevelop 5

Se deseja conhecer um pouco este game engine muito parecido com o Construct 3 (C3), eu preparei um módulo para isto. Você irá conhecer este motor de jogo gratuito e alguns de seus recursos principais para construir jogos. Inclusive eu vou fazendo a relação dele com a Construct 3, pois quem mexe em C3, aprende rápido GDevelop.

Grupos de Alunos no Telegram e Discord

O curso te dá o acesso ao grupo de alunos do curso no Telegram onde te permite participar e trocar ideias comigo e com os alunos do curso. Também há um canal no Telegram para avisos importantes e promoções exclusivas para alunos. No Discord, há um canal que reúne todos os alunos dos cursos do Fábrica para trocar projetos, ideias, trocar conteúdos e outros.

Conheça Estudantes que Meus Cursos Já os Ajudaram:

Assista um vídeo exemplo de uma das aulas do curso:

Comece a Criar Jogos Agora com o Curso Game Design Practices!

Comece agora por 12x de R$ 33,08 sem juros no cartão

Ou à vista por R$ 397,00 no boleto ou cartão.

Acesso imediato

Parcelamento facilitado

Avaliação Sem Riscos

Queremos que você esteja 100% satisfeito com sua decisão. Por isso, oferecemos um período de avaliação de 30 dias. Se, dentro desse período, você sentir que o curso não atende às suas expectativas, garantimos um processo de reembolso simples e direto, sem complicações.

Perguntas Mais Frequentes

Game Design é o conceito, planejamento e prototipagem do jogo, ou seja, como você concebe todos os elementos do jogo (fase, inimigos, personagens, itens, recursos etc) relacionados à mecânica, narrativa, estética e tecnologia. Isso de uma forma que eles estejam integrados, coerentes e entreguem ao jogador a experiência que você deseja. Ou, de maneira simples, que você divirta o jogador do seu jogo. Nesse sentido, não é fazer ilustração, arte, programar nem nada do gênero. Sinônimos: design de games, design de jogos, projeto de jogos.

Programação Visual é um tipo de programação que se utiliza de elementos mais visuais, intuitivos e rápidos para codificar. Não usará a clássica programação de textos. Em poucas ações, você consegue fazer o que numa linguagem de texto levaria muitas linhas de código. Necessário saber lógica de programação, mas muito mais rápida, intuitiva e acessível para iniciantes e quem não busca a programação mais pesada. Exemplos: Scratch, Construct 3, Stencyl, GDevelop, Unreal com os Blueprints etc.

Exceto o Construct 3, os outros softwares utilizados no curso são todos gratuitos para download ou possui equivalentes gratuitos como o OpenOffice, por exemplo. No caso do Construct 3, recomendo fortemente que o compre, seja assinatura por um tempo determinado ou anual. Recomendo a licença Construct 3 Personal, pois te possibilitará fazer jogos mais elaborados, mais recursos para desenvolvimento, além de aproveitar melhor o aprendizado do curso e ainda pode publicar o seu jogo como pessoa física. Afinal, o Construct 3 tem mais recursos e te dá mais possibilidades de criar protótipos e seus próprios jogos.

O acesso ao curso é vitalício, ou seja, não há prazo para terminar ou de acessá-lo.

Sim, serão estudados vários softwares para desenvolvimento de protótipos como Pencil Project, Scratch 3, Construct 3 e outros.

Para assistir as aulas e realizar as atividades propostas do curso, basta ter um computador com acesso à internet e editores de texto e planilhas eletrônicas (OpenOffice é gratuito). No caso dos softwares do curso, o mais pesado é o Construct 3. Verifique no site oficial se o seu computador cumpre os requisitos de sistema: https://www.construct.net/en/make-games/manuals/construct-3/getting-started/system-requirements . Mas, de modo geral, o Construct 3 é um software que se adapta bem aos computadores dos mais diversos. Só para celular que não recomendo usá-lo, pois fica difícil programar nessa plataforma.

Não será ensinado arte e áudio, pois game design é planejamento e projeto. Neste curso em específico, focarei mais nas ferramentas para construir protótipos e jogos para testar o planejamento do seu jogo. Programação é criar scripts e será ensinado no curso, tanto a lógica quanto a programação visual. Mas caso queira aprender a planejar seus jogos de maneira que gere diversão, aí recomendo o meu outro curso que vai complementar este: https://www.fabricadejogos.net/gamedesigncycle/

É interessante saber o básico da área de jogos ou ao menos conhecer a área como jogador. Caso não o tenha, tenho um curso gratuito bem rápido para você adquirir esses conhecimentos: Curso Conhecendo a Área de Jogos .

A plataforma conta com um certificado digital automático com o término do curso.

Sim, existe tanto o espaço para dúvidas dentro do ambiente dentro da aula, como no mensageiro instantâneo para sanar dúvidas e receber feedback das atividades propostas.

A plataforma oferece cartão de crédito à vista e parcelado (com juros) e boleto à vista. Para outras formas de pagamento, favor entrar em contato com o dono do curso via whatsapp ao final desta página de venda.

O curso é voltado para profissionais que desejam trabalhar como game designers (projetistas de jogos) tanto de jogos digitais quanto analógicos, mas também para aqueles que são de outras áreas do desenvolvimento de jogos (programadores, artistas…) e precisam prototipar seus jogo. Também recomendamos para pesquisadores e estudiosos do setor de games, iniciantes na área de game design e para quem deseja obter as bases de lógica de programação e programação visual.

Sim, o curso é inteiramente online.

Com o pagamento no cartão de crédito ou pix, o acesso é imediato no seu e-mail cadastrado e sem prazo de término do curso. Você faz sua agenda de estudos. No pagamento via boleto, é necessário compensar o pagamento dele no banco. Assim que o banco confirmar o pagamento, automaticamente vai para o seu e-mail cadastrado o acesso. Também sem prazo de término do curso. Caso tenha algum problema com acesso, só contatar pelo e-mail [email protected] ou no telefone que consta no rodapé da página.

CNPJ: 33.873.890/0001-03

Dúvidas: 48 99943-7091