Uso e Desenvolvimento de Jogos Educativos: Criar Jogos que Divertem e Ensinam

Curso para game designers, desenvolvedores de jogos e professores que querem desenvolver seus projetos de jogos educativos e/ou usar jogos desse gênero com propósitos educacionais em empresas e instituições de ensino. Destinado a quem desejar criar jogos educativos.

Conteúdo do Curso:

  • Seção 1: Introdução do Curso
  • Seção 2: Conceitos e História dos Jogos Educativos: conceito jogo educativo, histórico, brincadeira, gamification, jogos sérios, aprendizagem e diversão, princípios de aprendizagem.
  • Seção 3: Uso de Jogos Educativos: ato de jogar, por que usar jogos educativos, diferenças de ensino, treinamento e aprendizagem, usando jogos educativos, mercado de jogo educativos, desafios no uso de jogos educativos.
  • Seção 4: Perfis dos Alunos e Jogadores: Gerações: Baby Boomers, X, Y, Z, Nativos e Imigrantes Digitais, Perfis de Aprendizagem de Kolb, Estilos de Aprendizagem: Questionário VARK, Teoria das Inteligências Múltiplas, Perfis de Jogadores e Outros
  • Seção 5: Desenvolvimento de Jogos Didáticos: Problemas dos Jogos Educativos, Metodologias de Desenvolvimento de Jogos Didáticos, Processo de Design de Jogos Didáticos (Ideia, High Concept, Ciclo Interativo, Game Design Document, Prototipagem, Testes e Implantação)
  • Seção 6: Análise de Jogos Educativos perante Uso e Desenvolvimento
  • Seção 7: Recursos Disponíveis para Produção de Jogos Didáticos, seja analógicos ou digitais
  • Seção 8: Conclusão sobre Metodologia ou Jogos?, Jogos não são a Fórmula Mágica de Todos os Problemas, Jogos como Estratégia de Ensino-Aprendizagem em Sala de Aula, Gamification na Educação

Acompanha Atividade Final: Criando um Conceito de Jogo Didático

Acompanha Layouts de Conceito, Projeto e Análise de Jogos Educativos para Usar nos seus Projetos

 

Depoimento de Alunos do Curso

Mario Filgueira – Natal – Rio Grande do Norte: “Eu sou um dos primeiros alunos do curso do Fabiano, adquiri o curso em seu lançamento, mesmo sem estar podendo comprar o mesmo na época, o fiz por acreditar na capacidade dele, estou fazendo um TCC sobre jogos educacionais, e já trabalhei em outros dois jogos educacionais em projetos de pesquisa e extensão, e é uma área que eu gosto muito, e que enxergo como de extrema importância para o nosso país, jogos educacionais são uma ferramenta valiosa para educação, que está moldada em padrões muito antigos, completamente fora do cenário atual, da geração atual, muito mais informatizada.

Não conclui o curso ainda, mas o que eu vi pude constatar o quão bacana foi a pesquisa e coleta de dados e trabalho depositado na organização do curso, sei que em meio à crise, é difícil fazer tal investimento. E seja qual for a motivação que se tenha para fazer este curso, saibam que ela será correspondida, e vai além… Pois Fabiano excluiu aquilo que não nos acrescentaria, ele já deixou tudo amarrado para compreendermos como os jogos educacionais devem ser concebidos, não importa se você é programador, game designer, pedagogo, professor, é preciso saber como fazer, o que utilizar, ter ideia do que funciona e do que não funciona. Depois que eu terminar o TCC e me formar, pretendo fazer o mestrado na mesma área, e tenho certeza que irei acessar o curso do Fabiano muito ao longo de minha jornada, como um guia, como uma bússola, como o Norte. Ficarei feliz de bater um papo com vocês lá nas aulas como meus coleguinhas, grande abraço”

 

Oferecido por: Fábrica de Jogos

Modalidade: à distância

Plataforma de Ensino: Hotmart

Preço: Pago

A plataforma de ensino oferece um certificado digital no sistema deles, constando seu nome, carga horária, nome do curso e ministrante.

Inscreva-se já e aproveite: Curso Uso e Desenvolvimento de Jogos Educativos




Fabiano Naspolini de Oliveira

Fabiano Naspolini de Oliveira

Fabiano Naspolini de Oliveira (Editor-Chefe) – Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Udesc), Pós-Graduado em Docência para Educação Profissional (Senac), MBA em Game Design (Universidade Positivo) e Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação (UFSC). Foi redator do portal Nintendo Blast, professor do Senac/Senai e Game Designer/Sócio-Fundador do estúdio Céu Games por 6 anos. Atualmente, é professor de jogos digitais e escritor.

Send this to a friend