Desenvolvendo um Jogo Digital do Zero: Parte 7 – Cores e Linhas

Na semana passada, nós fizemos as primeiras versões das nossas imagens para o nosso jogo. Elas estavam com estilos diferentes e cores aleatórias.

Hoje vamos corrigir isso, fazendo um ajuste de cores e fazendo com que os desenhos pareçam fazer parte do mesmo jogo.

 

Você pode acessar todas as postagens aqui: Série Jogo Digital do Zero
.

 

Cores

Vamos começar mudando as cores. Mas como escolher as melhores cores para o nosso jogo?

Primeiro eu defini a cor que vai me guiar para todas as outras cores. No nosso caso escolhi a cor da água, pois ela é a que vai ser a mais visível para o jogador.

Tendo a cor base, usei um programa online da Adobe para gerar as outras cores. O programa é gratuito e pode ser acessado aqui: https://color.adobe.com

O programa me mostra diferentes formas de combinar cores:

  • Analogous: Mostra cores “vizinhas” no círculo cromático;

  • Monochromatic: Mostra uma escala monocromática;

  • Triad: As cores ficam em forma de triângulo com a cor base em uma das pontas;

  • Complementary: Mostra as cores opostas para a cor que você escolheu como base. Temos um artigo bem legal falando sobre esse assunto aqui: https://fabricadejogos.net/posts/artigo-circulo-cromatico-e-aplicacao-nos-jogos-digitais

  • Compound: Parecido com o Complementary, mas mostra algumas cores a mais que não são diretamente opostas a cor base;

  • Shades: Mostra sombras para a cor base;

  • Custom: Você pode gerar a sua própria paleta de cores.

Para o nosso jogo, usei os modos Complementary, Compound e Shades. No final, a minha paleta de cores ficou assim:

 

Linhas

Para deixar as imagens mais parecidas umas com as outras, tive que ajustar a grossura e cores das linhas.

Defini que os objetos teriam linhas da cor do objeto, mas um pouco mais escuras. E que elas seriam bem visíveis.

 

Resultado final

Você pode comparar como ficou os objetos abaixo.

E a composição final aqui:

 

A última coisa que fiz foi colocar a imagem final no meu telefone, vendo se o tamanho das coisas está bom. O resultado foi esse:

 

Próximo Episódio          

Agora que temos nossas imagens principais para o desenvolvimento do jogo, podemos começar a fazer as animações. No próximo episódio, vamos animar esse jogo!

Não perca! Abraços e até a próxima!

Filipe Leal

Filipe Leal

Bacharel em Ciência da Computação pela UDESC e certificado como Microsoft Specialist. Atualmente trabalha como programador na Basecorp Learning Systems. Reside em Edmonton - Canadá. Faixa preta com 1o. grau em Pa-kua, tem preferência por jogos de Ação/Aventura, RPG, Luta e Party Games. Seu jogo favorito é The Legend of Zelda - Ocarina of Time.

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