Design de Jogos Educativos e a Geração Z

Saiu recentemente uma entrevista minha que dei a Revista Ideia. Falamos sobre as novas gerações e o impacto de se trabalhar com novos recursos didáticos na educação.

Também trouxemos as diferenças entre gerações e como escolas como a Quest to Learn já estão adequadas a esta realidade.

Por último, trouxe um pouco do trabalho que realizei na UFSC junto ao mestrado de um jogo didático, cuja finalidade era promover pontos turísticos de duas cidades do sul de SC: Criciúma e Araranguá.

Acesse na íntegra aqui: (páginas 26 a 29 a matéria): Revista Ideia 2019 Volume 3

Como você pode usar e desenvolver jogos educativos e divertidos?

De fato, hoje diversificar os métodos de ensino/aprendizagem para gerar uma aula engajante geram desafios adicionais ao professor nesses novos tempos. Os jovens buscam na escola o que eles já possuem nos meios digitais: feedback rápido e imediato, aprendizagem progressiva, aprender de forma não linear e sob demanda entre outros fatores.

Dessa forma, o professor ou desenvolvedor de jogos podem desenvolver recursos didáticos que vão de encontro as demandas desses novos estudantes.

Se você busca inovar em suas aulas ou criar experiências educativas e divertidas para alunos, profissionais ou todo aquele que deseja aprender algo, você precisa conhecer mais sobre como usar e desenvolver jogos educativos.

Para isso, confira o curso “Educational Game Dev” do Fábrica de Jogos que ele pode te ajudar neste desafio de usar e desenvolver jogos educativos que sejam educativos e divertidos.

Saiba mais em fabricadejogos.net/edugamedev

E-book Gratuito sobre “Uso e Produção de Jogos Educativos”:

Fabiano Naspolini de Oliveira

Meu nome é Fabiano Naspolini de Oliveira e atuo na área de jogos desde 2006, quando comecei estes estudos na faculdade. Sou de Araranguá – Santa Catarina. Sou formado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Especialista em Game Design e Docência para Educação Profissional, Mestre em Tecnologias da Informação e Comunicação e Pós-graduado em Gestão Estratégica de Marketing. Já tenho mais de 15 jogos no meu portfólio, tanto educativos, advergames quanto de entretenimento, feitos para jogadores e empresas. Toda essa experiência veio dos meus estudos, experimentos sozinho e, no passado, tive um estúdio de jogos chamado “Céu Games”. Atendi clientes com jogos customizados de acordo com a necessidade deles e ganhamos o Prêmio Mobile Fest de Aplicativos Móveis da Claro em Primeiro Lugar com o game Sperm Race. Também trabalhei como redator do site Nintendo Blast, cuja experiência me ajudou a analisar jogos dos mais diversos do mercado. Publiquei em 2021 meu primeiro jogo no Steam: o Born Race. Hoje sou game designer, professor, escritor de ficção e cuido do site Fábrica de Jogos, portal sobre desenvolvimento de jogos com canal no Youtube voltado a game designers. Meu foco está na educação dos desenvolvedores de jogos e, principalmente, game designers iniciantes.

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