Educational Game Dev Week Episódio 4: O jogo educativo sobre a corrida dos espermatozoides

Vídeo:

E-book Gratuito sobre “Uso e Produção de Jogos Educativos”:

Roteiro do Vídeo:

Episódio 4: O jogo educativo sobre a Corrida dos Espermatozoides

Certamente te deixei curioso de como atingir o equilíbrio entre diversão e educação, certo? Vou demonstrar com um projeto que desenvolvi como criei esse equilíbrio.

O jogo Sperm Race foi um game mobile que criamos para os antigos celulares que rodavam jogos em Java da época. Se você não lembra disso, provavelmente perdeu a época no início do século XXI antes dos smartphones.

O objetivo do jogo era que caminhasse pelo trajeto do espermatozoide para chegar até o óvulo e conhecesse os métodos contraceptivos. Diafragma, espermicida foram alguns dos citados.

A temática era difícil, pois muitos levavam sempre a uma conotação pornográfica do tema sério. O que não era objetivo nem ocorreu, deixando claro. Haha. Mas o fato foi que o jogo trabalhava assuntos essenciais para uma vida sexual do iniciante (métodos de proteção de DSTs, gravidez indesejada), além de entendermos do processo de nascimento. Afinal, esta foi a corrida mais importante da nossa vida para estarmos aqui hoje.

O resultado? O jogo ganhou o I Mobilefest de Aplicativos Móveis da Claro em Primeiro Lugar e fomos receber o prêmio na época em São Paulo. O tema engajou e hoje, analisando o jogo, ele usava bem a educação equilibrada com a diversão em alguns pontos:

  1. Você era um espermatozoide e estava no ponto de vista dele. Para avançar no jogo, você precisava avançar em cada caminho dele: epidídimo, uretra, útero até chegar ao ovário;
  2. Os desafios eram os métodos contraceptivos, o que indica que são nocivos ao espermatozoide;
  3. O jogo foi criado para a diversão e educação. Não foi um jogo famoso que era muito divertido e foi adaptado e colocado o conteúdo educativo de qualquer jeito. Ele foi criado primeiramente pensando no principal: o que eu faria no jogo e meu desempenho nele, tinha ligação direta com o que eu ia aprender nele.

Em resumo, o jogador aprendia sem sentir que estava aprendendo. Não é legal?

Na minha dissertação de mestrado, levantei vários autores e entendi que havia soluções interessantes de princípios para jogos educativos e divertidos. Como o caso do livro citado no episódio anterior do Leandro Costa. Porém, faltava uma sequência de passos para implementar tudo isso, o que gerou a motivação da minha pesquisa.

Logo, quero convidar você a ver dois jogos feitos pelo meu método que fiz na minha pesquisa. Vou mostrar o jogo inteiro, a forma de trabalho e os resultados obtidos por ele em uma live especial. Em todos, garantimos diversão e educação como falei aqui. Foram projetos voltados ao turismo e meio ambiente.

Você verá na prática que podemos fazer jogos educativos e divertidos. O importante é ter um método claro e que seja um guia para você.

Segue a agenda da Live Educational Game Dev Week:

Dia: 10/10/2019 (quinta-feira)

Horário: 20:00

Canal do Youtube: Canal do NerdMan (canal provisório enquanto o Fábrica não retoma o canal roubado).

Link da Live: https://www.fabricadejogos.net/liveedugamedev

Mandarei e-mails e mensagens pelas redes sociais Fábrica para você lembrar deste dia especial e com o link direto de acesso a live. Fica tranquilo.

Caso deseje, também tem nosso canal no Telegram que te informará do evento: https://fabricadejogos.net/grupoTelegram ou Whats (048) 99900-0681.

Te vejo lá para conhecer os dois jogos e ver na prática como criar formas lúdicas de aplicar no ensino com jogos divertidos e educativos.

Já confirma para mim nos comentários se vai participar. Será show.

Um abraço, 😉 Fabiano Naspolini de Oliveira

Fabiano Naspolini de Oliveira

Meu nome é Fabiano Naspolini de Oliveira e atuo na área de jogos desde 2006, quando comecei estes estudos na faculdade. Sou de Araranguá – Santa Catarina. Sou formado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Especialista em Game Design e Docência para Educação Profissional, Mestre em Tecnologias da Informação e Comunicação e Pós-graduado em Gestão Estratégica de Marketing. Já tenho mais de 15 jogos no meu portfólio, tanto educativos, advergames quanto de entretenimento, feitos para jogadores e empresas. Toda essa experiência veio dos meus estudos, experimentos sozinho e, no passado, tive um estúdio de jogos chamado “Céu Games”. Atendi clientes com jogos customizados de acordo com a necessidade deles e ganhamos o Prêmio Mobile Fest de Aplicativos Móveis da Claro em Primeiro Lugar com o game Sperm Race. Também trabalhei como redator do site Nintendo Blast, cuja experiência me ajudou a analisar jogos dos mais diversos do mercado. Publiquei em 2021 meu primeiro jogo no Steam: o Born Race. Hoje sou game designer, professor, escritor de ficção e cuido do site Fábrica de Jogos, portal sobre desenvolvimento de jogos com canal no Youtube voltado a game designers. Meu foco está na educação dos desenvolvedores de jogos e, principalmente, game designers iniciantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *