Entendendo a Economia para Jogos – Parte 5 – Aplicações Práticas

No decorrer deste tutorial, mostrei o que é economia e como se aplicam os seus conceitos nos jogos.

Hoje encerraremos essa série com aplicações práticas da economia para jogos.

Usar a Economia para Jogos no incremento da Física

marioFísica é um dos componentes mais importantes que afetam a mecânica de um jogo. Andar, correr, pular, acertar a cabeça de um inimigo, tudo envolve a física. Entretanto, isso fica mais interessante se adicionarmos um sistema de recompensa, como pontuação, ou se colocarmos power-ups no caminho do nosso herói.

Em Super Mario Bros você pode coletar moedas, sendo que a cada 100 coletadas você ganha 1 vida. O level designer consegue adicionar ou remover as moedas sem afetar drasticamente a economia ou usá-las para guiar o jogador para algum lugar. Entretanto, deve-se ter cuidado, pois uma vez que a moeda é usada para atrair a uma armadilha, o jogador pode ter a sensação de injustiça e se sentir frustado.

 

Influenciar a Progressão

zeldaA economia também pode ser usada para influenciar a progressão do jogo. Uma arma especial, ou uma habilidade que pode dar acesso a uma área previamente restrita, são exemplos dessa forma de usar a economia. Entretanto, o level designer deve ter cuidado para não criar uma situação de deadlock.

Por exemplo, jogos da série Legend of Zelda usam os itens para criar acesso a novos lugares. Agora supomos que, em um calabouço, o Link deverá usar bombas para abrir o caminho. Se o Link ficar sem bombas, ele não conseguirá terminar e isso criará a situação de deadlock. Para evitar este problema, bombas podem ser encontradas em vários potes, que podem ser quebrados. Quando o Link sai de uma sala e entra nela novamente, os potes estarão lá também. Isso garantirá um estoque infinito de bombas e evitará que o deadlock ocorra.

 

Adicionar Jogabilidade e Estratégia

Prince-of-Persia-Sands-of-TimeAnteriormente já falei de jogos como Starcraft ou Civilization. Para vencer nesse tipo de jogo, você deve gerenciar os elementos da economia do jogo em si da melhor forma.

Outro exemplo é o jogo Prince of Persia: The Sand of Times. Nele o jogador recebe as areias do tempo, que podem ser usadas para voltar no tempo em duas situações: quando comete algum erro (alguns fatais, inclusive) ou paralisar o tempo, permitindo atacar vários inimigos enquanto eles estão congelados.

 

Gerar um Grande Espaço de Possibilidades

kotorConforme a economia do jogo vai ficando mais complexa, maior será o espaço de possibilidades. Isso aumenta o fator replay, pois a cada nova partida o jogador terá outras opções a serem seguidas e isso trará consequências diferentes.

Star Wars: Knights of the Old Republic permite criar um personagem com características diferentes que alteram a jogabilidade, assim como muitos outros jogos de RPG e quaisquer outros que permitam personalizar habilidades.

Então pessoal, esse foi o último tutorial de Economia para Jogos. Espero que possa ter explicado a economia do jogo e que os ajude a fazer jogos melhores.

Até mais.

Thalisson Christiano de Almeida

Thalisson Christiano de Almeida

Formado em Ciência da Computação (UDESC). Foi Programador da Céu Games e professor do Técnico em Informática do SENAI-SC. Atualmente, trabalha na empresa By Seven. Já foi jogador de xadrez e praticou kung-fu, ambos por 4 anos. Hoje é praticante do Jiu-jitsu, esperando que não fique nos 4 anos. Não tem preferência de tipos de jogos em especifico, variando desde jogos casuais de Facebook até jogos mais hardcore.

Send this to a friend