Estudos Gamers: Engenharia Reversa no Projeto do Game Super Mario

Super Mario BrosAdam Jones é game designer e tem um blog bem interessante com conteúdos bem diversos voltados a projetistas de games.

O que chamou a atenção mesmo foi a documentação que realizou do game Super Mario por meio de engenharia reversa, ou seja, com o jogo pronto gerou o game design.

Vejam como ele fez aqui conosco.

Projeto Super Mario Bros - Engenharia ReversaO jogo analisado foi o Super Mario Bros do Nintendinho.

Ele demonstra bem o conceito, mecanismos como controles, modos de jogo, pontuação, movimentos e outros.

Também trata a parte física, de inteligência artificial, interface do usuário, arte, música, história, design de níveis e outros detalhes bem interessantes.

O nível de detalhamento é muito bom e, para aspirantes a essa área, é uma boa referência de exemplo como documentar um jogo e também de analisar games.

Acesse: Design Documentation & Reverse Engineering – Super Mario Bros

Fabiano Naspolini de Oliveira

Fabiano Naspolini de Oliveira

Fabiano Naspolini de Oliveira (Editor-Chefe) – Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Pós-Graduado em Docência para Educação Profissional, MBA em Game Design e Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação. Foi redator do portal Nintendo Blast, professor de cursos técnicos e Game Designer/Sócio-Fundador do estúdio Céu Games por 6 anos. Atualmente, é professor de jogos digitais e escritor.

Send this to a friend