Estudos Gamers: A Essência de Sonic the Hedgehog

Você já procurou fazer uma análise criteriosa de um jogo conhecido? Sonic the Hedgehog é um game muito famoso, sendo lançado pela primeira vez ao Mega Drive.

Um blog fez uma análise sob a ótica do game design e ficou muito bacana. Confira.

A Essência de Sonic the Hedgehog

O blog foi criado especialmente para essa coletânea de artigos que avaliam um clássico do Mega Drive: Sonic the Hedgehog. A primeira versão do nosso ouriço azul trouxe uma grande competição com o famoso Super Mario. Aliás, essa era a disputa do século naqueles tempos: Sega versus Nintendo. Com a Sega saindo do mercado de consoles, hoje isso já não existe mais, inclusive Sonic e Mario são bem amigos hoje, até com jogos juntos.

sonic_hedgehog2Mas voltando ao blog sobre esse clássico, nele constam aspectos da criação do personagem, justificativas das características que o compõem com o jogo, progressão etc. Também há uma etapa detalhando bem o design de níveis (level design) do jogo, explicando os motivos de cada elemento estarem dispostos daquela forma, evolução e aprendizado do jogador ao longo deles. Essa parte eu a considero a melhor dessa análise realizada.

Há um espaço para discutir o porquê do sucesso do jogo, o universo em si criado entre outros detalhes.

Você pode concordar ou não com o autor em alguns ou vários pontos, mas a análise foi bem criteriosa. Aliás, é um ótimo exercício fazer análises de jogos para compreender melhor o game design proposto.

Dê uma conferida no blog e seja feliz: A Essência de Sonic the Hedgehog.

Fabiano Naspolini de Oliveira

Fabiano Naspolini de Oliveira

Fabiano Naspolini de Oliveira (Editor-Chefe) – Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Pós-Graduado em Docência para Educação Profissional, MBA em Game Design e Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação. Foi redator do portal Nintendo Blast, professor de cursos técnicos e Game Designer/Sócio-Fundador do estúdio Céu Games por 6 anos. Atualmente, é professor de jogos digitais e escritor.

Send this to a friend