Estudos Gamers: Game Design Canvas

Game Design CanvasFazer um Game Design, principalmente um conceito de jogo, pode ser um processo complicado e que exige uma forma de registro um pouco tradicional, certo?

Não é o que esse projeto quer nos mostrar.

O Game Design Canvas traz uma nova perspectiva para a definição de ideias de games.

Vamos conhecer um pouco dessa nova abordagem.

 

Game Design Canvas PlanilhaO Game Design Canvas segue os mesmos princípios do Business Model Canvas, ferramenta que serve para criar modelos de negócio de forma rápida e mais prazerosa. Você tem, em apenas uma folha, os itens que serão necessários definir do seu game como plataforma, conceito, jogabilidade, fluxo do jogo e outros.

Com post-its, você vai inserindo cada item em sua seção respectiva. Por exemplo, plataforma será console. Vai um post-it escrito “console” e assim segue.

As proximidades de cada seção indicam as relações entre elas, afinal o game é um sistema, ou seja, elementos interrelacionados visando um objetivo em comum.

O criador dessa adaptação ao método para o Game Design é o Thiago Carvalho de Sousa.

Logo terá um livro detalhando mais sobre o método, mas no site você encontra as planilhas para baixar e já ir usando.

Acesse: Game Design Canvas

 

Fabiano Naspolini de Oliveira

Fabiano Naspolini de Oliveira

Fabiano Naspolini de Oliveira (Editor-Chefe) – Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Pós-Graduado em Docência para Educação Profissional, MBA em Game Design e Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação. Foi redator do portal Nintendo Blast, professor de cursos técnicos e Game Designer/Sócio-Fundador do estúdio Céu Games por 6 anos. Atualmente, é professor de jogos digitais e escritor.

Send this to a friend