Estudos Gamers: Livro Gratuito sobre Jogos Locativos

Hoje trouxemos um livro que fala sobre jogos locativos e que pode contribuir com você.

Vamos dar uma olhada.

Jogos Locativos

O livro está em formato e-book e foi escrito por Luiz Adolfo Andrade, professor e designer de jogos da Universidade do Estado da Bahia.

Seu conteúdo trata sobre jogos locativos, ou seja, sobre como utilizar a geolocalização para integrar os espaços reais aos jogos. Há histórico sobre o assunto, os itens que caracterizam tal recurso, casos de aplicação, controvérsias e outras informações detalhadas.

O próprio autor no livro traz esse conceito:

“Os jogos locativos incorporam funções das mídias locativas às suas configurações, utilizando tecnologias e serviços baseados em localização, também chamados respectivamente de Location-Based Technologies (LBT) e LocationBased Services (LBS) como recurso para criação de puzzles, desenvolvimento de mecânicas de jogo, narrativa etc. Um meio de comunicação pode ser considerado locativo quando possui a qualidade de agregar conteúdo informacional à determinada localização. Neste caso, em vias de regra, a emissão e recepção das mensagens devem ocorrer sempre em nível local, disponibilizando serviços de acordo com a posição do usuário”.

Muito organizado, bonito e com boas referências, o livro está gratuito e você pode baixar facilmente. Para isso, basta ir até o Repositório Institucional da Bahia pelo link: Jogos Locativos. Faça o download e pronto.

Com a especificidade no tema por parte do autor, é interessante explorá-lo para saber a importância, por que aplicá-los nos jogos e observar exemplos que deram certo.

Boa leitura e bons estudos!

Fonte da Informação: Drops de Jogos – Ebook gratuito Jogos Locativos explica processos de criação de games com geolocalização.

Fabiano Naspolini de Oliveira

Fabiano Naspolini de Oliveira (Editor-Chefe) – Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Pós-Graduado em Docência para Educação Profissional, MBA em Game Design e Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação. Foi redator do portal Nintendo Blast, professor de cursos técnicos e Game Designer/Sócio-Fundador do estúdio Céu Games por 6 anos. Atualmente, é professor de jogos digitais e escritor.

Send this to a friend